V - Considerações

530 82 32
                                    

-Você já foi no Porão? - sua mãe perguntou uma semana antes do início do ano letivo.

Ela fora diretamente para o chuveiro depois do trabalho e agora estava no sofá, com o cabelo espremido, mas ainda pingando nos ombros encharcados usando uma camiseta do Led Zeppelin, um cigarro queimando entre os dedos. Seus olhos não desviaram da televisão quando fez a pergunta.

- Não.

Ela havia lhe dado algum dinheiro de suas economias na semana passada. Não foi muito, mas ele sabia que não era culpa dela. Ela trabalhava duro por eles e havia muitos gastos e não sobrava muito no final. Cody tentava de vez em quando encontrar trabalho, mas não havia muito o que fazer, especialmente desde o fim do boom do petróleo.

Como havia pouco trabalho e muitos desempregados, a maioria dos empregos era destinada a adultos, muitos deles saindo do ensino médio com alguns filhos. Os poucos espaços deixados para os adolescentes geralmente iam para amigos ou familiares e Cody não era nem um nem outro.

Às vezes, havia trabalho sazonal, como cortar grama, repintar casas e limpar a neve, mas eles nunca duravam muito, além dos poucos dólares que forneciam. Ele sabia que ela deu a ele o que tinha. Ele gostaria de ter mais, mas pelo menos ela havia tentado e ele sabia que toda vez que ela lhe dava dinheiro, até mesmo alguns dólares, ela desistia de algo para ela.

Às vezes, eram apenas alguns drinques no bar, mas ela os merecia. Em Warren, todo entretenimento era bem-vindo. De sua parte, ele tinha um novo: Nathan. Toda vez, quando o deixava no final do dia, ele lhe perguntava se queria que eles se encontrassem no dia seguinte. Cada vez, seu coração estava fazendo essa pequena dança engraçada.

Ele estava tentando não ter ilusões demais, só duraria o verão, mas como sua mãe e suas cervejas, ele escolhera aproveitar cada pequena alegria enquanto podia. Quando estavam fartos de baralho, circulavam pela cidade de carro. Eles até pararam em uma loja para comprar uma fita com oito faixas a cinquenta centavos pelo simples prazer de testar o tocador do Mustang.

Ainda estava funcionando, e depois disso, Nathan parou em cada loja de segunda mão para procurar por mais. Cody não pôde deixar de notar todos esses gastos pensando que poderia fazer melhor uso deles, mas esse era o dinheiro de Nathan e tornava as tardes mais agradáveis. Eles finalmente tinham uma verdadeira coleção, do Kiss aos Bee Gees.

A trilha sonora dependia do gosto de Peter, o vendedor, mas era muito melhor do que a estação de Casper, a única do país que povoava a frequência de rádio. Sua mãe estava olhando para ele agora, esperando que ele esclarecesse seus pensamentos.

- Eu posso ir amanhã.

A verdade é que havia lojas muito melhores em Rock Springs, mas ele não tivera coragem de pedir a Nathan que o levasse até lá. Sua mãe voltou sua atenção para a TV, mas um minuto depois ela esmagou o cigarro e se levantou.

Quando ela passou por ele para à cozinha, sem dúvida procurando algo para comer, colocou alguns dólares dobrados sobre a mesa de café na frente dele. O coração de Cody parou. Ela abriu a geladeira sem dizer uma palavra e pegou uma cerveja antes de ficar ali, olhando para dentro, tomando uma bebida enquanto contemplava a falta de comida.

Cody umedeceu os lábios enquanto lutava internamente. Deixar o dinheiro lá não mudaria o que havia acontecido. Ele pegou e desfez o pacote com as mãos trêmulas. Havia mais do que sua mãe deveria ter feito enquanto servia mesas. Ele fechou os olhos tentando se concentrar. Tentando encontrar aquele lugar pacífico dentro de si mesmo, onde não sentia nada.

Ele se arrependeu de ter feito uma queixa sobre isso e de ter apontado que suas roupas não lhe serviam mais. Mas já era tarde demais agora. O dinheiro parecia sujo para ele. Ele teve a impressão de ser capaz de ver a contaminação em sua carne se espalhar pelo seu sangue até seu coração.

MarginalOnde histórias criam vida. Descubra agora