O casamento finalmente acabou e retomei a minha rotina, não é grande coisa, é só acordar bem cedo fazer o pequeno almoço, limpar os quartos e fazer o almoço e jantar... Em alguns momentos livres pesquiso sobre novas receitas e tento reproduzi-las para aperfeiçoar o meu tempero...
As manhãs geralmente são quentes e muito animadas... Mas hoje, sexta-feira, o dia amanheceu meio assombrado, as nuvens cobrem o céu, uma brisa ligeiramente fria me fez procurar uma camisola...
Com tudo programado e listado, peguei em meu celular, fones, um cesto e moedas para chapa¹. Hoje vou fazer um prato típico de Moçambique, Matapa² e como dona Cristina não abre mão dos mariscos, tive que ir ao mercado do peixe. Fiz minhas compras e optei por uma lagosta que me saiu cara! Tudo bem que o dinheiro não é meu, mas o preço me pareceu absurdo!
De volta para casa, fui directo para cozinha para arrumar o material que precisaria, feito isso , organizei a minha playlist e comecei a cozinhar...
É na cozinha onde eu me sinto livre, dou vida a minha imaginação, faço tudo com muito amor e dedicação... A alimentação é essencial, é o que faz a vida. Sou da opinião que a alimentação é responsável pelo humor, se você comeu algo delicioso, seu dia será maravilhoso, e se você comeu algo desgostoso, seu dia será desastroso... Temos que nos alimentar em todos os sentidos, tanto fisicamente, como espiritualmente...
Com a música sul africana "isiphitiphiti" reproduzindo e me animando, dei continuidade a minha tarefa, cantava e dançava animada, o cheiro da comida estava maravilhoso e meu estômago deu sinal de vida, me fazendo sentir orgulhosa da minha comida!
Minha sexta-feira podia ser calma, alegre, perfeita! Mas não, uma espécie de maldição parecia me seguir!Eu estava feliz, numa boa dançando, quando de repente ouço o som de palmas ecoar pela cozinha, viro meu corpo e vejo ninguém mais, ninguém menos do que Elton!
- tu aqui?!__ perguntei incrédula, sem pensar...
- surpresa?! Oras, aqui é a minha casa Aninha!__ tive grande vontade de vomitar ao escutar um apelido tão bonito e fofo naquela voz dele enjoativa.
Deixe-me apresentar Elton Macamo, de 34 anos, filho mais velho da dona Cristina, solteiro, shoffista³ e massopene⁴ assumido!
Elton não era uma pessoa favorita para mim, sequer gosto dele, na verdade não tenho nem afeição por ele... No mínimo o respeito que o devo como empregada!
O motivo de tudo isso é o facto de ele ser um devasso! Era ele o motivo das inúmeras empregadas demitidas naquela casa, o jovem era um grande rabo de saia!
Eu escapei das garras dele por dois motivos:
1º.
Ele não me atraía nada! Não que ele seja feio, mas seu comportamento deixa a desejar, sem falar do carácter dele! Já fui assediada por ele um trilhão de vezes, mas dá última vez quase o deixei "infértil".2º. Com a morte do pai dele, ele teve que viajar e assumir o negócio no Norte do país, me deixando em paz!
- seja bem-vindo...__ dei um meio sorriso e ele se aproximou.
- obrigado! Agora teremos muito tempo para terminar os nossos "assuntos" inacabados...__ anunciou cheirando meu pescoço e o afastei rapidamente.
- não esqueça que os nossos "assuntos" podem te deixar incapaz de fazer filhos... Eu não vou tolerar abusos!!__ declarei irritada e ele riu-se.
- não se esqueça que eu sou o Seu patrão! EU sou o HOMEM da casa e posso tudo!__ falou cheio de si.
- sim, não neguei, pode até ser meu patrão, dono da casa e tudo mais, mas não é meu dono e não tem direito algum de tocar em mim! Eu não sou sua mulher, conheço os meus direitos, e se me atacar novamente, terá que procurar alguém que aceite cozinhar e trabalhar sob o mesmo teto que o seu!__ falei irritada...__- por favor, retire-se! Preciso cozinhar em paz!
