— Para onde vamos, senhorita? — Jin pergunta assim que entra no carro e coloca seus óculos escuros.Depois de uma semana analisando e estudando alguns guias de viagem, decidi começar por pontos turísticos menos conhecidos e deixar os clássicos para o final, então fingindo pensar um pouco, digo:
— Hoje vamos para 59 Rivoli e depois para o Canal Saint-Martin. — Anuncio, pegando minha câmera e dando clique para registrar as imagens enquanto o carro se move.
Depois de uma viagem de quase dez minutos desde que saímos no hotel, finalmente chegamos a Rua Rivoli, um verdadeiro centro de arte contemporânea. Saio do carro com um exagerado entusiasmo, fazendo Jin entrar em alerta e se apressar para me seguir.
Ando pela rua pouco movimentada fazendo alguns cliques com a câmera para analisar mais tarde, com certeza serão importantes para a elaboração inicial do projeto.
O gigante Jin me segue em silêncio pela maior parte do caminho, mas entra em ação quando ameaço a me aproximar de um prédio pichado e com ornamentos pendurados nas sacadas.
— Senhorita, acho que não é seguro. — Ele toca meu ombro, analisando o prédio.
— Olhe só todas essas pichações feitas por vândalos!— Jin, isso é arte! - Acabo rindo, mas tento explicar quando vejo que ainda não o convenci. — Esse prédio foi abandonado a mais de dez anos e foi invadido por artistas que o transformaram em um ateliê de arte. O governo comprou e tornou um lugar em um centro cultural. É seguro!
Meio receoso, ele solta o meu ombro e me deixa entrar.
Tiro algumas fotos da parte interior das paredes do prédio, cobertas com grafites de cores vibrantes e traços confusos. Faço algumas anotações em meu IPad para mais tarde e volto para entrada, encontrando Jin de braços cruzados.
— Um café não seria uma boa? Preciso checar essas fotos.
— Como quiser, senhorita.
— Me chame apenas de Lalisa, por favor. — Peço com doçura, mas o homem apenas assente indiferente.
— Como quiser, Lalisa.
...
Paramos em um café próximo ao nosso segundo destino, Jin se recusa a pedir alguma coisa por um tempo, mas não resiste ao me ver comendo um croissaint e bebendo uma xícara de café. O homem não tenta falar comigo, mas desta vez fico agradecida, já que preciso me concentrar.
Depois de quase meia hora, saímos em direção ao Canal de Saint-Martin, um lugar autenticamente parisiense com estilo retrô. Não é tão movimentado pelo fato de não ter monumentos e atrações tão populares assim, mas é impossível não se sentir inebriado com a paisagem verde e pela beleza do canal atravessado apenas por uma ponte.
Sento-me em um banco e fico em silêncio. Observação é algo muito importante, independente da sua área de trabalho, isso de alguma forma amplia os horizontes tão óbvios diante dos nossos olhos.
Observação é chave para o florescer de ideias.
Por isso tento apenas me concentrar no ambiente a minha volta, ignorando meus pensamentos mais profundos para focar naquilo que realmente devo fazer. Vejo as lojinhas do outro lado da ponte, os sorrisos de crianças correndo pela rua ou de casais apaixonados, escuto a sinfonia dos músicos de bares e restaurantes e o barulho do vento balançando as folhas das árvores.
Isso de alguma forma faz com que minhas mãos comecem a trabalhar com a caneta na tela do iPad naturalmente e sem que eu tome realmente a consciência disso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝑺𝒆𝒏𝒉𝒐𝒓 𝑷𝒓𝒐𝒊𝒃𝒊𝒅𝒐 | 𝑳𝒐𝒏𝒈 𝑭𝒊𝒄
FanfictionLalisa se vê no auge da sua carreira como estilista. É uma mulher moderna e desinibida que não brinca com a vida, mas que acaba a levando a tomar caminhos contraditórios por conta do seu novo vício: O trabalho. Nada poderia mudar sua vidinha monóton...