#48. Mariana C. Almeida

112 21 15
                                    


    Olá mores! Tudo bem? Espero que sim. ><

A nossa entrevista de hoje é com a escritora Mariana C. Almeida, então acomodem-se aí e vamos nessa!

*Antes de começarmos nos fale um pouco sobre você:

Sou nascida no interior de São Paulo, mudei de cidade mais vezes do que gostaria e completei 33 invernos este ano. Não se engane com a minha cara de adulta, porque sou uma eterna criança (kkk). Sou apaixonada por animais, amo desenhar, cursei Publicidade e Propaganda, mas acabei me especializando em Gastronomia e sou Sour-chef - mesmo não trabalhando na área. Vermelho é minha cor favorita, queria ter nascido ruiva, mas a genética não me ajudou. Sou uma apaixonada por tatuagens, uma eterna guerreira contra a balança e uma viciada em paçoca (que não ajuda em nada nessa questão da balança, como podem imaginar).

P: Há quanto tempo você escreve? Quando descobriu seu amor pela escrita?

A primeira vez que escrevi algo que realmente me despertou a atenção, foi aos 7 anos, quando ganhei um concurso de redação no colégio. Depois disso sempre segui escrevendo, usando as ultimas folhas dos meus cadernos para construir histórias, fazer quadrinhos, criar personagens. Escrevi meu primeiro conto com 15 anos e a professora me acusou de plágio(!). Então fazendo as contas, são quase 26 anos escrevendo.

P: Mariana, já pensou em parar de escrever? Se sim, por quê?

Diversas vezes. Acho que ter questionamentos faz parte da mente do escritor, estamos sempre duvidando das nossas capacidades.

Já pensei em parar de escrever por desânimo com a minha própria escrita, por ficar meses travada em um capítulo ou cena, pela falta de retorno dos leitores ou por me desiludir com o mercado literário.

[ Entendo... ]

P: E qual o gênero que você mais gosta de ler e escrever?

Fantasia. Me sinto muito a vontade podendo criar meus mundos e regras, culturas, línguas, lendas. Amo ler sobre os mundos de outros escritores e imaginar como são, dar vida para eles. A Fantasia é o gênero que mais exercita o leitor, obriga a imaginação a funcionar, dá asas realmente. Mas também não abro mão de um bom romance.

P: Qual é o seu livro e autor favorito?

Meu livro favorito é Longe é um lugar que não Existe, de Richard Bach. Um livro fininho e ilustrado, que fez parte da minha infância e ainda hoje tem uma mensagem tão profunda e linda, que está na minha estante quase destruído pelo tempo, mas ainda sendo relido!

E meu autor favorito é sem sombra de dúvidas, Neil Gaiman. Ainda vou ser como ele quando eu crescer (kkk).

P: Já foi plagiada?

Infelizmente. Logo no início das minhas postagens na internet, quando não entendia nada sobre registro de histórias, direitos, etc; me enviaram uma mensagem anônima com um link para a página que estava postando o plágio. Era de uma garota de 14 anos, que chegou a me ameaçar quando entrei em contato pedindo para ela retirar o plágio do ar. Foi muito desgastante, mas serviu de lição. Hoje não coloco mais nada na internet sem estar devidamente registrado no meu nome.

P: Mariana, você se considera uma escritora de sucesso?

Não e sim.

Sim, porque se levar em consideração que comecei escrevendo para o nada e hoje tenho leitores e fãs das minhas obras, isso já me faz sentir como o maior sucesso da minha vida. É a maior realização que posso ter. Mas ainda não me considero uma escritora de sucesso no ponto de vista do mercado, de ser realmente reconhecida. Quem sabe um dia?

EntrevistadosOnde histórias criam vida. Descubra agora