O dia seguinte amanheceu tranquilo e o par acordou ao som dos pássaros porque deixaram a janela aberta. Fizeram a higiene e foram para a sala quando bateram à porta. Apareceu outro soldado trazendo o café da manhã deles. Quando ia sair, virou-se e disse:
– A minha Almirante de Esquadra avisou que serão levados a um laboratório em duas horas, então preparem-se.
Mal terminaram de comer, bateram à porta e apareceram Samuel e Norman, que entraram.
– Aquela beldade apareceu para nos interrogar e disse que vocês revelaram tudo − principiou Norman. − Inclusive disse que confessaram que Samuel deveria prendê-los. Isso nos convenceu que era verdade.
– Era sim – disse Pedro. – Acho que posso conseguir uma salvação.
– Não temos escolha, filho – comentou Samuel. – Espero que vocês consigam.
Pouco mais de uma hora depois, voltaram a bater à porta e o casal viu quatro homens, dois de jaleco branco e dois soldados.
– A Almirante de Esquadra disse que nos ajudariam com um problema antigo que temos – afirmou o cientista. – Acham que conseguem?
– Eu e minha esposa estamos à disposição – disse Pedro –, mas espero que não tenhamos divergências em matemática e física.
– Toda a nossa ciência é oriunda da Terra – explicou o colega, dando um sorriso cortês. – Por isso, acho que não teremos problemas para nos comunicarmos. Vamos à universidade?
Pedro sorriu e fez sinal para a mulher ir na frente. Foram seguidos pelos soldados até ao planador, mas não os acompanharam. Durante o caminho, um dos cientistas disse:
– Estamos satisfeitos em trocar ideias, Terráqueo...
– Pode chamar-me de Pedro e minha esposa de Luana – sugeriu o jovem.
– Obrigado, Pedro – disse o cientista. – Como reinventou essa arma?
– Leituras históricas do século XX. Um super pulso eletromagnético destrói quase tudo o que é eletrônico.
– Está explicado porque não mais conseguimos recuperar a arma – disse o segundo cientista. – Nunca nos ocorreu procurar arquivos históricos e os dados oriundos da Terra foram censurados, salvo exceções. Para nós até seria possível, mas nunca nos ocorreu.
Pedro colocou a mão no bolso, tirou uma pequena caixa de metal e estendeu para o cientista, dizendo:
– Não aperte o botão ou cairemos como uma pedra.
– Essa coisinha minúscula é uma versão portátil da arma que destruiu a frota da Terra?! – questionou, muito espantado.
– Pode ter a certeza – respondeu Pedro. – Foi assim que neutralizei os robôs que me separavam da minha mulher. Eu prometi para a Samara que ensinaria a fazer a arma.
Pousaram na universidade e Pedro notou que era muito parecido com o local de onde se evadiu. No fundo, sentiu uma pequena saudade de pessoas que conheceu e fez amizade. A nostalgia não durou muito porque foram levados para o gabinete dos dois acompanhantes.
Era uma sala grande e espaçosa, mas, quando o cientista entrou e chamou o computador, metade da área central tornou-se um enorme painel holográfico. O casal gostou do local, Pedro deu um passo para dentro e perguntou:
– Como controlo a máquina para escrever equações?
– Use o denominativo computador, a ordem desejada, no caso equação e mova as mãos escrevendo o que deseja. Vou lhe mostrar as nossas pesquisas atuais. Computador: abrir arquivo arma perdida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
2422 AD
Fiksi IlmiahEm 2030, as máquinas assumirão todos os trabalhos do Homem. Desemprego em massa é o resultado disso, mas as máquinas produzem tudo, incluindo alimentos e roupas, tudo gratuito. O problema é que vários bilhões de desempregados precisam de uma ocupaçã...