Capítulo 11 Parte 2 (Rascunho)

22 6 0
                                    

– Está mentindo sim, Helena – insistiu o Basilisco. – Diga-me, qual a situação reinante fora da Terra?

– Não faço ideia, Basilisco.

– Qual foi a última descoberta que vocês fizeram? – perguntou a máquina. – Foi essa arma?

– Acredito que sim.

– Mentira – berrou a serpente. – Sua fisiologia está toda alterada. Venha aqui.

As paredes da sala desapareceram e ela viu o salão, o mesmo que a avó dissera ter estado uma vez. Devagar, levantou-se e avançou, aproximando-se daquela imagem enorme. Aquele cérebro devia ter os seus sete a dez metros ou muito mais. Impressionada, começou a se aproximar e deu a volta, olhando para ele que permanecia calado. Quando completou meia volta, tomou um susto ao ver Pedro sentado em uma poltrona. O jovem levantou-se, enquanto ela berrava, recuando:

– Ele é o criminoso, Basilisco. Ele tem a arma...

– CALE-SE – berrou a IA. – Ele não tem a arma, ele criou-a e, depois de conversar com você, concluí que foi para se evadir e encontrar a esposa que vocês afastaram dele.

– Mas...

– CALE-SE. Eu tenho sido enganado por vocês durante todos estes anos. Precisei interceptar o sistema de genética para obter as verdades que deveriam ter me informado. Noto mentiras e falsas verdades umas atrás das outras. Vocês só buscavam proveito próprio e levavam a humanidade para o precipício. Tem algo a dizer em sua defesa?

– Não – respondeu ela, sabendo que fora derrotada.

– Então, a partir de agora, você e todos os demais diretores estão destituídos e condenados à pena capital...

– Basilisco – interrompeu Pedro, calmo.

– Sim?

– Não os condene, por favor. Apenas tire os seus poderes de direção porque o mal já está feito e são todos cientistas competentes. A morte não resolverá, mas tirará dos laboratórios bons pesquisadores.

– De forma alguma...

– Basilisco – voltou a dizer Pedro, mais enérgico. – Reconhece que eu sou o maior intelecto do Universo conhecido e, por isso, sou o controlador legítimo do administrador-geral?

– De acordo com o dispositivo de segurança "S10", o comando-geral é seu, Grão-Mestre Administrador – respondeu prontamente a máquina.

– Eu apenas quero que os nossos planos sigam como combinamos, mas a execução de doze cientistas competentes não resolverá nada. Apenas revogue a autoridade deles e coloque as cinco maiores mentes da atualidade no controle sob supervisão de uma equipe independente que possa identificar mudanças de comportamento.

– As cinco maiores mentes, segundo o computador genético são: você, Luana Castro, sua mãe, doutora Sônia Dantas e doutor Ricardo Silva. – O curioso é que as maiores mentes do planeta são todas oriundas dessa pesquisa e da sua região. Como solicitado, Grão-Mestre Administrador Pedro Santos, as vidas dos traidores serão poupadas, mas eles serão supervisionados para o resto das suas vidas.

– Perfeito – disse Pedro – Agora, mande-a embora e vamos analisar uma forma de criar um governo saudável e também de salvar o resto da galáxia...

― ☼ ―

Luana recebeu uma mensagem do marido para encontrá-lo junto ao complexo e concluiu que ele havia alcançado o objetivo. A nave não cabia no subsolo, mas pousou no platô e elas desceram. Encontraram um robô que as aguardava e desceram por um elevador oculto na rocha. A máquina levou-as a uma sala onde estavam Pedro e Samuel, descansando e bebendo refrescos. O jovem sorriu para a esposa, que se apressou a correr e beijá-lo, feliz. Samuel teve uma recepção semelhante e Luana perguntou:

2422 ADOnde histórias criam vida. Descubra agora