seksten

1.1K 85 3
                                    

Na terça eu acordei cedo e me arrumei para o café de Eva, a casa dela não era tão distante da minha então não me preocupei em pegar o ônibus ou um táxi

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Na terça eu acordei cedo e me arrumei para o café de Eva, a casa dela não era tão distante da minha então não me preocupei em pegar o ônibus ou um táxi.

Chegando lá toquei a campainha e a ruiva me antense sorrindo.

_ Você veio_ ela falou me puxando para um abraço e fechando a porta.

_ Não perderia seu café por nada_ falei segundo ela pelo interior da casa_ Oi_ falei abraçando Chris que estava em pé perto da bancada.

_ Oi_ ela sorriu retribuindo o meu abraço_ Feliz dia da constituição.

_ Para você também_ falei me sentando junto com ela_ Noora?

_ Ela falou que vinha_ Vilda levantou o ombro e na hora escutamos a campainha_ Acho que ela chegou.

_ Feliz dia da constituição_ todas nós falando quando ela entrou. Ela ainda tinha o rosto um pouco abatido.

Todas nós nos sentamos na mesa e brindamos e rimos um pouco.

_ O dia 17 de maio é o meu favorito_ Vilda falou rindo_ Começa o daí com álcool e termina com álcool_ eu fiz um high five com ela pegando mais um pouco da minha champanhe.

Ficamos falando sobre sorvete e eu definitivamente não sabia sobre as tradição norueguesa então só escutei e ri.

_ A passeata do Russ é em duas horas_ Vilda falou rindo.

_ Vou acenar para vários_ Chirs falou e puxou mais um brinde_ Saúde para vocês.

Eva chamou a atenção da gente batendo com a faca em uma taça e se levantando.

_ E tão legal que todas conseguiram vir para esse dia 17 de mais hoje. Eu amo todas vocês. Vocês sabem, não é por isso que vou fazer um discurso. Eu quero dizer, Noora_ ela cantarolou olhando para a loira na ponta da mesa que antes estava alheia de tudo_ Pensei em ler seu artigo como um tipo de discurso hoje_ Franzi a testa e Eva começou a ler_ Jovens noruegueses passam mais de 4horS  por dias em rede sociais de acordo com o estudo. Alguns acreditam que é uma perda de tempo mas eu entendo bem porque fazemos isso. A sociedade é direta nas mídias sociais. Onde é possível se desconectar o bloquear tudo que não gosta. Hoje celebramos nossa Constituição. Onde diz que todos têm direitos iguais e que os humanos nascem livres e devem permanecer livres. Livres para ficar nas redes sociais por 4 horas,
Livres para ficar bêbados e fazer o que quiser, livres para gastar 900.00 em um Russ bus, A Noruega não é o mesmo país de quando a Constituição foi escrita. A Sociedade norueguesa está em constante desenvolvimento. Hoje milhares de refugiados estão chegando à Europa em busca de um lugar para viver. São pessoas de uma cultura diferente da nossa. Pessoas cujos valores podem discordar. Alguns temem que eles vão ameaçar os nossos valores noruegueses. Seria melhor se existisse a opção de bloqueá-los como no Facebook. Mas não é bem assim. Então, neste dia em que celebramos a nossa Constituição. Devemos lembrar o que estamos celebrando. Se acreditamos nos valores em que ela é baseada, Se concordamos com uma ideia de que todos devem ser livres e ter direitos iguais, É nossa responsabilidade lutar para preservar os valores para todos. Não instalar para abrir portas para estranhos que querem ameaçar nossos valores. Mas não se trata de abrir portas para eles.  Vivemos em uma sociedade porque precisamos uns dos outro. Pessoas precisam de pessoas. Pode ser cansativo lidar com outros especialmente com os quais você discorda. Aqueles que pensam diferente de você.  Seja alguém de uma cultura diferente uma amiga de infância chata do Facebook. Numa sociedade pacífica com direitos iguais temos que conseguir ouvir e tentar nos entender. Talvez seja mais fácil entender se nos concentrarmos no que temos em comum ao invés de diferenças. Procure o que estamos de acordo em vez do que discordamos. Talvez só enxergarmos o pior nos outros exatamente isso o que eles vão nos mostrar. Temos o direito de desperdiçar 4 horas em rede sociais todos os dias, porque alguns antes de nós lutaram por essa liberdade. Em breve seremos nós que não que tomaremos conta desse país. Cabe a nós determinar quais valores e veremos no futuro. Espero que direitos iguais e liberdade para todos seja uma batalha que estamos prontos para enfrentar. Seriamente. Se não nós que fomos criados no país mais livre e rico do mundo Se não escolher me generosidade, paciência e abertura se não escolher nos cuidar e acreditar no bem para o outro se não pudermos lutar pela justiça, então quem seria capaz de fazer isso?_ Todas nos escutamos em silêncio e quando ela terminou aplaudimos, Noora sabia escrever algo que marcaria a todos que lesem.

Connexion (chris schistad-Skam)Onde histórias criam vida. Descubra agora