30. A VÉSPERA DO ENEM

116 33 10
                                    

A MENTIRA PODE SER ALGO DELIBERADO. Ou então, pode ser fruto de uma mera conjuntura que leva a pessoa a mentir. No caso de Tássia, foi autoproteção. Quando chegou ao cursinho na segunda-feira, todas as pautas de assuntos giravam em torno de três pontos: as provas do Simulado Geral, a ausência de Breno e, é claro, a falta de uma das alunas mais empenhadas do Geração. Foi colocar os pés no cursinho que até Cassiana, a segurança, veio lhe perguntar se estava tudo bem.

O que aconteceria se contasse que acordara tarde e depois ficara até de madrugada na casa de Breno?

O jeito foi mentir. Inventou que tivera um jantar com muita macarronada no sábado, coisa que estimulou uma diarreia homérica no dia seguinte. Segundo deu a entender, passara o dia inteiro sentada no vaso sanitário. "Emagreci uns quatro quilos", argumentou.

Porém, nem todos acreditaram nisso.

— Tá, fala a verdade.

Tássia olhou para Fernando e fingiu inocência. Tomou mais goles de suco do que era preciso e quase se engasgou. De longe, Hilton e Raquel, empolgados em uma conversa com um grupo de professores, olharam para ela.

— De novo? Isso é uma investigação?

— Não. Isso é uma amizade. Tu mudou muito nos últimos meses — ela ergueu os ombros. — E coincide com a chegada do Breno.

— Tu quer dizer o que com isso?

— Que talvez tu tenha, finalmente, encontrado alguém que te impulsione pra algo que realmente faz sentido pra ti.

Ela tornou a beber de seu suco.

— Só tem uma coisa que faz sentido pra mim, Fernando. E ela vai acontecer daqui a quinze dias.

— É um aniversário? — Ele brincou.

— Aniversário? Que aniversário?

— Do Breno.

Tássia recuou o corpo, testa franzida. Aquela era uma informação nova.

Aniversário do Breno? Como tu sabe disso?

— Ora, como todo mundo: pelos lembretes do Facebook.

— Meu Deus, quem ainda usa Facebook?

— Cada vez menos pessoas, é certo. Mas muita gente abandonou o Face sem excluir a conta, e o Breno é uma dessas pessoas.

— E pra que mesmo tu quer saber do aniversário dele?

Fernando fez um gesto de enfadado.

— Eu não fui atrás dessa data. Saber disso foi mera consequência daquela busca por informações que o pessoal fez. Ao invés de escutar boatos, eu fui até a fonte atrás de fatos concretos.

— E eu é que vou fazer Jornalismo...

Fernando massageou o pescoço e deu uma olhada no namorado, que agora falava tão alto sobre uma das questões da prova que já atraía um grupo de alunos para o seu entorno. Sorriu para a amiga.

— Tu te conectou a ele, não foi?

— Sabe o tipo de pessoa que parece ter um mistério em torno de si que atraí todo mundo? O silêncio dele faz isso.

— E tu foi atrás desse silêncio.

— Não. Eu não fui atrás. Só... Só aconteceu.

Amor em Tempos de ENEMOnde histórias criam vida. Descubra agora