"Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista."
Aldo Novak.
As duas naves seguiam à deriva na periferia da Via-Láctea enquanto se orientavam para a última etapa de voo que os deixaria no sistema Solar. Samara havia pegado a mini-nave e voado até Pedro de forma a conversarem e descontraírem. Enquanto Samuel e Andreia brincavam com a bebê, Samara disse, olhando o casal:
– Pedro, já se atinou que você está entregando a Terra para os terranos?
– Você acha, Samara? – perguntou ele, sorridente. – Engana-se redondamente. Eu estou dividindo o poder em dois.
– Agora é que não entendo mesmo – afirmou, enrugando a testa.
– A Terra é um gigante em pés de barro, com se diz por lá – explicou o jovem. – O poder industrial de Nova Terra é incapaz de competir com as indústrias robotizadas da Terra, em especial sob o controle do Basilisco. O grande segredo é os terranos criarem bens que a Terra não possa fazer e que se tornem necessários. Por outro lado, o Basilisco tem como prioridade absoluta o bem da humanidade e jamais verá os terranos como inimigos; antes pelo contrário, serão recebidos de "braços abertos" e potenciais aliados na salvação da humanidade. Se ele sentisse que o controle da Terra deveria ir para vocês de forma a salvar a humanidade, faria isso porque foi desenhado a desejar o maior bem de todos.
– Caramba – resmungou Samara, impressionada. – O seu plano tem demasiadas variáveis para eu entender como um todo, mas não entendo o que realmente pretende fazer. Você está muito misterioso!
– Samara – disse o jovem, piscando o olho. – Quando vocês estiverem voltando para Nova Terra, eu talvez revele o que realmente desejo para mim e o resto da humanidade. Vamos entrar no superespaço em dez minutos. Quer ficar conosco?
– Fico sim – respondeu ela. – Passe um rádio para a "Terrânia", avisando.
– Já tinha avisado – disse, piscando o olho. – Mas precisava confirmar com você.
– Por acaso consegue ver o futuro?!
– Infelizmente não, apenas pensar com lógica e uma boa dose de xadrez – respondeu, rindo.
O jovem concentrou-se no controle da nave enquanto Samara passou a dar atenção à bebê. Pedro transmitiu os dados de sincronia do salto para a nave-irmã e executou a ação, seguido de perto pelos companheiros.
Três dias depois, saíram do superespaço na órbita de Marte e Pedro chamou a Terra. Graças ao novo aparelho recebeu a resposta no mesmo ato. O rosto da Sônia apareceu e sorriu, alegre.
– "Demorou, meu caro" – disse ela. – "Vai pousar aqui no Rio?"
– Oi, vou passar no Basilisco e apresentar nossos amigos. Depois, iremos para o Rio. Mande preparar acomodações para vinte pessoas. Quatorze operacionais e seis de chefes de estado.
– "Conseguiu trazer os terranos?"
– Sim – respondeu lacônico. – Estarei de volta no fim do dia.
Pedro mandou a "Terrânia" permanecer em órbita, pedindo para Samara e o futuro embaixador irem até ele. Assim que entraram na "Esperança", desceu para as Montanhas Rochosas. Na cabine de comando, ela e o compatriota olhavam para aquela paisagem, maravilhados.
– Mas a Terra não deve nada a nós em beleza – exclamou o futuro embaixador. – Confesso que não imaginava encontrar isso!
– Este mundo foi maculado nos grandes centros urbanos, mas ainda é um dos mais belos da Galáxia conhecida – comentou Pedro. – Em breve vamos encontrar o Basilisco e, depois, vamos para o Rio, que lembra muito a vossa capital.
VOCÊ ESTÁ LENDO
2422 AD
Ficção CientíficaEm 2030, as máquinas assumirão todos os trabalhos do Homem. Desemprego em massa é o resultado disso, mas as máquinas produzem tudo, incluindo alimentos e roupas, tudo gratuito. O problema é que vários bilhões de desempregados precisam de uma ocupaçã...