#35. Tânia Listing

65 10 2
                                    


    Olá mores o/ Tudo bem? Espero que sim! ><

Nossa entrevista de hoje é com a escritora Tânia Listing, prontos para conhece-la um pouco? Então vamos nessa!!

*Antes de começarmos nos fale um pouco sobre você:

Sou a Tânia Listing, tenho 25 anos e vivo em Lisboa. Gosto de me inspirar em coisas da vida real para escrever as minhas histórias e de fugir ao óbvio e ao repetitivo. Adoro Fotografia, os Queen e Lisboa há-de ser sempre a minha fonte interminável de inspiração.

P: A quanto tempo você escreve? Quando descobriu seu amor pela escrita?

Escrevo desde 2009. Nessa altura costumava ler Fanfics de uma banda que são os Tokio Hotel  e isso acabou por me dar vontade de escrever algo meu que pudesse partilhar com os outros.

P: Prefere escrever em 1ª ou 3ª pessoa? Por quê?

Depende. Quando pretendo mostrar um determinado acontecimento sob o ponto de vista de personagens diferentes, por exemplo, escrevo na 1ª pessoa. Fora isso escrevo quase sempre na 3ª pessoa.

P: Qual o gênero que você mais gosta de ler e escrever?

Eu, para dizer a verdade, não vou muito por géneros porque hoje pode-me apetecer ler determinada coisa e amanhã pode-me dar para ler outra completamente diferente. Não gosto de me limitar a um só género. Para escrever também não é muito diferente. Apesar da maioria do meu trabalho ser Romance, de vez em quando gosto de variar e sair da minha zona de conforto.

P: Tânia, qual é o seu livro e autor favorito?

Livro favorito não tenho simplesmente porque já li vários de que gostei. É como na música: impossível escolher só uma.

Um dos autores que mais gosto (e ainda que a poesia não seja DE TODO a minha área) é o Fernando Pessoa e um dos seus heterónimos que é o Álvaro de Campos.

P: Já foi plagiada?

Que eu saiba, ainda não. E espero que assim continue!

P: Se considera uma escritora de sucesso?

De modo algum. Gosto de pensar que o meu trabalho tem valor e que há pessoas (ainda que poucas) que o seguem mas daí a achar que sou uma "escritora de sucesso" ainda vai uma grande distância.

[ Entendi moça... ]

P: E as pessoas próximas a você sabem que você escreve?

A minha mãe sabe que eu gosto de escrever porque está sempre a chatear-me quando escrevo à noite. xD De resto, só os amigos do Facebook porque é lá que eu aviso quando sai um capítulo novo.

P: Se seus livros não existissem, ia fazer alguma diferença para alguém além de você?

Não sei. Acho que os meus seguidores é que sabem responder melhor a essa pergunta! :P

P: Tânia, quais são suas manias de escritora?

Não sei se isto acontece com mais alguém mas às vezes, quando estou indecisa entre escrever uma frase de uma maneira ou de outra, eu repito mentalmente essa frase das duas maneiras para ver qual é que soa melhor.

P: Você prefere que tipo de leitor?

Gosto de leitores que ao comentarem façam referências à história, porque é sinal que estão mesmo interessados nela e é uma maneira de eu saber que a pessoa leu mesmo o capítulo (sim, porque comentários do género "gostei continua", para mim, valem zero. Desculpem a honestidade.)

P: Que tipo de leitor é você:

a) Fantasma

b) Que vota  (x)

c) Que vota e comenta

Eu acho que sou uma mistura do b) e do c). Porque há histórias que eu gosto e que voto mas não ao ponto de me fazerem comentar. E se é para deixar comentários "forçados" então acho que mais vale não comentar.

P: Como leitora, que tipo de história você não lê de jeito nenhum?

Histórias com erros ortográficos (daqueles que até magoam os olhos) e histórias aborrecidas em que os acontecimentos correm sempre bem.

*Deixe um pequeno trecho de uma de suas obras para nos instigar:

"No outro dia fui dar com ela no mesmo canto escondido da escola a chorar. Ela bem tenta esconder assim que me vê, mas as olheiras dela não deixam margem para qualquer dúvida.

-Estiveste a chorar? - Pergunto-lhe apesar de já saber a resposta.

-Chorar, eu? Não, que ideia! - Responde-me ela ao mesmo tempo que tenta deter algumas lágrimas com a mão.

-Eu trouxe-te isto. - E mostro-lhe um peluche que comprei para ela. - Toma, é para ti! Espero que gostes! - Dei-lho para as mãos sorrindo. No instante seguinte a única coisa que me lembro é de sentir ela a abraçar-me com uma força impressionante que eu nunca tinha visto."

 É um excerto de uma das minhas One-shots, que tem como título Eu só te quero ajudar  e que podem ler no meu perfil do Wattpad.

P: Me fale um pouco sobre seu livro Paranormal, chamado: Viver de Recordações. Dá onde veio a ideia para a obra? Qual diferencial que ela trás? O que o leitor pode esperar desta história?

A ideia veio da minha vontade em querer escrever algo diferente daquilo que habitualmente escrevia (como já referi antes). E esta história difere das outras porque parte de um acontecimento verídico e que toda a gente já ouviu falar que são os atentados do 11 de setembro nos EUA. Quantas histórias destas é que já leram? ;-) Além disso, tenho a certeza que os leitores vão gostar das descrições ao longo da história e de acompanhar as emoções por que passa a personagem principal.

P: Tem amigos escritores?

Tenho amigos que escrevem e que também têm conta no Wattpad e às vezes até lhes peço opiniões sobre coisas relacionadas com a escrita.

P: Tânia, o que você mais gosta e detesta aqui neste site?

O que mais gosto no Wattpad é a possibilidade de acompanharmos as estatísticas das nossas histórias. O que menos gosto é o facto de ainda não ser possível programar os capítulos para uma determinada data (como no blogspot, por exemplo). Assim, se não pudermos vir ao Wattpad os leitores já não ficam sem capítulo novo. É uma sugestão que eu deixo! ;-)

[ Acho isso de programar capítulos uma boa realmente. ]

P: E você divulga seus livros? Se sim, o que costuma fazer na hora da divulgação?

Claro! Costumo divulgar no Wattpad, no Facebook (perfil e grupos), no Google + e às vezes no Twitter.

P: Como conheceu o Wattpad?

Através de amigos que já tinham conta e resolvi experimentar para saber como era e se valia a pena.

*Deixe um recado para seus leitores:

O teclado não morde, Okay? Por isso, podem comentar à vontade que não vão ficar sem os vossos lindos dedinhos, sim? =) =) =)

Agora a sério, obrigado por acompanharem o meu trabalho e leiam as minhas obras que estão a concurso nos #Wattys2016. Tenho imensas ideias para novas histórias mas que, por enquanto, ainda só estão na minha cabeça (o tempo não dá para tudo a.k.a. emprego) e mal posso esperar para vos dar a ler.

    Quero agradecer a TaniaListing, pelo seu tempo e participação! Desejo sucesso!

◆◇◆



Por hoje é isso pessoal! 😊 Até mais! ><

✧ Obrigada por lerem! ✧

                 Abraços 웃

EntrevistadosOnde histórias criam vida. Descubra agora