19| Sylvia Plath.

497 40 8
                                    

"Como é frágil o coração humano —espelhado num poço de pensamentos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

"Como é frágil o coração humano —
espelhado num poço de pensamentos.
Tão profundo e trêmulo instrumento
de vidro, que canta
ou chora."

Uma jornalista chamada Emmeline Clein escreveu uma vez: "As mulheres mais inteligentes que eu conheço, estão todas dissociando. Notei que muitas dessas mulheres brilhantes, reais ou fictícias, estão desistindo de gritar e lutar, começando a encarar tudo de uma forma mais sarcástica e mórbida."

Cécile leu isso durante uma viagem que fez para a Malásia, a internet do avião só dava acesso ao Buzzfeed e durante todo o tempo que passou navegando pelo site, acabou descobrindo a garota Clein. A jovem publicou apenas um texto na plataforma, mas a escritora gostou muito do que leu, tanto que pensou em mandar um e-mail para ela e talvez conseguir uma conversa profunda. Isso aconteceu em uma época conturbada para Cécile, ela estava enjoada de pessoas, de suas ideias e das vontades humanas.

A verdade é que de tempos em tempos ela precisava ficar sozinha para conseguir entender melhor os seus pensamentos, talvez acabasse dissociando demais, por dias, às vezes semanas, já chegou a passar dois meses presa dentro de sua própria cabeça. Cécile poderia se sentir uma incel toda vez que assistia Clube da Luta e sentir que existe uma versão feminina de Tyler Durden dentro de sua cabeça.

Ela sempre se cansou muito rápido das coisas, apenas três coisas não caíram na monotonia para Cecelia Sabalenka: seu ex-marido, suas melhores amigas e seu atual namorado. Durante um tempo, ela chegou a odiar escrever, logo após o lançamento de O Ponto Fraco, um pouco antes da escrita de Clássico. Odiava romances, não sabia escrever mistérios e suspenses nunca foram capazes de prender sua atenção.

Soava prepotente dizer isso, mas ela tem dinheiro para viver por trezentos anos em festa pela Riviera Francesa — que tem um custo de vida bem mais alto que Ibiza. Não apenas pelos livros vendidos, esses só garantiriam uns vinte anos, mas seus pais, seus avós e seus bisavós sempre creditaram o nome Cecelia Sabalenka dentro dos testamentos. Foi isso que sustentou as diversas viagens para a Índia, Malawi, todas as vezes que comprou vestidos Haute Couture para algum evento onde ela mesma queria escolher o que vestir.

Obviamente as coisas não foram assim por muito tempo, a vida de milionária inconsequente não combinava com a garotinha russa que cresceu cercada por arte e simplicidade. Seus pais sempre fizeram de tudo para que ela tivesse uma boa educação, isso significava boas escolas, bons professores particulares, ótimos intercâmbios e viagens que melhoraram o ensino de línguas estrangeiras.

Todo esse dinheiro comprou livros bons, remédios ótimos e pagou terapeutas maravilhosos, isso se formos falar dos psiquiatras especialistas na patologia de Cécile. Cécile fingia estar prestando atenção em todas aquelas coisas que seus agentes, editores e qualquer outra pessoa da equipe designada para cuidar de sua carreira, mas a verdade é que como todas as mulheres dessa geração, estava dissociando.

Clássico| Charles Leclerc.Onde histórias criam vida. Descubra agora