- eu não vou sair, a casa é minha!__ gritou como se eu fosse surda.
- então fica aí, só não ouse encostar esses dedos imundos em mim...__ suspirei me posicionando em frente ao fogão...
- soube que Edgar casou-se... Estranhei que não foi contigo... Acho que ele cansou-se de ti... Ninguém assume empregas domésticas... São fadadas ao fracasso...__ começou a rir como se tivesse dito a piada do século...__- você vai morrer sozinha por negar homens como eu! Bonitos, elegantes e ricos... Empregada hoje, amanhã e sempre!__ disse terminando seu discurso.
- sabes, eu gosto do que faço, e não me importo de não ter nenhum homem comigo, principalmente se o tal homem for como você... Poupe-me do seu veneno...__ suspirei e então desliguei o fogão, quando me ia afastar ele segura meu braço.
- você vai ser minha!__ declarou convencido.
- Elton! Já chegaste com tuas confusões! Deixa a Ana em paz! Não tens vergonha?! Homem grande assim?__ Tânia gritou entrando na cozinha e afastou Elton.
- Tânia! Eu sei o que faço!__ gritou irritado.
- ahhh sabes?! Sugiro que penses mil vezes antes de atacar a Ana, ou vais te ver comigo, com a mamã e ainda arranjo um advogado para defende-la de ti!__ rebateu furiosa.
- assim viraste a defensora dos fracos e oprimidos?! Poupe-me...__ disse sorrindo sarcástico.
- vai lá atrás das tuas marandzas⁵ e deixa a Ana em paz! Senão eu cumpro com tudo que prometi... E não te vou poupar por ser meu irmão!__ ameaçou calmamente...
- Tânia vai a MERDA ouviste nem?! Vai a MERDA!__ Gritou possesso...
- não é possível... Já chegaste com tua confusão Elton! Custa vir em paz?__ Dona Cristina apareceu do nada... Com certeza escutou a gritaria toda.
- mamã... Até você??! Ninguém gosta de mim aqui em casa...__ fingiu indignação e saiu da cozinha...
- pronto... Vai começar o drama... Mamã você mimou muito esse teu filho...__ Tânia reclamou ao ver que sua mãe ia atrás do Elton...
- filho espera, não é bem assim...__ dona Cristina gritou perseguido o filho.
- estás bem?__ Tânia perguntou sorrindo e eu assenti.
- estou bem, obrigada por me defender... Teu irmão é um caso!__ declarei cansada.
- epha... Aquele não tem solução, mas eu estou aqui para te proteger... Já sabes, qualquer coisa é só me avisar! Não deixe que ele te abuse!__ disse me abraçando e eu assenti correspondendo ao abraço...
Não são todos os dias que alguém defende uma empregada... Em outros casos eu já teria sido expulsa e violentada! Infelizmente o assédio é algo muito vívido pelas empregadas e empregados.
- mas para todo caso, acho melhor eu passar a cozinhar na despensa para evitar encontros indesejados...__ falei calma e ela assentiu...
O almoço foi servido por uma das faxineiras e eu decidi manter distância da cozinha e me esconder o máximo possível do predador...
Não quero dar motivos para novas discussões e futuras agressões, depois de tudo lavei a louça e combinei com a faxineira que ela passaria a servir as refeições, enquanto eu fazia seus trabalhos porque ela não corria risco de ser atacada já que tem meia idade e não faz o tipo do Elton.•••
1. Chapa - auto carro, transporte público, van.
2. Matapa - prato preparado com base na folha de mandioca.
3. Shoffista - pessoas exibicionista, que gosta de ostentar.
4. Massopene - bêbado.
5. Marandza - mulher interesseira, que só se preocupa com dinheiro e bens.
Diga não ao assédio!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Por 3 Segundos
RomanceO olhar é intrigante, é revelador, é belo e aterrorizante... Um olhar pode desencadear mil e uma emoções e sentimentos,mas os que mais importam são sempre os melhores sentimentos. Ana Seixas tem 22 anos é secretária doméstica e passou a maior parte...