#ANDRE
MEDICO: André, como se sente? - diz assim que chega perto de mim.
EU: Melhor! - dou um sorriso fraco.
MEDICO: Acha que podemos ter uma conversa séria de homem para homem? - puxa uma cadeira e senta-se ao meu lado.
EU: Claro! - ajeito-me na cama.
MEDICO: Você gosta da sua vida atlética?
EU: Claro. Para mim o futebol é vida!
MÉDICO: Não era bem ao futebol que eu queria chegar. Gosta do seu físico e dos exercícios que faz para ter o seu corpo bem cuidado?
EU: Claro que sim…porque pergunta?
MEDICO: Diga-me você. Se tem tudo o que quer e uma vida saudável, porque andou a tomar calmantes fortíssimos?
E pronto. É agora…
MEDICO: Passa se alguma coisa que eu deva saber?
EU: …são apenas problemas pessoais! - digo a olhar para o lado oposto do médico para ele não me ver chorar.
MÉDICO: Eu respeito isso mas como deve saber eu vou ter de enviar um relatório à sua equipa!
EU: Não faça isso! - encaro-o com os olhos todos vermelhos. - Eles precisam de mim e eu deles!
MÉDICO: Exato. Eles precisam de si bem e não a tomar calmantes. Você sabe o que lhe podia ter acontecido? - nego com a cabeça. - Você podia ter tido um enfarte ou um AVC aos 22 anos!
As lágrimas escorriam pela minha face abaixo.
#ANA
Estava a arrumar umas compras na cozinha quando ouço o meu telemóvel a tocar.
EU: Amor podes trazer? - digo alto para o Felipe que estava na sala.
FELIPE: Aqui tens! - deposita um beijo na minha testa.
Atendo a chamada sem olhar para o ecrã.
EU: Estou sim?
AFONSO: Ana?
EU: Afonso? Que se passa? Que voz é essa?
AFONSO: Ana, nós precisamos de ti!
EU: Mas o que aconteceu?
AFONSO: O André …
EU: Diz de uma vez por todas! - digo já enervada.
AFONSO: Ele está no hospital. Vem cá por favor! - implora.
EU: Tudo bem. Em cinco minutos chego aí!
Desligo o telemóvel e vou até à sala para pegar na minha mala.
FELIPE: Que se passa?
EU: O André está no hospital. O Afonso implorou para eu lá ir. Tenho de ir ver o que se passa
FELIPE: Queres que vá contigo?
EU: Não é preciso amor. Podes só ficar com o Simão um bocado?
FELIPE: Claro que sim. Alguma coisa liga-me logo!
EU: Igualmente!
Beijo o Felipe e o Simão e saio de casa. Conduzo o mais rápido possível até ao hospital. Assim que entro sou logo abraçada pelo Afonso.
EU: Que aconteceu?
AFONSO: O André…ele está tão mal!
EU: Onde está ele?
AFONSO: Ainda não saiu. Acho que o médico ainda quer falar connosco!
Passado uns minutos o André chega acompanhado pelo médico.
MEDICO: Preciso de falar com um representante do André!
Nem o Afonso nem o Otávio se mexiam.
EU: Tudo bem. Pode falar comigo!
MEDICO: Acompanhe me por favor!
Sigo o médico até ao seu consultório. Sento-me na cadeira à frente da sua secretária.
MÉDICO: Qual a sua relação com o André?
EU: Sou ex mulher e mãe do filho dele!
MEDICO: Conhece bem o André a nível pessoal?
EU: Bem…quer dizer...penso que sim. Namorámos muito tempo e estivemos casados 3 anos por isso sim, conheço-o bem!
MEDICO: Alguma vez o André tomou calmantes?
EU: Não. Que eu saiba não. Aliás, acho que nem convém que ele tome isso!
MEDICO: Exatamente. O André hoje esteve mal. Cheio de dores no peito e com dificuldade na respiração. As análises acusaram uma quantidade excessiva de calmantes!
EU: O André? Ele não é de fazer dessas coisas. Ele adora deporto e isso só o ia condicionar!
MÉDICO: Ainda bem que sabe isso. Acho que devia falar com ele e chamar-lhe a atenção. Ele disse me que tomava isso devido a problemas pessoais!
EU: Eu sei quais são os problemas dele…
MÉDICO: Por favor fale com ele. Ele tem apenas 22 anos. Ele podia não estar já cá para contar a história!
Engulo em seco. Não sabia mesmo o que dizer em relação a isto tudo...
EU: Eu falo com ele!
Despeço-me do médico e saio do seu consultório. Assim que saio tinha os olhares do André e do Afonso em mim. O Otávio já se havia ido embora.
EU: Temos de falar André!