Stella Montenegro

1.9K 104 57
                                    

Carmen.

Muitas coisas aconteceram desde que voltamos de Pelotas mas, certamente a principal delas havia sido a presença de Sofia e a compra de Espelho D'água.

A nossa nova propriedade era fascinante, ainda mais bela que Águas Claras e meu coração se aqueceu ao saber que poderíamos passar alguns dias lá, aproveitando aquele rio maravilhoso, eventualmente.

Sofia chegou na fazenda, casualmente, no mesmo dia em que retornamos. Já fazia uma semana desde o nosso retorno da viagem e de sua chegada em nossa casa, mas ainda não havíamos conversado definitivamente sobre tudo que aconteceu na capital.

Decidi que estava na hora de questioná-la, então, depois do jantar, em uma noite qualquer, Isabel se retirou para o escritório e eu vi ali a oportunidade.

-Catarina... - Chamei a jovem que estava na sala conosco. - Vamos nos retirar, acho melhor ir dormir também, em breve os empregados apagarão as velas. - Disse sorrindo, mas a verdade é que eu não queria que Isabel cruzasse com ela a sós assim que saísse do escritório. - ¡Buenas noches! - Desejei e apertei levemente seu ombro.

Eu gostava de Catarina, o problema é que as caraminholas que Lucília plantou em minha cabeça haviam criado uma raíz grossa e forte. Regada, principalmente, pelas investidas e sorrisos curiosos que a menina jogava para a minha Baronesa e pensava, inocentemente, que eu não via.

-Boa noite, meninas! - Disse empolgada. - Eu realmente estou cansada, cavalguei o dia inteiro, preciso mesmo dormir. - Sorriu contente para nós.

-Vamos nos retirar mesmo? - Sofia perguntou rindo e eu concordei com a cabeça.

- Vamos sí! Para tu quarto. - Rimos baixinho para passar pelo corredor, meu bebê já estava dormindo e Isabel trabalhando, o que significava uma conversa sem interrupções.

Até parecia tudo bem, mas Sofia cruzou os braços e suspirou, estava distante dali, era perceptível, então apenas observei-a de canto de olho enquanto entrávamos no quarto.

-Senta aqui. - Pedi batendo levemente na cama logo depois de sentar-me também.

Sofia veio em silêncio e se aconchegou ao meu lado de um jeito pesaroso. Ela disfarçava bem na presença de Isabel, mas eu conhecia aquela mulher desde que era uma menininha birrenta. Sorri e a puxei para o meu colo.

-Tu és irritante. - Disse revirando os olhos e derramando algumas lágrimas que estavam presas em seu peito.

Sofia deitou a cabeça sobre minhas pernas e se encolheu como uma menina, eu acariciei seus cabelos loiros e deixei um beijo em sua testa quando suspirou.

-O que aconteceu? - Perguntei aflita.

Aquela casa não fazia mais parte da minha rotina, mas mentiria se dissesse que não sentia nada quando pensava em tudo aquilo. Durante esses anos, me arrependi diversas vezes de ter vendido o bordel.

-Leopold está velho demais para uma vida noturna. - Sofia disse com pesar. - Ele perguntou se eu gostaria de comprar a casa, mas eu não tinha dinheiro, aquele lugar é caríssimo. - Disse assustada e eu concordei sorrindo brevemente. - Então, logo depois achou um comprador. No início parecia tudo bem, Lázaro ficou conosco, tu sabes que ele e Joaquina agora estão juntos, te contei, não é?

- Sim! - Disse rindo. - Y yo no acreditei, mas encontrei os dois na Rua do Ouvidor na última vez em que estivemos na capital.

- Sim. - Sofia riu e revirou os olhos. - Enfim, Lázaro ficou e o senhor Giordanno, o comerciante que comprou a casa, parecia uma pessoa decente no início. - Ela pareceu distante e triste por um momento.

Carmen y Isabel - Livro IIOnde histórias criam vida. Descubra agora