CAPÍTULO XX

179 64 317
                                    

— Garoto, cadê seus pais? — perguntou a atendente da loja de conveniência.

Tinha de ficar na ponta dos pés para se apoiar sobre o balcão e vê-la melhor. O uniforme do posto manchado de gordura e os cabelos castanhos presos em um coque. Uma das sobrancelhas, há muito sem fazer, estava erguida para ele em suspeita.

— Lá fora. — Apontou para a porta de vidro pela qual podia ver o agito das pessoas passando pelo centro da cidade. — Meu pai tá me esperando no carro.

Era a mais deslavada mentira. Seu pai estava no Chile há quase um mês a negócios.

— Tem certeza disso? — seus olhos verdes ainda o olhavam com desconfiança.

— Uhum. — Estendeu novamente a nota de dez reais para a mulher, mas ela não aceitou. O menino queria apenas comprar um salgado, mas ela não parecia crer muito em sua história.

— Tu tem certeza que não tá perdido?

Estava bem vestido. Sua mãe sempre fazia questão de apresentá-lo impecável. Suéter verde sobre uma blusa social, bermudinha de algodão, sapato social com meias caneladas e mochilinha nas costas. Não era exatamente o tipo de roupa que se usa para ir a um parque de diversões, mas Patrícia Salton era empenhada em mostrar à sociedade como sua família era bela e exemplar.

Não parecia um garoto perdido. Não entendia o porquê de todo o interrogatório. Normalmente, os seres humanos pouco se importam em ver crianças perambulando sozinhas pelas ruas, mas aquela mulher parecia ser uma alma mais gentil que as demais.

— Wesley, por que está demorando tanto?

Ambos, atendente e criança, viraram-se para trás para ver quem passava pela porta da loja. Um jovem homem de cabelos dourados até demais entrava no recinto, nenhum dos dois entendeu o porquê dos óculos escuros em um dia cuja previsão do tempo era de neve, mas não questionaram. Andou tranquilamente até o garoto e pousou uma das mãos em seu ombro direito.

— Já comprou seu salgado? — perguntou, olhando para ele.

— Tu que é o pai desse piá? Tem idade pra isso?

O desconhecido riu. — Pois é, todo mundo pensa que eu sou mais novo do que realmente sou. Agradeço o elogio!

— Não foi um...

— Já deu o salgado pro meu filho?

A atendente olhou para o menino, esperando identificar algum pedido de socorro, mas ele apenas concordou com a cabeça. Não conhecia aquele homem ao lado dele, mas parecia estar ajudando. Então, disse:

— Vou querer aquela ali. — Apontou para a maior coxinha que viu disponível.

Relutantemente, a mulher entregou o salgado para o menino, que foi conduzido por seu novo amigo até uma das mesas de madeira do lado de fora da loja, ainda sob o olhar preocupado daquela senhora.

— Você parou de tocar — disse o jovem, enquanto observava o garoto devorar seu lanche. — Gosto de ouvir você tocar piano.

Não obteve nenhuma resposta. Então, prosseguiu.

— Você é bom, sabia? Conseguiu chamar minha atenção.

Tudo que recebeu foi um dar de ombros triste do menino. Seu olhar cabisbaixo estava focado apenas na comida gordurosa à sua frente. Sua mão direita manuseava o salgado de maneira estranha, quase não tocando.

— É por causa disso? — falou, pegando a mão do garoto. Os dedos estavam em posições estranhas e alguns ainda inchados levemente. — Posso consertar.

O Legado do Sol • Livro IOnde histórias criam vida. Descubra agora