Último dia de aula do oitavo ano. Todo mundo se despedia, assinando camisetas e agendas, dando um último abraço antes das tão aguardadas férias.
Mari, Aninha, Ingrid e Susana foram se despedir da professora Aline, de português e redação. Ela estava de casamento marcado, e as meninas estavam curiosas sobre a lua de mel.
- Vai ser em Liverpool, na Inglaterra - a professora respondeu empolgada.
- Liverpool? - Mari fez uma careta engraçada. - Você é a primeira pessoa que eu conheço que vai passar a lua de mel em Liverpool. Por quê?
- Por causa disso - ela mostrou um livro grosso, uma biografia dos Beatles. - Eu e o meu noivo somos fãs dos Beatles e sempre tivemos vontade de conhecer a cidade onde teve início a banda mais famosa do mundo.
- Que legal! - Aninha pegou o livro, maravilhada com a quantidade de fotos. - Sabia que eu nunca li uma biografia? Engraçado, né? Eu, que adoro ler, nunca tive a curiosidade de ler a história da vida de alguém.
- Ah, isso vai ser muito fácil, Aninha - Susana fez pose de artista de cinema, simulando o gesto de adeus das atrizes. - Quando eu me tornar uma atleta famosa e escreverem a minha biografia, você vai ser uma das primeiras a ler, combinado?
- Mas essa garota está muito metida! - Ingrid riu. - Vai escolher um jornalista bem famoso pra escrever?
- Vocês me divertem! - Aline riu das quatro enquanto esvaziava a mesa, colocando tudo em uma grande sacola.
- No ano que vem, você vai continuar a ser nossa professora de português e redação, né? - Aninha perguntou, fazendo uma cara de súplica tão engraçada que todas caíram na risada.
- Pois é, vou sim, meninas! - Elas aplaudiram. - Último ano do ensino fundamental. Depois vem o ensino médio, a escolha da profissão, o vestibular...
- Ai, professora! - Mari deu um gritinho. - Por favor, não me assusta!
- Calma, Mari! - ela riu. - Estou falando isso para aproveitarem bastante o nono ano, enquanto grandes responsabilidades não aparecem.
- A gente podia fazer algo bem marcante, algo que a gente pudesse guardar para sempre! - Ingrid fez a tradicional cara de romântica, pensando, claro, que o mais marcante do ano seria ela encontrar sua alma gêmea.
A professora fez uma cara engraçada olhando para as quatro garotas. Abriu novamente a sacola e pegou a biografia dos Beatles.
- Que tal isso? - balançou o livro para elas, com um sorriso enorme no rosto, deixando as garotas confusas.
- O que você quer dizer, professora? Que a gente deve marcar o ano que vem sendo fãs dos Beatles? - Susana perguntou com uma cara espantada.
- Não! - Aline riu tanto que teve de se segurar na cadeira. - Se quiserem gostar dos Beatles, têm o meu apoio. Mas estou falando do que a Ingrid acabou de dizer. De vocês fazerem algo que pudessem guardar para sempre.
- Continuo sem entender - Ingrid pegou o livro, olhando intrigada para a capa.
- Vocês não inventaram uma sigla para a amizade de vocês? As MAIS? Então! Que tal se escrevessem uma autobiografia juntas no ano que vem? Cada uma escreve uma parte e depois, no fim do ano, vocês podem juntar tudo num único volume.
- Achei a ideia sensacional! - Aninha vibrou. - Falou em livro, é comigo mesma!
- Mas isso não é difícil de fazer, hein, professora? - Mari coçou a cabeça.
- Que nada! - Aline continuou defendendo a ideia. - Escrevam do jeitinho de vocês, sem se preocupar com regras. Escrevam com o coração. Depois de uns anos, quando vocês estiverem mais velhas e forem ler de novo, prometo que vão dar boas risadas! Eu tenho vários diários, de quando eu era adolescente, guardados até hoje. É diversão na certa.
Como a escola já estava praticamente vazia, as meninas saíram do CEM pela última vez aquele ano. Os portões se fecharam e as MAIS resolveram comemorar o fim do ano letivo na praça de alimentação do shopping.
Depois de se fartarem com hambúrgueres, batatas fritas e sundaes de chocolate, Ingrid se lembrou da sugestão da professora.
- E então, meninas? Vamos escrever um livro juntas? - ela se empolgou tanto que chegou a babar a calda do sundae.
- Eu topo! - Aninha bateu palmas. - Posso juntar as partes no fim do ano, como a Aline sugeriu. Eu queria mesmo aprender a diagramar um livro, vai ser uma ótima oportunidade!
- Mas como a gente vai fazer isso? - Mari perguntou já animada.
- Bom, nós somos quatro - Susana começou a fazer uma expressão pensativa, típica de quando precisava solucionar algum mistério ou caso complicado. - E se a gente seguir a ordem da nossa sigla?
- Seguir a ordem da sigla?- Ingrid ficou confusa. - Como assim?
- É, a ordem da sigla! - Susana continuou. - Cada uma escreve mais ou menos o que aconteceu em um trimestre, na ordem da sigla das MAIS. Primeiro a Mari, depois a Aninha, depois você, Ingrid, e eu por último.
- Ótima ideia! - as outras responderam em coro.
- Então fica combinado - Aninha falou já arrumando a mochila, pois tinha que voltar para casa. - O ano que vem vai ser ainda mais divertido!
- Espero que no nosso livro tenha muitas cenas de amor - Ingrid agarrou a mochila cor-derosa e ganhou um abraço coletivo das amigas.
As MAIS terminaram aquele ano com a promessa de se tornar ainda mais amigas. O fim do ensino fundamental prometia grandes alegrias, expectativas, realização de sonhos e, quem sabe, grandes amores...
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Mais - Patrícia Barboza
RomanceMAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, relatando suas...