32- O MAIS VELHO É MAIS VELHO

3 1 0
                                    

Nós somos jovens e cheios de conhecimentos acadêmicos, aquele do nosso sistema de ensino - muita das vezes errôneos mas esse é outros 500. Temos conhecimentos extraídos de livros literários e não só, mas falta-nos algo; a experiência de vida.
Portanto, podemos mesmo estar aqui a falar muita coisa consciente, digna de elogio, e que maravilha qualquer um, mas no que toca os meandros, os respaldos e as encruzadas da vida ainda somos pessoas muito inocentes e ignorantes, falta-nos calma, disciplina, discernimento e sobremaneira experiência, algo que é subjetivo e faz cada um de nós crescer à medida que a vida bate com pujança. Nós podemos saber administrar medicamentos, aplicar injeções, fazer download, saber algumas palavras da língua estrangeira e até criar aplicativos porque aprendemos numa instituição de ensino por ex., mas não temos a experiência daqueles que cujo conhecimento e idoneidade em relação a vida transcendem desmedidamente os nossos. A vida é uma amálgama e nós não precisamos cometer todos os erros do mundo para podermos aprender. Uma coisa é ser destro na escola, ser hábil com palavras, e até criar estórias, e outra coisa é saber de guisa resoluta como a vida mais ou menos funciona ou ser bom na escola da vida. Os mais velhos têm muito a ensinar, muitíssimo, eles são sábios por mais que tiveram pouco tempo para aprender a ler, a escrever ou até bulir num telefone, há coisas que só eles sabem, chagas que só eles tiveram, mazelas que só eles tiveram, perdas que só eles suportaram, sofrimentos que só eles passaram e tentam nos passar por mais que a globalização contribui para o nosso saber. Há filhos que aprendem mais com tvs, computadores e afins, e negligenciam o conhecimento vindo com experiência dos seus pais em casa porque não sentaram em carteiras - isso é bem triste. Costuma-se dizer que conselho de mais velho é aviso divino, é aviso dos CÉUS.
DISCIPLINA, é o que nos falta isso e ter a aptidão de ouvir o que a voz experiente tem a dizer. Nós podemos ter um turbilhão de conhecimentos, mas não temos a experiência e erramos sobremaneira na prática - a coisa mais profícua!
DISCIPLINA é o que nos falta, me falta..., somos apenas jovens arrojados, ainda nos falta muita sapiência. O que fazemos é coisa de meninos assanhados, antiguidade é um posto, como aquele provérbio popular diz:"Cresce e aparece". Nós aparecemos mais do que crescer e é aí onde está o equívoco. Mais velho mesmo é mais velho, não tem como e há conhecimento que só vem mesmo com experiência de vida.

Ein Stück von mir, das auch ein Stück von dir istOnde histórias criam vida. Descubra agora