E se desgracença vem a cavalo, dona Alzira veio foi com as próprias pernas e quando menos se esperava viu-se posta de pé, ofegante e toda escambichada ao umbral da porta a figura da mulher miúda de vestes simples aspecto franzino não por questão de estética e sim por aparente sofrimento , cabelos longos e flavescentes porém mal tratados que ironicamente harmonizava com seu rosto afogueado e seus olhos claros e fundos de pele extremamente pálida não devido ao seu atual estado e momento delicado mas sim por natureza.
Naquele momento a exclamativa fora unânime porém por partes :
-- Muié!
-- Dona Alzira!
-- Comadre!
Vendo a inusitada imagem da esposa que agora novamente aflita e quem dirá quem a viu mais debilitada seu Chagas que inevitavelmente recupera-se com o susto do transe momentânea corre em em seu auxílio e a agarra com seus braços a ofegando saudoso contra seu peito e lá a deixa enquanto a mesma depois de curtíssima prévia recupera o folego e parecendo não perceber que o filho está ali na sua frente usa então o que lhe restará de suas forças para agarrar-se a gola do marido e dizer. Foi meu Santim que me trouxe até aqui Chagas, foi meu santim . E em seguida desmaia.
E dessa vez unânime também foi a iscramativa :
-- Deus é pai!
* * *
É... Foi desse mesmo jeitim, e na pequenina Toró dos Santos que não partiram e quem dirá por intermédio de uma promessa feita a algum santo qualquer arremediador daquele tipo de causa feita por dona Alzira que não conseguia emprenhar, por consentimento de seu Chagas que sonhava em ser pai e por enxerimento de dona Nenen mãe do patriarca e sogra da matriarca daquela família desarrumada que mantinha abtos esquisitos como o de acreditar no poder de sua banha de porco que viera ao mundo e ao sertão o caipira que bem antes de se tornar a figura mais ilustre como antes fora dito daquele lugar que também então fora descrito já havia ganhado a desditosa fama de pungas, certamente por insolvencia ou por indolência ou ainda mais por suas velhaqueases.
Filho único pois assim permaneceu, e como se diz ou se dizia lá pra quelas bandas, nasceu na marra e foi criado em um ambiente estável porém acolhedor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Santo Caipira
HumorSe divirta com todas as atrapalhadas e malandragem de um caipira do interior do Ceará , com sua cidade de nome estranhíssimo , de hábitos extremamente excêntricos e com todos seus personagens pra lá de engraçados . E se o destino lhe pregou uma pe...