07 - Investigação

18 4 26
                                    

Na manhã seguinte Dazai foi atrás do policial que estava de plantão na época. O homem havia se aposentado cedo para os padrões normais com uma gorda aposentadoria.

Estava morando em uma casa boa nos arredores de uma cidade vizinha, junto com a esposa e filhos.

Dazai aguardou o melhor momento e abordou o homem, sozinho.

-Boa tarde. - Dazai disse acenando.

-Boa tarde. - O homem aguava algumas plantas em frente a casa.

-Oficial Sato?

-Não escuto esse nome há anos. Quem é você?

-Eu sou da agência de Detetives Armados. Tenho umas perguntas.

-Sobre?

-O incêndio da Mansão Sihadeko.

O homem ficou pálido e começou a desconversar.

-Não sei do que está falando. Já estou fora a muito tempo.

-Esse caso foi único. Família rica, todos mortos num incêndio. O senhor estava de plantão.

-Incêndio? Claro. Mas, foi acidental! Vazamento de gás. - o homem desconversou.

-Sim. O engraçado é que segundo consta em alguns registros, o senhor dispensou a perícia.

-Não havia necessidade de perícia! Foi um caso acidental.

-Sei. Estranho também que a família pagava uma empresa que ficava por conta da segurança da mansão. Vistoria em partes elétricas, hidráulica e a tubulação de gás. Que havia sido vistoriada 3 dias antes.

-Senhor, peço que se retire. Não vou ficar desenterrando um caso triste de um ACIDENTE enquanto você mancha a honra daquela família!

-E logo depois você se aposenta, 5 anos antes do previsto e com uma gorda aposentadoria... - Dazai se mantinha na linha de raciocínio.

-Saia da minha propriedade!

-Só me responde quem foi! - A postura de Dazai ainda era a mesma.

-Não foi ninguém, não seja ridículo. - O homem começava a ficar nervoso.

-Como você sabe que foi acidental?

-A perícia! - O homem seguia para dentro da casa

-Mas, você dispensou a perícia! - Dazai o seguiu

O homem entrou em contradição.

-Você dispensou a perícia. E agora? É loucura da minha cabeça? - Dazai ironizou.

-Senhor, tenho mulher e filhos. Eu só recebi ordens. Eu só tinha que dispensar a perícia. E alegar acidente. Só isso.

-Quem? - Dazai estreitou os olhos.

-Eu não sei! A ordem veio para os bombeiros e um amigo de lá me disse isso. Que eu teria as costas quentes e receberia um bônus.

-Você devia se envergonhar. - Dazai olhou para o homem com desprezo.

-Por favor, minha mulher e meus filhos. Não posso ir preso.

-Eu sinto muito. A polícia foi acionada. Ficará sobre observação. Não será preso. Mas, não pode sair da cidade. Ocultou o serviço que era de extrema importância. Agora, se quiser uma pena menor, me diga o nome do bombeiro.

Dazai passou o resto do dia atrás de mais informações. Segundo o depoimento do policial aposentado, ele recebeu a tarefa de um amigo dos bombeiros que seguia ordem de alguma outra pessoa. O bombeiro em questão havia morrido de infarto três anos antes. O que voltava a investigação dois passos para trás.

Oito MinutosOnde histórias criam vida. Descubra agora