AS CONSEQUÊNCIAS DA NOITADA COM PATRICK AINDA ERAM VISÍVEIS EM SEU CORPO. Dito assim, nesses termos, muitos pensariam em altas noites de bebedeira, festas e até coisas mais calientes. Longe disso. A vantagem de namorar com aquele garoto específico era que ele nunca fora dado a farras - e talvez isso tenha sido o que mais a atraiu nele. Diferente dos namorados de suas colegas, que viviam em uma eterna busca por agarramentos, cenas de ciúmes e tentativas de levá-las para a cama, o namorado dela a deixava livre desses incômodos. Mas, como diz o ditado, nenhuma boa ação vem sem reação. Apesar das citadas vantagens, Patrick adorava jogos de videogame, ainda mais campeonatos de e-sports. Assim, passava horas e mais horas jogando ou vendo os outros jogar.
E, no intuito de acompanhar o namorado, Tássia passou a ficar acordada com ele até tarde da noite.
— Eita, que a jogatina foi boa, hein?! — Fernando sussurrou no ouvido dela assim que entrou na sala do cursinho preparatório. A garota fechou a notícia que lia no celular sobre um garoto que tentara suicídio após terminar com a namorada. — Tássia, minha filha, tu tá acabada, sinceramente.
A garota tentou esconder ainda mais o rosto com o boné, sem sucesso. As olheiras ficariam visíveis até se ela usasse óculos escuros, maquiagem ou uma máscara.
— O Patrick exagerou ontem... — resmungou.
— Exagerou, não, né? Ele acabou contigo!
Um garoto próximo espiou, expressão de curiosidade no rosto. Duas meninas na fileira anterior soltaram risinhos de cumplicidade. Sim, Tássia pensou, não haveria quem escutasse uma conversa como aquela e não pensasse algo errado. Foi impossível não afundar ainda mais na cadeira.
"Nesse ritmo, minha reputação de melhor aluna da turma vai pra lua!"
O pensamento veio com um tempero de desespero.
A pandemia de Covid-19 obrigou várias escolas a fecharem as portas. E a escola de Tássia, mesmo sendo particular, não se livrou do fardo. Apesar de ter aulas online e de os pais terem pagado professores particulares, o ENEM daquele segundo ano pandêmico foi complicado. Mesmo com todo o esforço feito pela garota, horas e horas dedicadas aos livros e aos simulados que encontrava pela internet, a tutela de um professor em sala de aula fez falta. O resultado não foi outro: estresse, princípio de estafa e tal desespero que, no primeiro dia da prova, Tássia caiu de cama.
"Covid?", os vizinhos perguntavam.
"ENEM.", a mãe respondia. E acrescentava: "Esgotamento Neural do Ensino Médio."
Por isso, quando a vacinação avançou e algumas regras sanitárias foram abrandadas, Selma e Abel buscaram por um cursinho intensivo e matricularam a filha. De volta à rotina seminormal, professores, ambiente estudantil e um lugar onde podia se concentrar apenas nos estudos, Tássia refloresceu e voltou a colher os louros de ser a melhor aluna da turma. Só não contava se envolver com Patrick Forin mais a fundo, apaixonar-se e deixar-se levar para o mundo das madrugadas de jogos.
Fernando terminou de arrumar a mochila e olhou para a colega com cara de enfado.
— Mas criatura, por que tu não fala logo pra ele que tu quer se dedicar aos estudos? É tão simples.
— Eu gosto dele.
— E eu tô falando o contrário, por acaso? — Tássia, cabeça abaixada na carteira, olhos fechados, negou. — Então! Eu tô dizendo é pra vocês conversarem. E outra: eu não lembro de vocês ficarem tão grudados lá na escola. O que aconteceu pra esse amor todo brotar desse jeito? Tá pagando promessa, é? Fazendo caridade?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor em Tempos de ENEM
Teen Fiction🏆 Vencedor Wattys 2022, Jovem Adulto Às vésperas do ENEM, Tássia, uma garota de 17 anos, se vê diante de uma difícil decisão: terminar o namoro com Patrick, já que o namorado não parece disposto a largar os jogos de videogame para estudar. Contudo...