O S C pag 7

77 1 0
                                    

Estava mais do que claro que naquela ocasião o instinto de proteção do entusiasmado pai não decepcionaria e ele não cometeria os desleixos de acochar seu passariam , ou de derrubar o seu vento , muito menos ainda de por em risco aquela moleira aberta já que em sua cabeça de moleira fechada se passava todos os sacrifícios e esforços para gerar o filho , a promessa que lhe custou mais da metade da sua colheita daquele ano duro , as nojentas gemadas que a mulher lhe fazia tomar todos os dias , as horríveis garrafadas da dona Do Carmo , de toda a dedicação da esposa que ficava por horas de pernas abertas e para o auto depois do ato sexual por recomendação da velha parteira experiente e conhecedora das mais esquisitas artimanhas para se emprenhar , das dezenas de garrafas de vinho morno que dona Alzira tomara para segurar o menino hábito comum entre as gestantes não boas parideiras do sertão , da maldita banha de porco e da tamanha má vontade da mulher em receber sua santa mãezinha que antes insultada agora mais todos os domingos como era de costume e permiti-lhe que passasse a dita banha em sua barriga intumescida que vinha com o argumento e com a certeza de que haveria de ser menino e com o pretexto de que a aplicação lhes renderia um meninão forte e macho que nem um preá e ainda concluía se valendo do filho e o tendo como exemplo , sem contar as chacotas do povo que eram comum ao se levar em conta um casal daquele naipe pois dona Alzira já havia pulado os quarenta e seu Chagas alcançado os cinqüenta porém jamais desistirá do sonho de ter um filho e agora o via realizado em seus braços e que todo o sacrifício valerá apena e que todo o esforço da mulher não fora em vão . "Eita que danada de caprichosa era aquela mulher " .
Antes que eu me esqueça , essa expressão (macho que nem um preá ) é outra peculiaridade do linguajar do sertão nordestino que insinua que um macho é avantajado e viril .
Mas foi justamente naquele momento em que mais uma vez a imagem da mulher se passará pela sua cabeça que seu Chagas depois de um mungango digno de acochar passarim , de derrubar vento de menino e de lascar moleira o que resultou num grunhido súbito e passageiro do menino alertou :
-- A Alzira!
-- Oi o menino ... ! -- Berraram em uníssono as duas mulheres com o susto .

O Santo CaipiraOnde histórias criam vida. Descubra agora