26- IRMÃO MAIS VELHO

2 1 0
                                    

Há coisas que só pude perceber depois de lograr uma certa maturidade e depois de estar consciente que: ser o irmão mais velho é uma responsabilidade afetiva, e tudo que eu fazer afeta ou fomenta de maneira positiva ou negativa, indirecta ou diretamente na vida dos meus putecos. E querendo ou não, as coisas devem partir de mim, desde a responsabilidade de manifestar afago, afeto, amor, sabedoria, e confiança. Quando você é um irmão mais velho e quase não fala com teus putecos, não auxilia em nada, só críticas e não és uma pessoa empática, eles vão ter a tendência de competir com você e aquilo que tu não ensinas em casa, eles aprenderão na rua, querendo ou não, e se haver irreverências a culpa será tua, pois você não peleja para que o respeito, consideração, apreço em casa reina. Ser irmão mais velho é muito mais que ser o primeiro filho a eclodir, a desabrochar os olhos para o mundo, ser o primeiro filho a nascer também é ser o primeiro a dar passos para que em casa haja paz e amor, é ser a pessoa com pachorra, por mais que apeteça partir a cabeça d'um pupilo(puteco) em casa! Eu acho que responsabilidade afetiva é isso, é dar, é ensinar, compartilhar e instruir, sobretudo ser uma referência a ser seguida. Por mais que se tente fugir dessa responsabilidade, ela se apossa de nós e se desertarmos dessa missão ou não tomarmos consciência dessa responsabilidade outra pessoa toma o lugar e isso não é bonito.

Ein Stück von mir, das auch ein Stück von dir istOnde histórias criam vida. Descubra agora