O baile estava perfeito! Rosas brancas, flores mosquitinho, estavam presentes por todas as partes, combinando com a decoração rococó do salão de bailes dourado do casarão dos Carvalhos. Todos os convidados estavam mais interessados em guardar na memória que conseguiram entrar ali, visto que o antigo dono não era anfitrião de nenhum evento.Dentre os barões, baronetes, fidalgos e coronéis, estava o novo casal. Mariana estava sendo parabenizada por algumas baronesas, não era nada emocionante, era até doloroso sorrir e agradecer. Respirou profundamente, quando o seu agora "marido" se aproximou.
- Quero lhe apresentar sua alteza real, D. Pedro I e sua esposa, D. Leopoldina.
Mariana assustada, inclinou-se fazendo uma reverência, jamais imaginaria a presença do imperador em seu casamento, era um privilégio para poucos.
- Majestades... Ela disse respeitosamente.
- É um prazer conhecê-la, Mariana Carvalho... Agora Condessa de Lajes! O imperador sorriu orgulhoso.
- Estava na hora de encontrar uma condessa, Alexander! Temiamos que ficarias como Chalaça. Brincou Leopoldina. Alexander notou que a princesa estava emocionalmente ferida, não estava sorrindo verdadeiramente, possuía uma tristeza no olhar. Era culpa dos atos de seu amigo... Mas o que ele poderia fazer?
O conde apenas sorriu, em resposta.
- Partiremos para Nova Friburgo, Precisamos ir para a outra casa, resolver algumas questões. Voltarás hoje?
- Sim. Ficaremos Felizes em acompanhar o novo casal! Com a escolta real. Respondeu D. Pedro.
Mariana estava perdida em seus pensamentos. Quando o imperador lhe cumprimentou, levantou várias questões da qual ela deveria se acostumar... Agora não era só uma Portelli, era também uma Carvalho. De sinhá sem títulos a Condessa de Lajes, deveria se acostumar logo com isso... Alexander, era agora seu Marido e iriam para Nova Friburgo, passar as núpcias lá. Estava começando a ficar nervosa, pelo menos, ele era excepcionalmente lindo...
Partiram na mesma noite após o fim da festa. Mariana se torturava durante toda a viagem pensando em como se acostumar a dividir o leito com ele, Tinha medo de sua nova vida.
Vários dias de carruagem, acompanhados da escolta do imperador, chegaram, então, em Nova Friburgo.A casa de Alexander era linda assim como a de Lajes. Um grande jardim frontal, fachada neoclássica com uma mistura do rococó, um grande salão de entrada, salas espaçosas e claras, toda a decoração também no estilo rococó mais claro. Tons brancos e dourados por toda a casa, como na de Lajes.
O casal foi recebido pelos criados da casa. Estavam todos enfileirados no hall de entrada, assim que viu o casal entrar, o mordomo os abordou.
- Bem vindo de volta, Meu senhor!
- Obrigado!
- Bem vinda, Minha Senhora! É um prazer conhecer a Condessa!
Mariana apenas sorriu, estava cansada da viagem, não conseguia nem responder.
- O quarto principal está preparado para vossas senhorias...
Mariana alarmou-se, lembrando de todos esses dias de auto tortura sobre a primeira noite e seus novos deveres de esposa, olhou assustada para o mordomo, como se ele tivesse dito a coisa mais repugnante do mundo.
Alexander olhou para Mariana, levantou uma sobrancelha, estranhando a reação dela. Ele não estava pronto para falar com ela sobre o ocorrido, muito menos dividir a cama. Ele queria distância dela por alguns dias, talvez perdoar não fosse tão fácil como ele pensava.
- Quero que prepare um outro quarto para mim. A Condessa está cansada da viagem, ela merece este tempo sozinha...
O mordomo franziu o cenho, olhando com estranhamento para o casal e, sem questionar, fez uma reverência.
- Sim, senhor!
Alexander acompanhou Mariana até o quarto principal, que deveria ser deles. Ele parou na porta e ela entrou admirando o cômodo. Era tão luxuoso! Ela sentia que era o quarto de uma princesa, a cama com quatro pilares, cheia de lindos travesseiros como a cama de um rei... Ela virou-se para o conde que estava na porta a observando.
- Espero que sinta-se a vontade! Disse ele cordialmente e fechou a porta.
