Capítulo 26

2 0 0
                                    


— Ainda está aí? — pergunto a Ezra pelo telefone. — Acabei de ler a matéria no jornal. É bem grande.

— Eu notei, pelo tempo que você demorou a voltar.

— O que você acha?

— Bem, o que você disse na entrevista não é novidade, principalmente para as pessoas do meio. Mas você sabe como é o público da internet, não? Eles adoram uma polêmica, não importa qual. Você apenas revelou o que ninguém tem coragem de declarar em frente às câmeras, mas isso já é o suficiente para a mídia ajudar a criar caso. Devo acrescentar que o clima de disputa entre Mendes e você também favoreceu um pouco.

— Eu não criei clima algum.

— O seu comentário sobre o roteiro criou. Ele quis provar que não havia um script, e, claro, aproveitou para humilhar você. Mas não se preocupe, Mendes sempre desprezou astros da música porque nunca conseguiu fazer turnês tão lucrativas com o seu stand up, então não leve para o lado pessoal.

— O que mais falaram na internet?

— A maioria dos artigos mantém o clima polêmico. A opinião do público está dividida; alguns aplaudem você como uma espécie de roqueiro sincero remanescente, que fala apenas a verdade e não se importa com o que os outros pensam. Isso é ótimo, já que passa uma imagem de autenticidade. Outros, entretanto, estão apontando você como uma subcelebridade desesperada para chamar a atenção e que dá declarações polêmicas para virar manchete de jornal, o que não é tão bom...

— E agora?

— E-mails estão chegando à minha caixa postal. A maioria solicita informações sobre o disco e agendamento de entrevistas.

— Ótimo! Eles estão ficando interessados. Agende todas as entrevistas que puder, mas sem parecer desesperado.

A chamada termina e ligo a cafeteira. Minha mente viaja rapidamente, tenho muita informação para processar de uma vez só e nunca fui bom nisso. Um pouco de cafeína deve ajudar. Quando levo a jarra até a mesa, tomo um susto: há alguém sentado na outra ponta.

— O meu sem açúcar, por favor — pede o Diabo. — Cortei da minha dieta, faz mal para as artérias.

— Você faz dieta?

— Claro que não, imbecil. Estou apenas gozando os humanos. Só vocês precisam disso.

Ele ri alto da própria piada.

— Qual é, foi engraçado — ele insiste. — Vocês têm umas manias estranhas; estão sempre descobrindo informações novas sobre alimentos que existem há milênios. Eu acho isso bem divertido, para falar a verdade. Enfim, o que manda? Quais são as boas novas?

— Não sei, foi você quem resolveu aparecer desta vez.

— Tenho que acompanhar as coisas, sabe? Ver como tudo está andando.

— Tem essa entrevista que dei ontem, mas você certamente já sabe sobre ela.

— Sim, e também já ouvi a conversa com o seu empresário. Não falei que ele era bom?

— Ele está fazendo o trabalho dele.

— Agora é a hora, lance sua música!

— Por quê?

— A polêmica. Seu nome está na mídia. Se tiver oportunidade de dar mais entrevistas e causar mais controvérsia, não pense duas vezes. Sempre ajuda. Lance seu single agora, ou as pessoas vão começar a esquecê-lo outra vez.

— Acabamos de finalizar as gravações.

— Escolha uma boa música que esteja bem acabada e lance. Não perca tempo! Ele é fundamental nesse meio.

O Capeta toma o café em um gole, coloca a xícara suja na pia e some em um piscar de olhos.

Pego o telefone outra vez.

— O que foi agora? — pergunta Ezra.

— Precisamos lançar a música logo.

— Qual é o problema?

— É melhor não esperar mais. Marque uma data com a gravadora, faça a capa, divulgue para a imprensa.

— Você fala como se tivesse um pressentimento, ou algo assim...

— Não sei se é a palavra certa. Podemos dizer que eu tenho um anjo da guarda conselheiro, ele me dá sugestões quando preciso.

— Ah, Deus. Detesto quando vocês, artistas, querem flertar com a espiritualidade. Daqui a pouco você entra para o Cabala, como a Madonna, ou decide visitar gurus na Índia e virar hippie, igual aos Beatles...

— Eu poderia largar o rock para cantar música gospel, como o Elvis. Pense bem.

Ezra desliga o telefone em seguida, antes que eu tenha tempo de discutir aquela possiblidade.

Do Jeito que o Diabo GostaOnde histórias criam vida. Descubra agora