— Esse cargo é meu!
Essa frase soava como um mantra para mim. Há dois anos abri mão da minha cidade, estado e país. Deixei tudo para trás na espera de melhorias. Quando você nasce em uma vida financeira boa é difícil se acostumar com a perda de tudo o que você tinha. Aos poucos eu e a minha família tivemos que lidar com a crise financeira que o nosso país enfrentava. Meu pai não aceitou ter perdido tudo o que tínhamos, ele tentou fazer de tudo ao seu alcance para que pudéssemos ter uma vida melhor, mas em uma tarde voltando do mercado ele foi assassinado durante um protesto. Eu e a minha mãe ficamos ainda mais perdidos. Aos poucos fomos juntando o dinheiro que tínhamos na tentativa de sairmos do país. Até hoje sou muito grato ao professor Carlos que me ofereceu ajuda para sair do país e ajudá-lo em um Hospital de referência onde ele é o diretor.Aceitei a sua ajuda apesar de não ter sido bem visto aos olhos de muitas pessoas que julgaram essa atitude como egoísta. Eu sei que como médico eu poderia ajudar muito o meu país nesse momento que nos encontramos, mas como filho eu jamais me perdoaria se não desse à minha mãe uma vida melhor e tranquila. Mesmo que não tivéssemos a mesma condição financeira de antes.
Com o tempo achamos que finalmente tudo havia se ajeitado, até que uma nova onda de preocupação se alastrou não apenas no país onde agora morávamos, mas no mundo todo. Chega a ser engraçado perceber que não adianta você fugir de problemas eles encontram uma maneira de ir até onde você está. Mas quando se tem esperança de que as coisas podem mudar, você começa a enxergar oportunidades em meio a dificuldade.
Após a Covid se alastrar pelo Brasil o professor e também diretor havia me dito que no fim da Pandemia ele assumirá o cargo na Presidência de Honra e que me indicaria ao cargo de Diretor do Hospital. Por isso que mesmo enfrentando e vivendo diante de uma época ruim, a frase: “Esse cargo é meu”, era meu mantra. Com esse cargo finalmente poderia conquistar tudo o que um dia tivemos.
Todos os médicos e enfermeiros foram convidados para uma audição, e como a maioria sabia que eu seria indicado futuramente como diretor deixaram um lugar próximo ao palco para mim. Durante as audições, o próximo diretor tem a oportunidade de discursar também.
Enquanto esperava minha vez, reunidos escutamos atentamente o que o diretor tinha a dizer.
— Em 31/12/2019 foram registrados na China casos do novo agente coronavírus, enquanto acompanhamos seu desenvolvimento através de noticiários e relatos de outros médicos, fomos orientados a tomar providências para que estivéssemos preparados quando surgisse casos aqui no Brasil. E graças a isso foram montados vários Hospitais de Campanha para dar suporte e conforto a população. Assim como nós, doamos a Ala C do Hospital para atender a suspeitos e infectados. Somos um Hospital de alta complexidade, referência no Brasil e com maior estrutura também. Por isso que agimos de prontidão realizando a contratação de novos funcionários no início deste ano. Ouso dizer que após esses três meses trabalhando com essa nova equipe o Hospital ESP. está preparado para lidar com os casos. Devem saber que o motivo dessa reunião é por causa da entrada dos primeiros pacientes infectados na nossa região, e tenho algumas orientações a passar para todos vocês. A maioria dos pacientes vítimas do COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento por apresentar dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório). E vocês profissionais da saúde vão estar lidando com essas pessoas constantemente, por isso que reforço a importância de duplicar seus hábitos de higiene, evite contatos físicos dentro e fora Hospital e usem de forma adequada os seus EPIs. Queremos ser responsáveis pela cura desse vírus e não pela disseminação dele. Quero chamar… – por um momento o diretor havia hesitado e ao me ver levantar ele sacudiu a cabeça em sinal de negação. – O Doutor Moura que irá passar algumas orientações em relação ao contato com o paciente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Através dos seus Olhos (2022)
RomanceApós a crise econômica afetar a vida de muitos na Venezuela um médico ambicioso tem a oportunidade de conquistar a vida que tinha antes quando aceita a ajuda do seu antigo professor para se mudar para o Brasil. Quando tudo parece estar voltando aos...