O sinal toca, eu respiro fundo e vou em direção à minha primeira turma. Enquanto caminhava, encontrei com alguns professores trocando de sala, alguns que já conhecia, e uns dois rostos novos.
Cheguei na sala, os alunos estavam até que ordenados, não eram como na minha turma que, bastava um sinal tocar, e parecia que todos se transformavam em animais. - sorri, lembrando.
- Bom dia, 1º ano B. Sou a Bárbara e serei a professora de Química deste ano.
Ouvi um "Bom dia, prof" quase uníssono, com alguns murmurinhos ao fundo. Apresentei brevemente o conteúdo que veríamos durante todo o bimestre, perguntei se tinham alguma dúvida e ouvi que não.
- Bom, como sou nova aqui, gostaria que, antes de começarmos, a gente se apresentasse, o que acham? - sugeri, e eles pareceram animados com isso - vocês me falam seu nome, se gostam de química, e se tem alguma pergunta a me fazer, combinado? Vamos começar por esta fileira. - apontei para uma aluna que sentava no canto da sala.
- Eu também me chamo Bárbara, não gosto muito de química, e queria saber sua idade, você parece nova.
Respondi, e passei para o próximo. No fundo da sala, havia um rapaz que parecia ser do grupinho dos populares:
- Eu sou o Felipe, adoooro química - foi interrompido pelas risadas dos colegas - e queria saber se você tem namorado, assim, só pra saber - e desta vez riu junto com os colegas.
Eu já imaginava que, ao lecionar adolescentes, teria que lidar com este tipo de coisa, então levei numa boa e respondi que não, que era solteira, momento em que a turma se exaltou um pouco, mas logo pararam sozinhos e voltaram a ouvir.
Fui ouvindo as apresentações, respondendo perguntas como minha comida preferida, meu estilo musical, entre outras curiosidades e, na medida do possível, me acostumando com seus nomes e rostos. Sempre tive muita facilidade com isso, então sabia que não seria um grande problema pra mim.
Ao terminar a aula, me despedi da turma dizendo:
- Espero que tenham gostado da aula, se houver cooperação nos daremos muito bem. E, qualquer dúvida que tiverem, estou à disposição, mas agora dúvidas apenas com respeito ao conteúdo - falei rindo.
- Professora, na quarta aula teremos Química novamente, a aula será normal ou vamos poder conversar um pouco mais? - perguntou um dos amigos do Felipe.
- Agora acabou a folga, viu, gente? Mas quem sabe, se a gente conseguir terminar tudo antes do horário, não sobra um tempinho pra gente descontrair?
Segui com minhas aulas, as quais foram muito parecidas com a primeira. Os alunos, com poucas exceções, pareciam muito queridos e senti que não me trariam muitos problemas ao longo do ano.
VOCÊ ESTÁ LENDO
No meio de tudo, Você!
RomanceBárbara, recém-formada na universidade, começa sua vida profissional como professora em seu antigo colégio. Lá, ela se aproxima de Giovana, sua colega que, em meio a um pouco de caos em sua vida, encontra na cumplicidade de Bárbara o caminho para su...