Ela continuou parada lá e começou a refletir sobre o que ocorreu. Ele não quis dormir com ela no mesmo quarto... Por respeito? Ou porque a odiava tanto, por causa daquele erro? Ela também o odiava, se fosse aquele o caso. Mas sabia que estava errada em ter trocado ele. Ela não sabia como abordá-lo. voltar a ter aquela relação que tinham Durante o noivado, pelo menos, antes de ela ter fugido. Mas por outro lado sentia-se aliviada em conseguir ficar sozinha para digerir tudo. Carvalho, Condessa e casada... Aqueles três "C" mudaria a vida dela a partir daquele momento.
Quarto preparado, Alexander se viu novamente em seu lar agitado. Lembra-se bem que era interessante participar dos eventos na casa imperial, ou mesmo uma noite de diversão com seus amigos, Pedro e Chalaça. Lembra-se de cada oferta que lhe foi mandada, ele possuía várias pretendentes, ricas, da alta nobreza... E nenhuma delas lhe despertou a ardente paixão que sentiu ao ver Mariana pela primeira vez. Ele se questionara muito do porquê a amava tanto. Ela não sentia o mesmo, mas ele queria insistir. Mesmo que ela passasse a vida inteira dela o odiando, ele queria tê-la por perto, precisava tê-la por inteiro. Porém, naquela noite, não a teria. Não estava totalmente recuperado da facada que ela deu no seu coração. Ele só precisava de tempo para esquecer, depois retornaria a tentar conquistar seu afeto.
A manhã seguinte foi uma correria, os empregados queriam impressionar a nova senhora com o melhor que a casa podia oferecer. Mariana foi muito bem recebida afinal.
Alexander não desceu pela manhã, Sentiu-se indisposto. Ela então, tomou café sozinha e foi conhecer a casa. Era a casa enorme com dois andares, havia um grande salão de bailes a direita, a esquerda uma grande sala de visitas e ao fundo uma porta para a sala de jantar. Havia no andar de cima uma biblioteca enorme. Nunca havia visto algo tão grande. Haviam vários quartos, mais de 5, talvez... Lá embaixo, um jardim encantador... Sentiu vontade de passear por ele, tocar em cada rosa e sentar no banco, naquele coreto.
Ela então desceu até o jardim. Passeava tão encantada com as flores, com o clima um pouco mais frio, mas ensolarado, que esqueceu até dos problemas.
Alexander a observava de sua janela. Ficou contente por ela ter gostado do jardim, ele também gostava muito quando seu pai se arriscava a sair da biblioteca, em que vivia confinado, e ia tomar chá com ele naquele coreto.
Quem sabe um dia, se conseguir conquistar ela, eles não tomam chá juntos naquele mesmo lugar? Ele pensou, retirando-se da janela.Alexander precisava comparecer ao palácio imperial, precisava assinar uns documentos, esse era o motivo principal do qual partiu logo depois do casamento.
Mariana recebeu a ordem, através da criada, para vestir o vestido que escolheram para ela, e até jóias ela ganhou. Não lhe foi explicado o motivo de ela estar tão bem trajada, então não questionou mais, lembrou-se que suas vontades já não existiam. Apenas
Deixou-me vestir e desceu as escadas, chegando ao salão onde Alexander já a aguardava.- Estás encantadora! Disse ele cordialmente, repuxando um canto da boca, como um sorriso discreto.
Ela podia notar que ele estava se esforçando para continuar o mesmo com ela. Ele consegue fingir muito bem, o que ele não pôde esconder foi o sorriso controlado demais.- Grata!
Ele ofereceu o braço e ela aceitou, não por generosidade, nem por afeto. Simplesmente porque sentia-se mal por ele e porque devia obedecê-lo agora.
Chegaram ao palácio, foram recebidos no salão principal, onde estavam vários nobres conhecidos no Brasil inteiro.
Alexander conhecia todos eles e Mariana só o acompanhava, e observava ele cumprimentar. Ela viu que ele era realmente muito reservado, não perguntava mais que um "Como vai", também a apresentava para eles. Era tanta gente que já estava cansada de dizer "encantada".Após ser apresentada a alta sociedade do Brasil, Mariana e Alexander foram convidados a assentar na mesa com o imperador. Era um evento mais íntimo, poucos nobres estavam lá. Apenas o Imperador e a princesa, um marquês e um Visconde. Ambos acompanhados de suas consortes e, claro, Alexander e ela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Conde de Lajes
ChickLitPrimeiro livro da série: Romances do Império. No Brasil imperial, o recém condecorado Conde, Alexander, se muda de Nova Friburgo, para a pequena cidade de seus pais, Lajes. Lá, ele conhece Mariana, a ultima filha solteira de um Fidalgo, que desperta...