ANTÔNIO
Eu observava a cidade pela cobertura do meu apartamento pela última vez, sentado em uma cadeira de praia, perto da piscina. Já faz algumas horas que eu havia acabado de arrumar minhas coisas. Agora eu finalmente estava livre pra voar.
Acho que nada descreve melhor a que estou sentindo no momento a que o famigerado poema Bluebird do Charles Bukowski.
"há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas sou duro demais com ele,
eu digo, fique aí, não deixarei
que ninguém o veja.há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas eu despejo uísque sobre ele e inalo
fumaça de cigarro
e as putas e os atendentes dos bares
e das mercearias
nunca saberão que
ele está
lá dentro.há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas sou duro demais com ele,
eu digo,
fique aí, quer acabar
comigo?
quer foder com minha
escrita?
quer arruinar a venda dos meus livros na
Europa?
há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas sou bastante esperto, deixo que ele saia
somente em algumas noites
quando todos estão dormindo.
eu digo, sei que você está aí,
então não fique
triste.depois o coloco de volta em seu lugar,
mas ele ainda canta um pouquinho
lá dentro, não deixo que morra
completamente
e nós dormimos juntos
assim
com nosso pacto secreto
e isto é bom o suficiente para
fazer um homem
chorar, mas eu não
choro, e
você?"É isso.
Acho que é hora de deixar o pássaro azul voar um pouco.
Não sei se estou fazendo o certo fugindo dele. Bem, é claro que ir morar no Canadá é um sonho antigo, estou indo ser pesquisador em uma instituição que sempre admirei.
Mas é aquela coisa: a gente ama, mas não sabe se gosta mais.
Marcos.
Lembro-me bem da conversa que tive com Alexandra sobre Marcos. Ela disse que jamais me deixaria olhar na cara de Marcos novamente. Ela mal sabia que eu mesmo já estava disposto a não fazê-lo. Eu estava magoado demais e com medo. Marcos não mudaria por mim. Deixá-lo doeria muito menos.
— Eu vou embora, Alê — foi o que disse quando ela terminou.
— Garoto, são quase duas da manhã e você já bebeu.
— Eu vou embora do país.
Ela soltou o celular em sua cama e voltou os olhos para mim.
— Ir embora para onde, garoto?! — Ela questionou.
— Qualquer lugar. Só não dá pra eu ficar aqui mais.
— Tudo bem. — Não sei se eu deveria ter me assustado como assustei, mas ela concordou.
Um silêncio tomou conta do quarto, ela já havia apagado as luzes e eu estava aninhado, prestes a dormir.
— Você tem que ir, Antônio — disse. — Se você ficar vai acabar voltando pra ele. Vai acabar com sua vida.
Não demorou muito e eu já estava mandando meu curriculum, fazendo ligações, fazendo entrevistas pra achar um novo diretor pra minha empresa... Avisei a minha família. Todos concordaram com tudo.
Demorou só alguns meses pra eu receber a notícia que eu fui aceito em uma instituição em Vancouver. Assim eu reiniciava a minha jornada. Mas sem Marcos. Sem o coração sendo dilacerado por alguém que eu tanto amava.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Teus Olhos Meus
RomanceDizem que a Universidade é uma das fases onde todos querem aproveitar o máximo do mundo, independentemente da vida que você levara antes dela. Antônio, um renomado professor terá um ano letivo conturbado após conhecer Marcos, seu novo aluno. Como se...