Pela terceira vez fitei o visor do meu celular , era quase nove da manhã e eu já esperava por minha mãe.
Quando cogitei ligar, ela apareceu seu semblante não era bom.
__Oi, e então o que era de tão importante? - Digo me levantando do banco onde a aguardava.
Dona Suzy sorri sem graça.
__Você poderia ao menos cumprimentar sua mãe primeiro? -Ela estende a mão em minha direção.
Franzo o cenho e escondo minhas mãos no bolso do moletom.
__Pra que isso agora? Um cumprimento tão formal e...
__Você não pode tocar, não é? -Indaga interrompendo-me.
Recuo um passo atrás.
__Do que está falando?
__Eu vi como você estava no hospital e como reagiu ao segurar a mão do seu pai.
Caio sentada no banco.
__Tristeza? Pena? Culpa? Só isso você poderia ver.
Ela suspira e encolhe os ombros.
__Sua avó tinha o mesmo dom que você, minha filha. Pensei que como não herdei você também estaria livre, mas vejo que eu estava errada.
__Era isso dona Suzy? Preciso trabalhar daqui a pouco.
__Filha. -Ela senta ao meu lado e toca meu ombro.__Tome cuidado.
Assinto.
__Não é como se eu tivesse descoberto isso ontem. -Digo fitando minhas mãos.__Eu estou bem, você não precisa se preocupar.__Se cuida também. -Me levanto.
[•••]
Mais um dia no restaurante e eu me sentia mais exausta do que nunca hoje. Mas Harriet parecia pior, estava com olheiras e desatenta.
__Você está bem? -Perguntei a ela quando deixou cair alguns pratos no meio da cozinha.
Ela me olha com lágrimas nos olhos.
Me ajoelho ao seu lado e começo a catar os cacos.
__Minha irmã está no hospital e eu não posso ir vê-la. O chefe não liberou devido ao tanto de clientes que temos hoje.
Que grande babaca.
__Não se preocupe com isso. Você pode ir, eu dou conta. Falarei com ele.
Ela nega nervosa.
__Não posso perder esse emprego, Hailee. -Murmurou encarando o chão.
__Você não vai.
Um soluço escapa de seus lábios.
__Vai logo. -O sub chefe que nos observava apoia.
__Tudo bem. -Ela se levanta e enxuga as lágrimas.
Fico ao seu lado segurando alguns cacos em minhas mãos.
__Obrigada gente.
Sorrio afim de tranquiliza-la. Observo-a tirar o avental e então partir.
Depositei alguns cacos no lixo e voltei a recolher o restante.
Não demorou pro chefe aparecer na cozinha. Sua voz estridente me assustou fazendo-me apertar involuntariamente o caco em minha mão causando um pequeno corte.
__O que aconteceu aqui? -Esbravejou.
Terminei de recolher.
__Foi um acidente. Desculpe.
__Você está tão distraída quanto Harriet hoje. Isso não é aceitável.
Não aceitável é você não deixá-la ir ao hospital. Penso, somente penso mesmo. Não estava em condição de perder esse emprego também.
__Onde ela está? Tem mesas para atender. -Continuou ele, impaciente.
Engulo em seco.
__Ela foi ver a irmã. Eu vou cobrir.
Logo veio uma risada cheia de veneno e sarcasmo.
__Você virou dona do restaurante e eu não sabia?
Nego.
__A gente dá conta. -Diz o sub chefe cuidando de suas panelas e cortando temperos.
__Eu só não te demito, Fred, porque você tem um papel importante aqui dentro. Mas você Hailee é só uma ajudante e já me deu trabalho demais.
__Desculpe.
Ah, a humilhação.
__Sem essa. Harriet ficará bem depois de uma bronca. Mas você aproveite seu último dia aqui. -Anunciou dando as costas.
__Não, por favor...
A porta da cozinha bate e o silêncio reina. Observo o sangue tingir minha mão de forma lenta.
Lavo o corte sentindo-me derrotada.
__Aqui. -Fred o _Sub chefe_me entrega um curativo.__Não se preocupe, ele só está irritado. Amanhã você estará aqui como sempre.
__Acho que dessa vez é sério. Mas tudo bem, eu dou um jeito.
No fim da noite após terminar de limpar tudo deixei meu uniforme no armário, não precisaria mais dele.
Mandei mensagem para Harriet perguntando como estava sua irmã e com boas notícias ela me tranquilizou contando sobre o acidente na escada e que a irmã fraturou o tornozelo apenas, e que vai ficar bem logo.
Contei a ela que o chefe me demitiu pois eu fui desrespeitosa, não queria deixá-la preocupada então menti que já tinha outro emprego em mente e logo sairia do restaurante mesmo.
Chego em casa e encontro Alison dormindo no sofá, cubro ela e vou pro meu quarto. Tomo um banho rápido e me deito sentindo minhas costas e pés doerem.
Pego o celular e noto uma mensagem de Joanne a duas horas atrás.
Eu dei vácuo em uma escritora prestigiada.
Abro a mensagem:
"Hailee, se você não estiver ocupada no final de semana que tal jantar comigo e os rapazes? É aniversário do Nick quero fazer uma surpresa. Não aceito não como resposta!"
Sem dúvidas eu estarei livre esse final de semana e não sei mais quantos dias.
Reviro os olhos frustrada.
Respondo sua mensagem confirmando presença e em poucos minutos o celular apita com outra mensagem só que agora de vários emojis sorridentes estampando a tela.
Vai ficar tudo bem. Repito mentalmente até pegar no sono.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Em suas mãos
FantasiTodos guardamos segredos só que alguns são maiores e mais sufocantes do que outros e com Hailee Vikander não seria diferente. O seu segredo a fazia manter distância das pessoas, evitava tocar todos que se aproximassem pois ao completar vinte anos...