O transporte oficial veio buscar os terráqueos, que pousaram no palácio do governo. O prédio era grande, muito grande e em um estilo clássico, como um palácio do século XIX, mas com uma arquitetura mais rica e paredes de mármore com tons dourados.
Foram levados ao salão e, quando entraram, fez-se silêncio total. Devia haver umas duzentas pessoas ali e todos começaram a bater palmas para os recém-chegados, enquanto o almirante general e o presidente foram recebê-los em pessoa, quebrando o protocolo. Como Thompson inteirou-se da situação reinante da Terra, sabia que estava de frente a três representantes do governo e agiu como tal.
– Excelências – disse ele, sorrindo. – É uma grande honra receber amigos tão especiais e que impediram uma guerra fratricida. Esta recepção é em vossa homenagem, venham.
Um corredor abriu-se entre os convidados e o presidente levou-os para a frente, onde havia um patíbulo e alguns altos militares e ministros, parados lado a lado. Thompson fez sinal que parassem a um metro e foi para o patíbulo.
– Todo o povo de Nova Terra assiste esta comemoração em homenagem ao grupo que salvou o nosso mundo de uma derrota infame, além da escravidão – começou ele, discursando. – Há quase quatrocentos anos, quando começaram as viagens interestelares e a Terra ainda não havia atingido a união total, um povo teve a audácia de romper o grande vazio que separava as Nuvens de Magalhães da Via-Láctea, indo mais longe que qualquer outro. Encontraram um planeta idílico e decidiram colonizá-lo. Era tão ou mais belo que a Terra e chamaram-no de Nova Terra. Sei que todos conhecem a nossa história, mas os nossos amigos não, então peço que nos entendam. Esse povo, que sempre amou a paz acima de tudo, compartilhou a nova colônia com o resto da Terra, motivo pelo qual temos essa incrível miscigenação que tanto enriqueceu a nossa cultura. Entretanto, ainda temos muitas tradições exclusivas dele e, uma delas é conceder a maior honraria àqueles que consideramos nossos grandes amigos e heróis. Por isso, estamos agraciando os nossos convidados com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Almirante Shaeffer, tenha a bondade.
Sob uma chuva de palmas, o almirante colocou no pescoço de cada um dos terráqueos a mais alta honraria do planeta. Quando os aplausos diminuíram, o presidente continuou:
– Anda não acabou. Almirante de Esquadra Samara.
Sorridente, a almirante subiu à tribuna e disse:
– Quando os nossos amigos chegaram, seguindo a lei eu os aprisionei por serem da Terra. Em vez de se revoltarem ou agirem de forma arrogante, ofereceram-se para nos ajudar com a nossa arma perdida e conseguiram recriá-la em poucos dias. Depois, ajudaram-nos como muitas outras tecnologias, e, agora, estão nos dando os planos das armas que nos salvaram; isso sem medo que as usemos contra eles. Desconhecemos qualquer outro espírito humano mais digno de ser chamado de humanista do que esse casal. Por isso, o doutor Hans Faria vai contemplar a Ordem Nacional do Mérito Científico a suas excelências Pedro e Luana Santos administradores da Terra e cidadãos honorários de Nova Terra. A cidadania também é estendida ao senhor Samuel Norton e sua esposa Andreia Santos Norton.
Debaixo de nova onda de aplausos, o físico amigo deles colocou mais uma medalha no casal. Depois de encerrada a solenidade, as pessoas começaram a fazer pequenos grupos e beber diversos tipos de bebidas, embora imperasse o champanhe, conhecido em toda a Galáxia, tudo servido por atendentes humanos.
Por causa da criança, o casal saiu mais cedo, mas os demais aproveitaram bastante. Na cama, enquanto Luana já dormia há bastante tempo, o jovem pensava sem parar, em especial como ele desejava largar tudo e viver ali. Infelizmente para si, era uma pessoa de palavra que não romperia os seus compromissos, mas faria o possível por acelerar a recuperação da humanidade. O jovem cientista ficava a cada dia mais e mais apaixonado por aquele mundo deslumbrante, cheio de vida e energia. Ouvindo a rebentação das ondas do mar, pensou na sua casa na Terra e de cujos fundos davam para o mar, tal e qual a dos amigos. Nem mesmo Terrânia tinha tanta beleza quando aquela região do Rio, mas ele sentia que era ali que fixaria as suas raízes e onde criaria a filha, livre de tudo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
2422 AD
Bilim KurguEm 2030, as máquinas assumirão todos os trabalhos do Homem. Desemprego em massa é o resultado disso, mas as máquinas produzem tudo, incluindo alimentos e roupas, tudo gratuito. O problema é que vários bilhões de desempregados precisam de uma ocupaçã...