26-Oi! Eu sou a Susana,a S das MAIS!

760 41 1
                                    

Eu sou a atleta da turma. Adoro jogar vôlei e meu maior sonho é me tornar atleta profissional. Já pensou, participar das Olimpíadas? Uau, ia ser o máximo! E o engraçado é que essa história de praticar esportes começou meio que sem querer. De uma hora para outra, comecei a crescer e fiquei muito mais alta que as meninas da mesma idade.

Por causa disso, passei a andar meio curvada, parecia um boneco desengonçado. Acho que eu tentava ficar da mesma altura das outras pessoas e acabava me entortando toda. Em um primeiro momento, minha mãe quis me colocar em um curso de modelo, para aprender a andar "como uma mocinha", usando as palavras dela. Mas a Eulália, coordenadora da escola,perguntou se eu não gostaria de entrar para o time de vôlei. Resolvi aceitar mais por curiosidade e acabei adorando. O vôlei se tornou a minha vida!

A rotina de treinos é bem pesada. São três horas, três vezes por semana. Isso quando não estamos em época de campeonato. Aí é sábado, domingo e feriado também. Por causa disso,durante boa parte do dia só ando de cabelo preso, suada e com a pele um pouco castigada. Para melhorar o visual, acabei criando uma rotina de beleza para quando estou fora das quadras.

Gosto de cuidar dos cabelos, da pele e das unhas e me tornei a consultora de beleza das MAIS nas horas vagas.

Sábado de manhã, resolvi passar no cabelo um creme à base de queratina. É ótimo para deixar os fios mais resistentes e fortes, além de dar brilho. O legal é que a gente encontra em qualquer farmácia e não é caro. Depois da vitória do nosso time no intercolegial de vôlei, precisei retomar a minha rotina de beleza, pois levei um susto quando me olhei no espelho.

O campeonato foi muito estressante! Não tive muito tempo para me cuidar e, como naquele sábado era aniversário da minha avó, fiz uma limpeza de pele com um produto especial para meninas da minha idade e passei o creme no cabelo. Eu já tinha ficado meia hora com a touca na cabeça, dez minutos além do recomendado, pois me distraí escolhendo a roupa que usaria no jantar. Mas não tinha problema.

Lavei os cabelos para tirar o creme e ficaram lindos! Depois usei a chapinha. Meus cabelos são bem pretos e levemente ondulados, mas gosto que fiquem lisos, na altura dos ombros. Esse é o tamanho ideal para cuidar bem deles e conseguir fazer um rabo de cavalo com elástico, por causa dos jogos.

Eu estava com saudade da minha avó! O campeonato tomou todo o meu tempo e já fazia duas semanas que eu não a visitava. Desde que ela ficou viúva,preferiu morar sozinha. Mas isso não quer dizer que ela realmente fique só. Está sempre envolvida em causas sociais, resolveu fazer um curso de pintura e agora está fazendo dança de salão. Eu acho isso maravilhoso, nada a ver ficar em casa alimentando a tristeza. Meu avô faleceu há dois anos, e já estava mais do que na hora de ela dar a volta por cima.

Minha avó é a pessoa que mais entende a minha paixão pelo vôlei. E foi no colo dela que chorei quando o Stewart voltou para os Estados Unidos. Ele foi o meu primeiro namorado. Logo que o vi me apaixonei! E ele tinha um diferencial dos outros meninos: a altura.

Pensa que é fácil ter 1,85 metro de altura aos 14 anos? Já recebi todo tipo de apelido: poste,varapau (o preferido da Ingrid), girafa, espanadora da lua, e por aí vai. O Stewart tem 1,95 metro, meio ruivinho de olhos azuis. As MAIS achavam que ele era branco além da conta, mas eu não me importava. A gente se divertia muito juntos. Ele falava bem português, mas às vezes trocava as palavras e eu caía na risada. Foi muito difícil quando ele foi embora. Eu sabia que um dia ia acontecer, mas fala isso pro coração?

