15- O QUE É SER PROFESSOR?

3 2 0
                                    

Professor não é aquele que professa ou ensona? O que tem um saber profundo? Eu acho que sim.

Eu ainda acho que ter um professor idôneo, com pachorra, que transmita confiança no aluno no modo de lecionar matéria, conhecimento científico, religioso, político, e afins, não devia ser um milagre!
Ceifem-me se estiver a falar algo descabido. Para mim o indivíduo que leciona, tem a pedagogia, e responde pelo adjetivo "professor" devia tratar-se de um ser com vocação, predisposto e não de pessoas carentes, que atinam que na sala de aulas o aluno deve proporcionar a atenção e afago que em casa é desprovido, que o aluno deve submeter-se a perder a dignidade para levantar sua auto-estima, o professor não devia ser um pé de tropeço no processo de evolução do aluno!
Mas nas academias Mangop(não falo de outras, pois desde tenra idade que estudo em Angola, estou inócuo de outras, pois não tive o apanágio de frequentar as alheias e beber do conhecimento e modo dos professores lecionarem) maior parte dos professores estão baldados. O indivíduo com um uniforme branco na vanguarda, de pé, devia ser visto com referência, ter a ética e deontologia profissional em não acarretar seus problemas pessoais no momento profissional. Existem muitos professores carentes, chatos, e que optam(não sei porquê) tornar a vida do aluno escabrosa, achando que tudo dito é uma afronta e falta de respeito, fruto de seus tabus arraigado na cabeça, principalmente se o aluno for dedicado nas suas aulas. Veem-nos como opositores, como aqueles que querem imiscuir-se com o professor.

Eu dou graças à Deus por ter um ensino de base bem solidificado, por aprender a ter disciplina e ter frequentado uma pequena parte da minha vida, mas muito importante, numa escola católica(Escola Beata Liduína) graças ao meu alicerce que tenho a visão que tenho agora, porque no ensino médio me ia dar mal com maioria dos professores encontrados. Todavia, agradeço por serem eles a contribuírem na minha formação, apesar dos apesares.

Uma lista dos professores que marcaram e marcam(até hoje!) seu modo de lecionar, transmitindo-me conhecimento científico e não só, com convicção não deixando dúvidas, que são peritos e singulares na sua maneira de serem bons professores, são poucos, mas ei-los:
- Professor Silvano — 10• Classe, Anatomia.
- Professor Joaquim — 11• Classe, Biologia
- Professor Elias Secuca — 12• Classe, Saúde da Mulher.
A maioria dos professores do ensino de base foram exímios, não tenho assim uma lista a fazer. No ensino médio fiz, porque são poucos.

Ein Stück von mir, das auch ein Stück von dir istOnde histórias criam vida. Descubra agora