FILHA DE UM PESCADOR chamado Matías e de uma cozinheira de nome Romina, Pietra Del Cuzco nasceu no verão de 1846, numa vila marítima de Trujillo, a mais de quinhentos quilômetros de distância da capital peruana, Lima. Naquele período, assim como muitos países latino-americanos, o Peru enfrentava uma série de guerras civis e golpes de estado frequentes em seu território, sobretudo, aqueles liderados por facções políticas, militares e caudilhos — líderes locais poderosos —, que lutavam pelo controle do governo.
Antigo comerciante de guano — um excremento de aves marinhas usado como fertilizante —, Matías se estabeleceu como líder de uma aldeia de pescadores anos depois de se mudar das Ilhas Chincha para Trujillo. Ali, conheceu Romina, que já era uma das principais cozinheiras da cooperativa de pescadores de onde ele passou a fazer parte e, após se apaixonar pela mulher, decidiu constituir família com ela.
Seguindo a sina dos pais, Pietra cresceu e se desenvolveu em meio ao ambiente de trabalho que os dois realizavam. Vivia cercada de pescadores rudes e mal-educados, mas aprendeu logo a lidar com eles, nunca se deixando diminuir e, principalmente, nunca se submetendo a seus caprichos. Sempre que podia, ajudava a mãe na cozinha da cooperativa, mas, desde muito nova, já demonstrava ter bom faro para o comércio, aprendendo logo a negociar com compradores de fora o melhor preço de venda dos peixes e frutos do mar que o pai e seus empregados pescavam.
Aos dezenove anos, Pietra se apaixonou irremediavelmente por um forasteiro de nome Alejandro Columbus que aportou na vila de pescadores num certo dia e que mais tarde passou a morar em um bairro próximo. Ele tinha cerca de vinte e cinco anos, era espanhol e havia chegado ao Peru foragido de seu país natal, acompanhado de uma misteriosa mulher pálida oriunda da Romênia.
Iletrada e inocente, a moça de pele escura, cabelos lisos pretos e traços indígenas se viu incapaz de resistir ao charme do europeu. Começou a se distrair de seus afazeres junto à cooperativa e passou a fugir de casa constantemente à noite para se encontrar romanticamente com ele. Não demorou até que ambos estivessem totalmente envolvidos e o pai da garota os acabasse flagrando em pleno ato sexual, muitos meses depois, o que a condenou ao exílio de Trujillo.
Fora da vila onde nascera e crescera, Pietra resolveu viver o seu amor proibido ao lado do amante espanhol, para a desgraça da sua família que abominava qualquer que fosse o descendente dos colonizadores que, séculos antes, haviam aportado no Peru e extinguido muitos dos seus povos originários. Sabendo que jamais poderia retornar para junto da mãe e do pai, ela se refugiou com ele e a mulher romena — que se tornou amiga do casal — em Cusco, a mais de mil e quinhentos quilômetros de distância de sua casa. Ali, os dois chegaram a se estabelecer por algum tempo e ele passou a trabalhar como pescador para sustentar a ambos.
Em meio à vida pacata que os dois tinham em Cusco, Pietra logo descobriu que o seu viril amante era descendente de uma poderosa bruxa espanhola de nome Iolanda, e que ele herdara dela certos dons místicos. Decidido a educar a sua jovem consorte nos preceitos da magia branca, e a fim de torná-la capaz de manipular dons acima da compreensão humana, Alejandro passou a treiná-la diariamente na cabana onde viviam.
Abria a sua mente a respeito de conceitos como telecinese, manipulação astral e elemental, depois, praticava com ela os exercícios de controle psíquico que a própria mãe o havia ensinado, anos antes de ele descobrir que a mulher usava os seus incríveis poderes para práticas demoníacas.
Para a surpresa do rapaz atlético e de pele bronzeada, Pietra era incrivelmente sensitiva à magia e começou a desenvolver os próprios dons místicos muito mais rápido do que ele esperava. Logo, ele descobriu que toda aquela pré-disposição mágica se dava ao fato de que ela era descendente dos mesmos incas que a cultura peruana citava repetidas vezes em seus escritos históricos, o que a tornava impressionantemente afeita às artes arcanas que ele dominava.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Rosa e Dália: O Despertar das Bruxas
FantasiaFabiana Ferraz e Beatriz Diniz são amigas inseparáveis desde a infância. Motivadas pelo sonho de estudar Arqueologia e pelo desejo de se aventurar pelo mundo, elas embarcam em uma emocionante expedição universitária a Machu Picchu, no Peru. Lá, muni...