HAVIA CERTA DESCONEXÃO ENTRE O NÍVEL DE ATENÇÃO E DE TRANQUILIDADE DE TÁSSIA EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS E O FATO DE A MENTE DELA ESTAR MAIS PREOCUPADA COM BRENO DO QUE COM ASPECTOS EDUCACIONAIS. Era como uma equação inversamente proporcional: quanto mais prestava atenção ao rapaz e seus problemas, mais conseguia se concentrar na busca pelas respostas da prova.
"Qual o significado disso?", ela se perguntou no sábado à noite antes do segundo domingo de simulado. E tanto ficou imersa em conjecturas sobre si que quando pegou no sono já eram três horas da manhã. Já até imaginava o cansaço durante a prova.
Quando acordou, um cheiro muito bom impregnava o quarto. Espreguiçou-se, levantou e arrumou a cama. O céu estava nublado. Enquanto tomava banho e arrumava suas coisas, torceu para que São Pedro não decidisse testar a paciência dos ludovicenses com mais uma tempestade daquelas. Penteou o cabelo, vestiu-se e saiu do quarto para se deparar com odores de churrasco vindos da varanda. Estranhou.
Ao chegar à sala, viu o pai sentado assistindo ao Globo Esporte. Seu Abel estava com um espeto na mão, descalço e sem camisa, enquanto dona Selma passava com um copo de cerveja na mão.
— Vixe, a Bela Adormecida acordou.
Abel se virou para cumprimentar a filha e estranhou as roupas e a mochila nas costas.
— Tu vais pra onde uma hora dessa?
A garota titubeou. Abriu a boca, muda. Olhou para o programa esportivo e notou que os apresentadores já estavam se despedindo. O sangue gelou.
— Que... Que horas são?
— Doze e meia, Tássia — a mãe deu um sorriso preocupado. — A gente pensou que tu tinha decidido não ir pra segunda etapa. É só um simulado mesmo.
Tássia notou que dona Selma e seu Abel ficaram em alerta, talvez à espera de um surto de ansiedade como nunca antes tinham visto. A filha perder uma prova, mesmo que apenas um simulado, até então era motivo de desespero, choro e tardes trancada no quarto se culpando pelo que fizera. Porém, qual não foi a surpresa deles quando a garota se limitou a balançar a cabeça e jogar a mochila sobre o sofá.
— Bom, paciência, né? E um simulado é só isso: uma simulação. — Deu um beijo na bochecha do pai, paralisado de susto, e seguiu para conferir o churrasco. — Tem frango?
Selma olhou para o boquiaberto marido e piscou três vezes, tão alarmada quanto.
— Que que foi isso? — sussurrou.
— Drogas. Ou talvez sejam os hormônios, sei lá. Talvez tenha levado um choque no banheiro.
— Talvez tenha amadurecido?
O casal trocou um olhar, cúmplice, mas não teve tempo de mais conjecturas.
— Gente, vocês dois vão ficar de lero-lero ou a gente vai comer?
Apesar do susto, os pais sorriram.
Aquela novidade era interessante.
***
— PAI, O SENHOR PODE ME LEVAR A UM LUGAR?
Abel desviou a atenção do filme e mirou Tássia. A filha estava deitada no tapete no centro da sala. Estavam todos meio grogues após a comilança do almoço, aproveitando a brisa fresca que entrava pela varanda. A pergunta foi tão repentina que, por um instante, ele se perguntou se fora assim tão instantânea e não planejada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor em Tempos de ENEM
Teen Fiction🏆 Vencedor Wattys 2022, Jovem Adulto Às vésperas do ENEM, Tássia, uma garota de 17 anos, se vê diante de uma difícil decisão: terminar o namoro com Patrick, já que o namorado não parece disposto a largar os jogos de videogame para estudar. Contudo...