A água estava cada vez mais próxima de tocar nos conveses superiores do navio, enquanto o frio ficava mais intenso ainda. Do lado de fora do convés, os botes salva-vidas do RMS Titanic eram lançados ao mãe e com menos da metade da capacidade máxima. Às 00h43min, bote 5 – este comandado pelo terceiro oficial Pitman – foi lançado ao mar e estava com 39 pessoas a bordo. Durante o lançamento deste, o Sr. Ismay, acabou entrando em uma crise de pânico e rapidamente avançou contra os turcos, onde mexeu nas cordas para que este pudesse ser baixado mais rápido, no entanto, o quinto oficial Lowe, já farto com tudo, gritou para o presidente da companhias dizendo: "você que eu lançar me rápido? Quer que que afogue a todos? Se me der licença, eu posso fazer o que precisa ser feito.". Ismay, envergonhado, pediu desculpas e se afastou. 00h55min, é lançado o bote 3, de estibordo, este lançado por Murdoch e Lowe, com 32 pessoas a bordo e sob o comando do marujo Moore. Este bote sofreu os mesmos problemas de abaixamento que o bote salva-vidas 7 havia encontrado, com o bote salva-vidas descendo aos trancos e barrancos enquanto as cordas de abaixamento repetidamente ficavam presas nas polias, mas eventualmente alcançavam a água com segurança. Às 00h58min, Lightoller manda o aparador de lâmpadas, Samuel Hemming, trazer as lanternas de emergência, ainda guardadas. Tardia providência, três botes já foram lançados sem luz e outros ainda o serão, antes que as lanternas apareçam. No lado bombordo, Wilde organiza embarque no bote 8, auxiliado pelo Coronel Gracie IV. Isidor Strauss traz a esposa, Rosalie – mais conhecida como Ida –, mas no último instante, eles mudam de ideia e não quer adentrar no bote, sem seu marido Isidor, que recusa embarcar antes dos outros homens, o coronel e outros não conseguem persuadir Ida. Na proa, a água cobre a inscrição com o nome do navio. Phillips envia nova mensagem ao Olympic, indicando a posição e frisando que o navio bateu no gelo. A banda continua tocando. Em estibordo, o Sir Cosmo Duff Gordon encosta em Murdoch e, referindo-se ao bote 1, que já esta sendo preparado para ser preenchido, e pergunta se pode tomá-lo com sua esposa, o oficial autoriza.
— Vamos, embarquem senhoritas! — Pediu o oficial Murdoch a Sra. Duff e sua criada. — Cuidado com o vão!
Em seguida, um grupo de foguistas apareceram no local.
— Preciso de homens para esse bote... — Murdoch avisou aos foguistas que se amontoavam na frente do bote. — Symmons, pode assumir o leme?
O vigia assentiu e adentrou no bote s seguido pelos foguistas que também entraram e assumiram os remos.
— Muito bem. Ponham os braços e mãos para dentro! — Murdoch avisou aos ocupantes do bote e rapidamente emitiu a ordem final. — Podem baixar!
Com um leve solavanco, o bote começou a descer, mas ocorreu um incidente durante sua descida do convés dos botes. Uma protuberância chamada spar, na altura do Convés B, enroscou na borda do bote, atrasando o processo de descida. Até que a equipe usou uma faca ou algo semelhante para cortar o obstáculo, livrando o bote para alcançar o mar.
━─━─━─「⊱✠⊰」─━─━─━─
Em bombordo, às 01h00min, o oficial chefe Wilde arria o bote de número 8 com 39 pessoas (04 homens e 35 mulheres = 04 tripulantes e 35 passageiros da primeira classe), sob o comando do marujo Thomas Jones. 01h05min, arriado de estibordo o bote 1, com apenas 12 pessoas onde cabem 40 (10 homens e duas mulheres = 07 tripulantes e 05 passageiros da primeira classe). A operação é na área de Murdoch, mas quem a procede são tripulantes que, ato contínuo, pulam para o bote, provavelmente em decorrência de entendimento prévio com Sir Cosmo. O comando é do vigia Symons. O mar desborda a sexta antepara. A terceira sala das caldeiras, no meio do navio, está inundada. Alguns fornalheiros fugiram, um pequeno grupo ficou para trás e é alcançado pela água. Lightoller já se ocupa do bote 6. Com o navio adernando para bombordo, o bote pendurado afasta-se mais de meio metro do convés. É demorado o carregamento do bote 6, na qual, as mulheres ainda hesitam em embarcar no barco.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Desastre do Titanic
Historical FictionSinopse: . . . Dorothy Chambers, uma jovem inglesa que embarcou como passageira de primeira classe a bordo do grandioso RMS Titanic, da White Star Line, rumo a um horrível casamento. Porém, o destino a salva brevemente ao conhecer um passageiro de t...