- Ah, agora sim parece uma mocinha decente! - minha mãe praticamente gritou na porta do meu quarto, me arrancando das minhas lembranças.

- Ah, agora sim parece uma mocinha decente! - minha mãe praticamente gritou na porta do meu quarto, me arrancando das minhas lembranças

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

- E desde quando eu não fui uma mocinha decente, hein, dona Valéria?

- Desde quando cismou com esse negócio de ser atleta. A maior parte do dia vive toda desgrenhada, suada! Fora os hematomas que arruma. Nessas últimas semanas, parecia até um espantalho.

- Ai, que exagero, mãe! Eu estou sempre arrumada. Pode contar que eu tenho mais creme,xampu e maquiagem que você. E não é por causa das suas implicâncias. Eu gosto de me cuidar.Se você tivesse ido ao jogo da final, ia entender o porquê de tudo.

- Você sabe que eu estava muito ocupada nas duas farmácias, Susana. Numa outra oportunidade eu vou. Agora vamos que estamos atrasadas. Você sabe que a mamãe não gosta de atrasos. Eu queria levá-la a um restaurante, mas ela cismou que queria cozinhar.

Minha mãe adora o verbo "cismar". Quando ela não entende a razão de alguma coisa, acha que as pessoas "cismaram" com aquilo. Assim como ela pensa que eu "cismei" com o vôlei,acha que a vovó "cismou" de cozinhar. Ela não entende que as pessoas gostam de fazer certas coisas, sentem prazer nelas. Eu queria cortar essa palavra do dicionário dela.

É claro que eu amo a minha mãe. Mas ultimamente ela anda pegando muito no meu pé. Toda semana tem uma discussão. Ela não faz isso com o meu irmão, o Anderson. Ele está no primeiro ano de farmácia, então virou o ídolo dela. Quando eu disse que queria fazer faculdade de educação física, ela quase teve um treco. Eu acho a profissão dela muito interessante, legal mesmo. Mas não consigo me ver dentro de um laboratório, em meio a tubos de ensaio e fórmulas de medicamentos.

Meu pai é piloto de avião, vive mais no céu do que na terra. Quando ele está em casa, até evito assuntos polêmicos, pois gosto de ouvir as histórias das viagens dele. Não quero arrumar mais confusão, sabe? Principalmente porque eu quero participar do campeonato de fim de ano. Vai ser uma competição entre os vencedores dos intercolegiais de várias cidades. Mas, para participar,preciso recuperar a minha nota em matemática. Tirei nota baixa na última prova e, para ficar na média, preciso tirar no mínimo 8 na prova final do terceiro bimestre. A Aninha ficou de estudar comigo, estou realmente precisando!

O Rubens, meu treinador, disse que vai ter uma surpresa no próximo treino. Estou curiosa! Não consigo imaginar o que pode ser. Mas, como ele estava sorrindo de orelha a orelha, deve ser coisa boa. Acho que tem algo a ver com essa competição. Por isso, mais do que nunca preciso me dar bem na prova de matemática.

Quando chegamos à casa da vovó, sentimos um cheiro maravilhoso vindo da cozinha. Ela tinha feito uma torta de batata com queijo dos deuses! Estava superfeliz e tinha convidado duas amigas da dança de salão para o jantar. Quando abriu o presente que eu tinha escolhido para ela,me encheu de beijos. Compramos um vestido com uma saia bem rodada para as aulas de dança.

Ela foi experimentar na mesma hora e ficou rodopiando pela sala. Ah, se a minha mãe tivesse puxado um pouquinho da alegria da vovó! Ela com certeza entenderia que, muitas vezes, dois mais dois até pode dar cinco. E que nem tudo com que ela não concorda está necessariamente errado.



As Mais - Patrícia BarbozaOnde histórias criam vida. Descubra agora