"nosso mundo, nosso carrossel..."

1.8K 175 173
                                    

 As coisas mudaram entre eu e Manoela depois que ela não deixou Timão fugir. Ela sorria para mim e acenava quando me via, que era raro demais, eu admito. Mas, acho que esse dia merece ser contado. Quarta feira. Era cerca de 15h da tarde quando vimos o carro da mãe dela chegar. Ela desceu, usava um uniforme branco com um brasão bordado. Ela tinha uma mochila nas costas, tinha acabado de chegar da aula. Olhou para gente e depois pro chão. Deu um sorrisinho e entrou em casa correndo. Nos entreolhamos sem entender o que havia acontecido. Minutos depois, ela voltou, usava tênis, uma legging e uma camiseta larga que tinha um estampa de um dinossauro destruindo uma cidade escrito "Dinozilla". Ela falou algo com a mãe e se aproximou da gente. O dia estava nublado, mas os olhos dela estavam pequenos como se não estivesse acostumada com luminosidade.

— Ela tá realmente vindo pra cá? — Ana perguntou.

— Tá. — Gabriel respondeu. — A gente devia correr?

— Ela é legal, tá? — Cruzei meus braços.

— Oi. — Ela disse, meio baixinho e tímido. — Eu posso brincar com vocês?

— Pode! — Eu respondi. Gabriel me olhou, como se estivesse em alerta.

— Estamos apostando corrida. — Daph contou. Tinha um papel na mão onde anotava. — Primeiro vai a Gi e o Bruninho, pra ver quem ganha. Daí vai Gabriel e Ana, e você e a Isa. Eu vou ficar de juíza. — Ela balançou o apito. — Qual é seu nome?

— É Manoela, mas pode por só Manu. — Ela disse, olhando o papel com o esquema.

Eu e Bruninho nos arrumamos para começar. Seria uma quadra. Gabriel estava na outra ponta esperando para tocarmos na mão dele e ele dizer quem ganhou. Ana deu a largada assim que Daph apitou. Eu ganhei. Bruninho foi onde estava Gabriel pra marcar o fim da corrida e eu agora era quem marcava o início. Como sempre, Gabriel venceu. Era sempre assim, ele sempre vencia as corridas e mesmo assim nós insistimos e refazer as disputas. Isa e Manu agora. A Isa normalmente perdia apenas para Ana e para o Gabe, mas Manoela ganhou. Ganhou com uma vantagem incrível.

— Ela ganhou. — Ana falou.

— É. — Gabriel falou, emburrado.

A próxima rodada fui eu contra a Isa. Então, ela venceu. Daph continuava riscando a folha de papel.

— Agora é Isa contra o Gabriel e depois Ana contra Manu. — Ela disse.

Acho que algumas coisas precisam ser ressaltadas aqui: Gabriel era extremamente competitivo e nunca perdia em nenhum dos jogos. Então ele estava tranquilo, mesmo quando Manu venceu Ana. Ela nem sequer estava ofegante. Mantinha o ritmo e nem pediu para beber água. Isa se sentou ofegante depois de

perder e Gabe e Manoela se posicionaram para disputar a final. Ele estava confiante, ela tinha um sorrisinho de canto.

Eu queria conseguir pôr em palavras a cara de espanto do Gabriel quando ela ultrapassou ele antes da metade do caminho e ganhou quando ele passou a metade. Ele nem terminou a corrida. Parou e ficou ofegante encarando ela, que agora estava com a respiração mais acelerada e sorrindo. Daphne a encarou e disse:

— Você ganhou, a gente vai te pagar um picolé. É o prêmio.

Manu tinha o rosto avermelhado, pelo esforço físico. Levantei da calçada e fui correr até perto dela, porém, tropecei e caí de joelho no chão. Quando olhei para cima, Daph se aproximava. Manu havia sumido.

— Gigi, você tá bem? — Bozaski perguntou, enquanto eu me sentava no asfalto. O meu joelho estava ralado e começava a sair sangue. — Eu vou chamar sua mãe!

KairósOnde histórias criam vida. Descubra agora