A reunião com Verônica na quarta-feira foi ótima, felizmente ela atendeu ao meu pedido e veio sozinha. Discutimos todos os temas do meu relatório, ela se dispôs a fazer às alterações necessárias. Como regra da empresa, dei a ela um prazo de três semanas, seguindo de acordo com a quantidade de material que seria editado. Enquanto aguardava, Robert me enviou alguns manuscritos que recebeu em sua reunião em Washington. Todos eles eram escritos por mulheres, acho que essa será minha especialidade na empresa. O clichê não importava, estava trabalhando com algo que sempre desejei.
Quase perdi o horário do almoçou, estava com fome e a barra de cereal na minha bolsa não me traria à satisfação necessária. O café que fica em frente ao prédio da editora pareceu uma boa opção, eles servem uma salada de alface, agrião e tomates cereja deliciosa. Felizmente não havia fila, apenas algumas pessoas almoçando. Fiz à minha e escolha e fui aguardar próximo ao caixa, duas mulheres estavam sentadas na mesa ao lado. Reconheci uma delas, que estava sentada de frente para mim. Ela também me reconheceu, fazendo uma cara afetada enquanto olhava para a minha bolsa, uma Chloé da coleção passada. Mantive à distância, não queria ter uma indigestão.
- O padrão de seleção da empresa mudou, agora é preciso ter almoços com os chefões para ser promovido. – Grasnou Hilary, com aquela voz estridente. Ela ainda não superou à minha mudança de setor.
Aliás, eu sabia que aquele almoço acabaria me criando problemas.
- Almoçar com Robert Sanders, seria uma grande promoção para mim. – Argumentou Sônia, da contabilidade. – Todos estão comentando, sobre o almoço que Julia e ele tiveram. Ela deve estar tentando dormir com Robert, talvez até com senhor Clark.
Sônia não percebeu minha presença, Hilary por sua vez estava mais pálida que a blusa nude pavorosa que estava usando. Cruzei os braços, mantendo meus olhos fixos e ferozes no rosto dela, pude vê-lo se desintegrar.
- Eu não sei nada sobre isso. – Disse Hilary tentando sinalizar para ela e encerrar o assunto.
Mas a língua ferina de Sônia era mais ágil que à sua percepção.
- Robert é muito bonito, de família tradicional e rica. O tipo de homem que mulheres como ela nunca terão. – Ela passou dedo na pele do braço, uma alusão a minha cor. – Se ela pensa que terá sucesso apenas por estar se oferecendo a ele, está enganada. O Sr. Clark nunca permitirá alguém com aquelas características, comandar algo na editora.
Suas palavras grosseiras, cheias de desprezo e preconceito fizeram meu sangue borbulhar, o desejo era pegá-la pelo cabelo e decorar a parede com sua maquiagem, mas me contive. Não seria um estereotipo que pessoas ignorantes como ela, costuma creditar a todos nós.
- Sônia. – Assim que ouviu minha voz o corpo dela se encolheu, Hilary abaixou a cabeça. Mesmo acuada Sônia virou o rosto em minha direção, estava rubra. – Você conhece a palavra sororidade?
- Não. – Respondeu entre dentes.
- Você trabalha em uma editora com dominância masculina, deveria conhecer, procure por ela em algum dicionário. Aproveite e procure também sobre racismo. – A atendente me chamou, para apanhar e pagar por minha salada – Aprender sobre ambos pode ser muito útil para vocês, garotas.
Com um sorriso no rosto passei ao lado da mesa delas. Apanhando meu pedido paguei, deixando o troco. Apesar de estar bastante ofendida, não iria retribuir na mesma moeda. Às vezes à melhor resposta para esse tipo de ataque é não dar mais munição aos cretinos. Quero trilhar um caminho importante na minha carreira, cair em provocações neste momento, pode prejudicar meus objetivos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Última Chamada Para O Amor
ChickLitSTATUS: COMPLETO Olá, leitores! Conheçam Julia Carter, uma brasileira vivendo nos EUA e buscando seu espaço no mundo. Julia, uma doutora em literatura, formada pela universidade de Yale, que trabalha como editora literária em New York. Carter é mulh...