A manhã de sexta-feira foi extremamente agitada, tivemos que acordar às 4h da manhã para nos prepararmos já que ela casaria no palácio dos casamentos na zona central e não podíamos nos atrasar, considerando a distância que tínhamos que percorrer.
Maria estava uma pilha de nervos e não queria que nada desse errado, já tinha xingando a maquilhadora um milhão de vezes... E eu?? A própria calmaria em carne e osso... Não é meu casamento mesmo...
- essa sombra está escura demais!!__ Maria gritou pela milésima vez.__ - está ficar feio!__ falou com a voz trémula ameaçando chorar.
- maquilhagem não vai iluminar um rosto apagado por natureza, só um milagre!__ a maquilhadora resmungou me fazendo cair em gargalhadas.
- está a dizer que sou feia?!__ Maria rebateu irritada.
- de forma alguma... Pensei alto demais...__ respondeu arranjando seu cabelo.
- Ana?! Estás a rir o quê?! Nem estás pronta!__ ralhou e eu revirei os olhos... Mas antes que eu arranjasse uma resposta a maquilhadora se pronunciou...
- ela vai ficar por último porque tem um rosto que me facilita o trabalho...__ respondeu entre dentes arrancando outra gargalhada minha.
- que seja!__ resmungou irritada...
E o restante da manhã decorreu assim, cheio de alfinetadas e discussões descabidas... Com o raiar do sol o dia foi aquecendo e agora estamos dentro do carro enfrentando o tráfego caótico da capital (Maputo) e sentindo um calor sufocante... Até o ar condicionado não está ajudando muito...
Depois de 1h enfrentando os semáforos conseguimos chegar ao palácio.Agora sim meu nervosismo começou, comecei a transpirar frio, o coração ficou todo embolado, o estômago embrulhado até uma leve tontura ao ver Edgar vestido de noivo, lindo e com um sorriso enorme que costumava ser meu... Respirei fundo e entrei na sala encarando alguns olhares de pena e outros de deboche, não é segredo para ninguém que eu já fui namorada do Edgar...
Minha ex-sogra me olhava com o mesmo brilho de antes... Ela sempre foi muito gentil, amorosa e cuidadosa... Sorriu pra mim e eu sorri de volta.
Depois do sim eu me afastei e parei do lado de fora para respirar melhor...- eu sinto muito que você tenha passado por isso...__ Dona Alice ( mãe de Edgar) falou me surpreendendo por trás... Me virei e dei um abraço forte e por alguns segundos permite que minhas lágrimas rolassem...__- eu sinto muito por tudo isso, peço que você perdoe meu filho__ falou chorando...__- não sei o que deu nele, mas eu tenho tanta vergonha dessa atitude impensada dele... Mas não posso fazer nada... A vida é dele...__ disse se afastando e limpando o rosto.
- não precisa se desculpar... Eu já perdoei ele... Tudo isso vai passar... É só uma fase...__ afirmei dando um sorriso fraco e ela sorriu também...
- eu queria muito que você fosse minha nora... E não aquela tuwita* da Maria!__ dona Alice resmungou irritada e eu ri...
- pensa pelo lado positivo... Eu sou da família e vou te visitar sempre...__ falei sorrindo.
- mas não vai ser a mesma coisa... Você cozinha e trabalha melhor que aquela sarangane*!...__ disse olhando para os lados e rimos cúmplices.
Depois de algum tempo conversando fomos ao encontro dos recém casados para a sessão de fotos na praia e nos jardins espalhados pela cidade. Como é costume aqui no sul de Moçambique, fomos almoçar na casa da noiva e despedir a família dela, porque uma vez casada ela passa a pertencer a família do noivo.
Depois do almoço fomos para o hotel onde passaríamos a noite e as núpcias do casal.Na manhã seguinte os noivos fizeram suas necessidades e nos preparamos para festa no salão. Eles vestidos de noivos e eu de madrinha, com o padrinho Jaime ( primo de Edgar) fomos até ao salão de festas no bairro da Machava... Estava tudo muito organizado, os convidados já se encontravam lá e então a festa começou...
Dona Cristina e a Tânia ainda não estavam na festa, então me limitei em colocar meu melhor sorriso e assistir a felicidade deles... É bonito ver eles assim, dá gosto e me enche de alegria, mesmo que eu tenha sido magoada eu desejo que eles sejam felizes porque eu não posso negar que os amo... Como irmãos em Cristo, claramente, vou tratar de esquecer Edgar e seguir com a minha vida porque ele já o fez... Não há mais volta...- chegou a hora do discurso da madrinha...__ a mestre de cerimônia avisou e um nó enorme se formou em minha garganta, minha mente ficou em branco e meu corpo travou. O que eu vou dizer?! Pensei que fosse brincadeira da Maria...
- não precisa falar nada... Preparei o discurso e vou fazê-lo!__ Jaime avisou me deixando aliviada e Maria me deu um olhar mortal com um sorriso cínico como quem diz: Desta vez escapaste! .
Depois do discurso levantei-me sorrateiramente, precisava sair para apanhar ar...
Já fora do salão soltei todo ar que tinha nos pulmões e me permiti relaxar observando a mini cascata que tinha no jardim...
Caminhei até a zona das casa de banho e as femininas estavam trancadas... Decidi ir até ao banheiro masculino... Espreitei e não parecia ter ninguém, então rapidamente entrei em uma das cabines e me aliviei... Saí da cabine baixando o vestido e dei de cara com um homem distinto, bonito, alto, forte e com um olhar insuportável, era tão intenso e chocante de tal maneira que não consegui suporta-lo por mais de 3 segundos... Passei a olhar para o chão totalmente envergonhada...
- esse banheiro é masculino...__ ecoou sua voz grave pelo ambiente e eu me contraí mais...
- desculpa... Eu estava apertada... E o banheiro feminino está trancado....__ respondi com o olhar fixo no chão.
- está bem! Agora podes sair, preciso mijar!__ falou parecendo irritado e não perdi tempo em sair daquele lugar que parecia ter encolhido... Estava toda arrepiada, com o coração a mil e bem confusa... Meus pensamentos estavam presos no olhar daquele homem... Era intrigante e indecifrável... Era como um mistério para mim...
•••
Tuwita - pessoa que não goza das suas capacidades mentais devidamente; maluca; louca; que age sem pensar...
Sarangane- pessoa que não mede esforços para prejudicar o outro; Bandido; Salafrário; Vagabundo; Pessoa má.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Por 3 Segundos
RomanceO olhar é intrigante, é revelador, é belo e aterrorizante... Um olhar pode desencadear mil e uma emoções e sentimentos,mas os que mais importam são sempre os melhores sentimentos. Ana Seixas tem 22 anos é secretária doméstica e passou a maior parte...