A ideia deste prefácio não é justificar o porquê das coisas acontecerem como acontecem em Rat's Bay City. Porém, explicar como os fatos se juntaram para criar essa cidade singular, com personagens únicos, se faz necessário.
A ambientação de Rat's Bay City é amplamente inspirada em outra cidade fictícia: Sin City, criada em 1991 pelo gênio dos quadrinhos, Frank Miller que, entre outras obras de arte, criou um dos mais incríveis arcos do Batman: O Cavaleiro das Trevas. Aficcionado pelo estilo noir, Miller deu e dá a todas as suas obras um toque sombrio e de alto contraste único, que passou a ser sua marca registrada.
Sin City é uma cidade sombria, escura, violenta, onde a atmosfera é pesada e densa. Bares tem seus balcões ocupados por dançarinas strippers e suas mesas destruídas por brigas de brutamontes. Similar a Rat's Bay, Sin City possui um bairro dominado por mulheres. Armadas e com regras próprias, estas guerreiras fatais controlam tudo o que se passa em suas ruas, punindo exemplarmente quaisquer homens que machuquem mulheres em seus domínios.
Apesar da similaridade das damas fatais de Sin City com as Nightmares, contudo, não é de Miller a inspiração destas. Em 1966 outro gênio, mas este da escrita, criou aquela que é a maior série de livros já escrita do mundo e ainda em desenvolvimento: Chronicles of Counter-Earth. John Norman (pseudônimo do Dr. John Frederick Lange Jr.), membro do mesmo grupo de escritores que outros nomes consagrados, como Edgard Burroughs (Tarzan, John Carter) criou um mundo completo, onde os habitantes, em sua maioria seres humanos, são abduzidos da Terra de períodos diferentes e deixado na "Contra-Terra" à própria sorte (apesar da obra deste ser Contra-Terra, nada tem a ver com a homônima da Marvel). Com o tempo, essa população desenvolveu uma sociedade própria, com regras próprias e rígidas, aos quais eles chamam de pilares: a Homestone (Gor também significa Homestone), símbolo central da família 'goreana' e símbolo da cidade onde se vive; O Sistema de castas, que define quem pode fazer o que e implementa um sistema hierárquico social - muito similar ao que ainda acontece em países como a India; e a Escravidão, que seria o alicerce da base da pirâmide social. Estes dois últimos foram adaptados em aqui.
Em Rat's Bay a escravidão não é tão comum quanto na obra de Norman. A cidade divide-se em dois distritos distintos. Traçando um paralelo com sua obra, que divide-se em cidades e foras-da-lei, aqui a cidade possui dois distritos distintos, a parte rica, denominada Distrito de Ar em homenagem a uma das mais importantes cidades daquele mundo; e a parte pobre, chamada de Distrito Vosk, pois naquele mundo, a região de Vosk, uma importante rota navegável daquela região, é dominada por piratas e foras-da-lei.
Neste distrito pobre a escravidão é comum e não é estranho ir ao mercado na região das docas e ver moradores com os seus pela coleira, embora seja bem mais fácil encontrar um membro das muitas gangues da região com a sua. As gangues, tal qual os foras da lei na Contra-Terra de Norman, imperam e dominam a região, dividindo-se em territórios e guerreando entre si por mais espaço.
Ainda sobre as gangues, o terceiro item adaptado da Contra-Terra são as panthers, ou panther-girls. Norman criou em seu mundo uma "categoria" de guerreiros amplamente inspiradas nas Amazonas gregas. Formada apenas por mulheres, as tribos das panther-girls definem-se, como já dito, por sua composição e, principalmente, por não aceitarem e abolirem as leis dos homens. Dessa maneira, elas odeiam as escravas, expoente máximo da fraqueza que uma mulher pode chegar, e às mulheres-livres, que vivem nas cidades, cuidando de seus homens e casas, aceitando e sujeitando-se às leis autoritárias e machistas do mundo dos homens.
As Nightmares, as panther-girls de Rat's Bay City, vivem isoladas e procuram manter-se assim. Elas têm, assim como suas co-irmãs na Contra-Terra, a filosofia da não interferência. Elas limitam-se a proteger seu território, punindo e executando homens que desavisadamente cruzam carregando suas prisioneiras por seus domínios. De resto, elas apenas buscam serem deixadas em paz.
A última fonte de inspiração para esta cidade e ponto central da parte 3, as obras de Stanley Kubrick, principalmente o filme De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, em inglês), embora Laranja Mecânica possa ter, mesmo que subjetivamente, influenciado o comportamento e a visão das gangues ao longo de toda a obra. Nesse filme, Kubrick apresenta a história de um casal, onde o homem, um jovem e promissor médico, sabendo da traição da esposa, vaga pela cidade desorientado e buscando conforto, o que o leva a assistir a uma sessão em uma sociedade secreta com rituais de dominação e submissão inspirados pela cultura BDSM.
Dessa forma, na tentativa de fazer jus a todas essas obras - maravilhosas e verdadeiras jóias em seus gêneros - buscou-se fazer essa síntese do que há de melhor e pior em cada um e, acima de tudo, impondo uma ótica pessoal em cada um dos elementos, de maneira que, você que conhece a fundo uma obra ou outra, ou ainda se for realmente abençoado todas!, identifique seus elementos e consiga ver, respirar e viver da mesma forma que foi tentado passar.
J. Height
VOCÊ ESTÁ LENDO
Crônicas de Rat's Bay - Jackie Aeon
AcciónCrônicas de Rat's Bay é uma distopia sombria e profunda, um mergulho ao que há de pior e mais podre no coração humano. Em uma cidade dominada pela corrupção, Jackie Aeon é uma jovem detetive. Sua missão, entretanto, não é fácil: ela precisa se infil...