Eu me chamo Maria Rita. Eu acho o meu nome lindo, mas adoro ser chamada pelo apelido: Mari. Tenho 14 anos e estudo no Centro Educacional Machado, mais conhecido como CEM. Minhas melhores amigas são a Aninha, a Ingrid e a Susana. Fizemos a sigla da nossa amizade, MAIS, com as nossas iniciais. Afinal de contas, somos as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS "modestas" do Rio de Janeiro.
O CEM fica em Botafogo, o bairro onde todas nós moramos. É bem legal, pois vivemos pertinho umas das outras e do colégio, dá para fazer tudo a pé. Na sexta-feira, geralmente vamos ao shopping depois das aulas, para dar uma conferida nas vitrines e fofocar na praça de alimentação. De tanto a gente fazer isso, acho que todo mundo que trabalha lá já conhece a nossa cara!
Agora eu tenho que contar como as minhas amigas são especiais!
A Aninha é a intelectual. Adora ler e está sempre bem informada sobre tudo. Além de inteligente, é a mais bonita do quarteto. Tem os cabelos loiros até a cintura e olhos azuis lindos. Os garotos se jogam aos pés dela. E acredita que ela nem percebe? É tão desligada essa minha amiga... Ela causa raiva em qualquer garota: come de tudo e não engorda! Aproveita o corpinho que tem e abusa das calças jeans de cintura baixa, camisetas coloridas e sandálias da moda.
A Ingrid é a romântica. Adora filmes de amor e chora em todos eles, colocando-se sempre no lugar da mocinha. Sua cor preferida é rosa. Quando digo rosa, leve ao pé da letra: roupa, celular, agenda, decoração do quarto, mochila. Ela procura ser alto-astral e acredita que todas as pessoas têm um lado bom que precisa ser cultivado. Adora incensos e florais de Bach. É a coisa mais fofa, ruivinha, com os cabelos na altura dos ombros e cachos nas pontas, além de sardas nas bochechas. Ela é baixinha, é a nossa Chaveirinho.
A Susana é a atleta. Ela é muito alta e a sensação do time de vôlei do colégio. Quando eu digo alta, é pra valer! Ela tem 1,85 metro de altura e nem fez 14 anos ainda! Nos campeonatos, não tem pra ninguém, a Susana é a melhor em quadra. E entende tudo de tratamentos de beleza. Sempre que a gente precisa de uma forcinha ou de dicas para tratar melhor dos cabelos ou da pele, vamos correndo atrás dela. Ela adora usar chapinha e, para facilitar prender os cabelos nos treinos e partidas, mantém os fios na altura dos ombros. Seus cabelos são bem pretos e, como adora uma praia, tem um bronzeado de causar inveja.
Acho que deu para perceber que sou uma tremenda puxa-saco das minhas amigas, né? Mas já falei muito delas. Agora vou falar um pouquinho de mim.
Você paga mico? Passa vergonha nas horas mais impróprias, derruba coisas, leva tombos, fala o que não deve, tropeça nos próprios pés?
Pois é, eu sou assim! Não aguento mais passar por isso todo santo dia. O pessoal lá do CEM adora falar: "Não se irrita, Maria Rita!" Mas cá entre nós: não é para ficar irritada com essa rima sem graça? De vez em quando, um dos garotos solta essa frase, com toda a ênfase no i: "Não se irriiita, Maria Riiita!" Até lá em casa começaram a falar assim comigo, acredita?
Não tem jeito, deve estar no meu DNA ou alguma coisa assim. Nasci para ser atrapalhada e pagar micos e vou continuar desse jeito pelo resto da vida. (Ok, acho que esqueci de falar que também tenho um lado dramático e exagerado!) O segredo é ser a primeira pessoa a rir. Se eu demonstrar que fiquei chateada ou irritada, aí é que pegam mesmo no meu pé. E lá vem a famosa frase: "Não se irrita, Maria Rita!" Estou aprendendo a me controlar, mas não é uma coisa muito fácil de fazer, já que pagar mico é algo que faz parte do meu dia a dia.
No quesito aparência, me considero normal. Meus olhos são castanhos, assim como meus cabelos, que gosto de usar mais compridos, abaixo da altura dos ombros. Eles são naturalmente lisos, sem precisar de escova progressiva, regressiva, de cebola, amendoim, ovo cozido ou qualquer outra escova maluca que inventam a cada dia. Tenho uma franjinha em que só a Solange, minha cabeleireira, pode colocar a mão. Ah, e tenho uma coleção de tênis coloridos. Amo! Gosto de usar com jeans ou vestidinhos, tanto faz.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Mais - Patrícia Barboza
RomanceMAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, relatando suas...