Capítulo 5 - Tumbas e ossos

7 1 2
                                    

POR INFLUÊNCIA DA MÃE, que havia estudado balé clássico na adolescência e chegou a fazer parte de um grupo de dança em Blumenau, Santa Catarina, Beatriz começou a fazer aulas num estúdio paulistano de balé na região da Avenida Paulista. Lá, ela estudou dos sete aos doze anos, vindo a participar, inclusive, de algumas apresentações públicas com o corpo de dança local.

Com o início da puberdade e o desenvolvimento das suas curvas femininas, Beatriz começou a apresentar desconforto com a malha apertada do traje de balé, sentindo vergonha de ser vista pelas outras crianças usando o tradicional "tutu". Pelo menos três vezes por semana, Virgínia, sua mãe, a buscava no estúdio e a levava de carro diretamente para o prédio onde Beatriz fazia o ensino fundamental. A menina tinha que se trocar no vestiário todas as vezes, o que a deixava sem graça.

Algum tempo depois, Beatriz desistiu do sonho de se tornar bailarina profissional, para desagrado da mãe, mas não deixou de frequentar as aulas de balé aos sábados, apenas para ter alguma atividade física no currículo impecável, como desejava o pai. Além da dança, a garota também fazia um curso de Kumon [1] às sextas-feiras depois do colégio e tinha aulas particulares de informática com um professor que atendia a ela e a Fabiana em casa, todas as quintas.

Por conta da exigência de João Carlos, que a queria formada em Administração e Gestão, Beatriz era muito mais cobrada com relação aos estudos do que a amiga. Fabiana era bem menos disciplinada nesse quesito e raramente levava a sério qualquer que fosse o curso pago por seu padrinho ao longo de sua adolescência. Tinha dificuldade em aprender o que lhe era ensinado, mas era com os jogos de videogame que a garota conseguia manter toda a sua concentração e foco para resolver enigmas, vencer adversários ou atravessar fases que necessitavam de maior habilidade motora ou cognitiva.

A paixão das duas amigas pela Arqueologia foi despertada logo cedo, quando ambas se reuniam no quarto de Beatriz para jogar horas a fio o CD de Tomb Raider: Anniversary, em seu Playstation. O jogo era um relançamento do título original, criado dez anos antes, e contava com uma tecnologia visual avançada, com gráficos e design mais modernos que o seu antecessor. A sugestão tinha partido do próprio professor de informática das meninas, que entendeu que a falta de atenção de Fabiana se dava por conta de sua hiperatividade.

— A sua afilhada tem dificuldades em se manter focada por muito tempo em algo que não desperte o seu interesse — disse o profissional a João Carlos, em uma das tardes após a sua aula de informática. O empresário tinha acabado de chegar em casa e preparava o cheque com que costumeiramente pagava os serviços do instrutor. — Eu sugeri alguns jogos de videogame cuja história possuem aventura e busca por itens, além de resolução prévia de enigmas e charadas. Isso vai fazer com que a mente de Fabiana fique ocupada e focada em algo específico. Eu creio que isso a ajude a se concentrar em outras coisas também, como nas minhas aulas de planilhas eletrônicas, por exemplo!

A sugestão do professor foi aceita e, algum tempo depois, João Carlos levou as garotas para um passeio no shopping, onde elas acabaram visitando uma loja de jogos eletrônicos. Tomb Raider e Uncharted foram alguns dos títulos que mais chamaram a atenção das duas, além de serem os mais recomendados pelos vendedores também. Depois disso, Fabiana e Beatriz mergulharam de cabeça no universo da Arqueologia e começaram a ficar cada vez mais fascinadas, graças aos jogos.

Com o passar do tempo, a condição de hiperatividade da menina sardenta foi mesmo se aplacando graças ao seu desempenho com o controle do videogame. Ela passava horas depois das aulas praticando e ficou muito boa em resolver enigmas e a atravessar fases mais complicadas, além de melhorar o seu foco de atenção. Beatriz não era tão habilidosa quanto a amiga naquele quesito, mas amava a personagem Lara Croft assim como ela, se inspirando, muitas vezes em seu visual.

Rosa e Dália: O Despertar das BruxasOnde histórias criam vida. Descubra agora