21- FACULDADE EM ANGOLA?

24 1 0
                                    

Eu ainda acho que Angola não é um país para se fazer faculdade. Excepto aqueles casos em que o indivíduo ingressa para uma academia pós ensino médio(militar, policial, etc.)
ISTM por exemplo. Nem o ensino médio! Mas o medo de morrermos néscios/ignorantes/analfabetos/burros nos assola e soterra então nos submetemos a um modo de vida desumano para ter certificado, diploma de mérito..., enfim, papéis que dão uma certa credibilidade como pessoas estudadas, com conhecimento científico, e com técnicas. Sobretudo para aquelas pessoas que vivem nos subúrbios, em bairros sub desenvolvidos, onde não se dorme direito, para apanhar pelo menos táxi. Há motivos exacerbados que metem uma pessoa frustada quando tem de viver assim. Há mais probalidade para as pessoas que vivem nas zonas urbanizadas e o local dos seus recintos acadêmicos é perto de casa(embora seja relativo, porque talvez essas pessoas não têm noção de seus privilégios, algumas.)
Fazer universidade em Angola, ainda mais para pessoas pobres de verdade, aquelas que são esteios de família, aquelas que vivem em bairros e têm de deslocar-se para cidade, percorrendo milhares de distância, é mesmo só gastar dinheiro à toa.
Só o ensino médio, te mata com os fascículos, para quem estuda no privado, dinheiro da propina, o transporte, alimentação, folhas de prova, fazendo uma estatística disso tudo a pessoa fica louca... a pessoa fica atulhada, e frustrada!
A OMS conceitua "saúde" como um completo bem estar físico, social, financeiro, e até mental, portanto para a OMS ninguém na face da terra é saudável, pois ninguém está nesse estado que agrega um completo bem estar de saúde. Há quem tem dinheiro, mas tem problemas mentais, há quem tem saúde mental e não tem dinheiro. Imagina que se os ricos não são saudáveis e a pessoa que estuda distante de casa?
Não estou a querer imbuir ou desencorajar ninguém no que diz respeito à universidade, é só o que penso, e penso que esse pensamento é unânime e passa em muitas cabeças, quem está fazer a uni, que continue e dá mesmo no duro, seja mesmo afincado, o melhor da turma se possível, mas o meu pensamento é esse.
Teve aquele escândalo da subida dos preços nas universidades, e eu ainda acho que é aversão ao pobre, o nosso governo dificulta tanto as coisas para o ensino que parece mesmo que não quer ver o pobre crescer. Além do ensino ser esse deficiente, ainda há os estorvos, as barreiras, formas de manter o pobre de dinheiro, pobre de intelecto também, pobre de conhecimento, opressão de lucidez.
Você que tem teu ensino médio feito, e aparecer uma oportunidade de bazar estudar fora: BAZA! Sem olhar mesmo p'ra trás. Os mais patrícios, patriotas, vão mbora te entender. Muitas pessoas hábeis em muita coisa, morreram com suas habilidades por viverem num país que adormece dons. Acredito que muita gente sacrifica-se, dá no duro, parte a cabeça para ter credibilidade e não morrer burro para não ser enganado. Só... porque se não...

Ein Stück von mir, das auch ein Stück von dir istOnde histórias criam vida. Descubra agora