When my time comes around, lay me gently in a dark cold earth.
Hozier
***
Houve um silêncio pesado e todos nós paramos de comer. Mas isso não durou muito tempo. Éron arrastou a cadeira pesadamente quando se levantou de forma abrupta e a cena da noite anterior passou na minha mente como uma memória vaga.
— Se o senhor queria que eu fosse embora era só pedir. Eu iria. Não precisava chamá-la. — Éron disse rangendo os dentes como se estivesse se esforçando para não perder o controle.
Papai negou com rapidez.
— Philip, você não vai embora. E eu não a chamei. — meu pai foi firme. — Ela está vindo por que quer.
Éron riu descrente.
— Ela falará com qualquer um nesta cidade menos comigo. — Éron foi pertinente. — Eu não irei sequer olhá-la. Sr. Amadeus, o senhor sabe e me entende. Eu sei que entende. Eu não posso.
Eu não tirava os olhos de Éron e quase me compadeci de suas súplicas. Ele não queria ver a mãe de jeito nenhum, não por medo ou algo do gênero. Mas sim repulsa.
— Eu sinto muito, filho. — papai disse com linhas de tristeza no rosto, levantando-se devagar. — Eu não posso impedi-la de visitá-lo. Sim, a primeira intenção de Genevra era levá-lo de volta para Londres quando eu a comuniquei da sua melhora.
Ri por dentro. Éron não me parecia nada diferente. Papai levantou-se e começou a tirar seu prato da mesa, e antes que Éron questionasse, ele continuou.
— Mas eu disse que seria melhor se você ficasse. — papai virou-se para ele. — Você está certo, Philip. Eu entendo você, mas eu preciso que você fale com ela.
Éron estava em conflito.
— Sr. Amadeus, você é o melhor homem que eu conheço. E se eu pudesse fazer o que o senhor está me pedindo, eu faria. — ele disse, respirando fundo com exaustão. — Mas eu não posso ficar perto daquela mulher. Sinto muito decepcioná-lo.
Antes de sair da cozinha, Éron me lançou um olhar frio que me fez abaixar a cabeça. Virei para o meu pai e ele estava massageando as têmporas. A expressão dele era de completa insatisfação, definitivamente também não queria que Genevra viesse. Minha madrinha era, naquele momento, uma pessoa terrivelmente malquista na minha casa e eu me sentia culpada por gostar dela, as poucas lembranças que eu tinha eram agradáveis. Ela e minha mãe, poucas risadas, alguns brinquedos legais que ela me deu, alguns passeios que fizemos, nunca com Éron. Por que nunca com ele? Eu não conseguia entender.
— Lílian. — papai me chamou.
Eu me levantei da cadeira e o olhei.
— Quando sua madrinha chegar eu preciso que você seja muito educada com ela, e por favor, sem menções aos seus problemas com Philip. — ele disse. — Você pode fazer isso?
Assenti silenciosamente e comecei a limpar a mesa.
— Se Éron não quer vê-la por que apenas não pedimos pra ela não vir? Ela não é bem vinda nem pelo senhor, evidentemente. — sugeri enquanto começava a lavar a louça.
Papai riu.
— Eu queria que fosse simples assim, Lily. E talvez até seja. Mas o mundo de adultos não é assim, há situações que por mais que nós não toleremos por dentro, precisamos tolerar por fora. — papai era extremamente enigmático as vezes.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Treze Rosas Brancas
RomanceEste livro conta a história de um jovem a princípio problemático que, obrigado pela mãe que o negligencia, se muda para o interior da Inglaterra para morar com um bom homem que é pai da afilhada de sua mãe. E conta sobre uma garota amada e talentosa...