No início do período moderno, a sociedade do país de Danann é dividida entre humanos e druidas, separados por condados, tendo os mais precários reservados aos humanos. Os únicos meios legítimos de um humano se tornar druida são vencendo uma batalha no Beltane, um evento anual e sangrento, onde quinhentos humanos batalham em um coliseu até sobrar um único vivo, ou sendo amado por um druida, do contrário, a miséria é garantida.
Aisling Maeve é uma ferreira humana de apenas dezoito anos e com albinismo, que trabalha para sustentar o pai inválido e o irmão caçula. Ela não tem condição de sustentar a família e passa fome, até o dia em que ela recebe uma carta com o símbolo do Beltane.
Na carta há uma ameaça: se Ais não comparecer ao Salão Cóisir, o palco do Beltane, ela deve pagar uma multa de duzentas monas. Sua família é contra isso, porém Ais sai escondida de casa e assume que sua vida não vale nem duzentas monas. E acaba que comparecer ao salão foi uma das melhores escolhas, pois ela será paga para forjar anéis para o evento durante uma semana.
Ais trabalha com outros ferreiros durante essa semana, mas não simpatiza com nenhum deles, exceto Feal.
Na véspera do evento, Aisling recebe três bilhetes de presente para assistir ao Beltane, entregues por Leanan Sidhe, a velha mais suspeita do Condado de Wexford, sempre abraçada à sua espingarda.
Chegando à arquibancada, Ais descobre que o seu irmão se candidatou a participar. Desesperada, invade a arena para impedir o irmão e se depara com Dian, um druida que bloqueia o seu caminho. Ela consegue se livrar de Dian, porém o pânico faz Aisling assassinar um homem para salvar o seu irmão, e ela é presa e condenada, descobrindo em seguida que a sua vítima era Feal, outro que se candidatou ao Beltane em segredo.
Na cadeia, Ais cospe no rosto de Conan, um florista interesseiro que quer se casar com ela por questões supersticiosas, acreditando que albinos trazem boa sorte, além de achar Aisling muito bonita e parecida com uma druida. Ironicamente, por sorte, ela é libertada às escondidas da prisão por Balor, uma druida general que precisa dos serviços de Aisling, de maneira clandestina, para a criação de um arco e flechas.
Tendo condições melhores de vida, recebendo muito mais do que antigamente e com um plano para o futuro, Ais conhece Dother na sua nova ferraria, um druida que a faz companhia todos os dias e que a convence a participar de uma festa, justificando ser o aniversário de seu irmão do meio e que queria a companhia de Aisling, nem que fosse um pouco. Ela aceita, não por conta da comemoração, mas para mapear melhor o seu ambiente de trabalho, pois Ais é censurada por Balor a todo o momento.
Nesta mesma festa, Aisling descobre que Dian, o druida que enfrentou no Beltane, é um dos três príncipes, e Dother é o príncipe caçula. Dian a percebe de imediato e não tem um pingo de misericórdia, humilhando Aisling publicamente, tentando ridicularizá-la na frente de toda a corte, querendo que Ais pare de fingir ser uma druida. No entanto, para a surpresa do príncipe, Aisling resiste à tortura e é retirada de cena por Redmond, o seu professor.
Esse evento remodela o ritmo de tudo, pois agora Balor precisa de uma forma para garantir que a presença incomum de Aisling não levante suspeitas em nenhum druida do nobre Condado de Kildare. Sendo assim, Ais passa a se chamar Bridie Marfach, é submetida ao obair, presa com um feitiço no condado dos druidas e passa a trabalhar como criada.
No primeiro momento, Ais percebe que a vida como criada não é tão ruim, pois as condições de tratamento são impecáveis, até Balor trazer as consequências por Aisling tê-la desobedecido. Agora, Ais terá de trabalhar como criada durante o dia e como ferreira durante à noite, tendo apenas três horas de sono e com um detalhe adicional: há um assassino à espreita que pode encontrá-la a qualquer momento.
Liam, Alby e Quinn são humanos que foram levados para a mesma oficina que Ais deve trabalhar, também alvos do assassino. Liam é um proprietário de orfanato e está ali para arrecadar fundos para a instituição, Quinn é um artesão amedrontado e Alby, por coincidência, era o mestre e chefe de Feal, o rapaz que Aisling assassinou.
As coisas não vão bem. Aisling parou de dormir e tem de aguentar o inferno por vinte dias, que é o prazo para a entrega da arma. Ela está paranóica, sozinha e sem nenhum apoio, porém acaba encontrando a luz ao fim do túnel em Dian, que a arrasta para uma biblioteca e a entrega uma droga conhecida como meala, muito mais eficiente que o café e que pode mantê-la acordada e consciente.
Enquanto a rivalidade com Dian só aumenta, Aisling se envolve romanticamente com Dother e a relação de ambos é o que a mantém sã por um tempo, junto do meala. Finalizada a sua arma, todos ficam aliviados por não terem sido encontrados pelo assassino e Ais se despede de Quinn, um amigo que ela promete visitar um dia. Liam e Alby ficam em Kildare, pois, de acordo com Balor, eles ainda têm trabalho a fazer.
Como apenas um nobre da mais alta corte pode retirar o nó do obair, que sufocará os criados que tentarem deixar o condado, Ais segue para pedir isso a Dother, mas ele está em viagem e deixa uma Rosa da Glória como presente pela conclusão da arma.
Enquanto aguarda pelo seu retorno, Ais é convocada pelo próprio rei Dagda e se vê envolvida em uma disputa de xadrez com o monarca. Ela não sabe jogar e só ouve as histórias que o rei conta, assim descobrindo que Dagda está esperando pelo retorno da sua primeira rainha, Boann, que foi peregrinar há mais de vinte anos.
É graças a Dagda que Ais descobre o medo de druidas em amar, pois só são capazes de amar uma única pessoa durante a vida. Esta é a razão para a maioria esconder o próprio coração e serem mais frágeis que os próprios humanos.
No dia em que Aisling retornará para casa, há pouco de ir conversar com Dother, ela presencia o resultado do seu trabalho, com Dagda sendo atingido por uma flecha no coração e morrendo logo após passar a coroa para Dub, o filho primogênito.
Sabendo quem são os culpados pelo assassinato, Aisling entra em choque e tenta se refugiar, mas acaba abordada por Dother, que quer obrigá-la a tomar a bênção e torná-la druida. Para a surpresa de ambos, por ter tocado nas armas que causaram a morte de Dagda, Aisling está eternamente amaldiçoada à miséria e impossibilitada de se tornar druida. Isso faz com que Dother a abandone.
Muirenn e Muirne, colegas de quarto de Ais, revelam que Balor está indo até Wexford para trucidar a sua família para vingar um comparsa. É nesse momento que Ais descobre que os bilhetes do Beltane dados por Leanan eram, na verdade, do comparsa morto. A viúva negra de Wexford é justamente a assassina que Aisling tanto temeu.
Ais ainda precisa que um membro da corte a livre do obair, então a sua última opção é Dian, que sempre está isolado entre as passagens secretas. Ali, ameaçando-o com um revólver, Ais se vê sozinha e desesperada demais, tanto que aceita a proposta de Dian antes que ele revele o que deseja em troca. Ais é libertada do que a prende em Kildare, com a condição de que jamais se separe de Dian novamente, pois ele cedeu a própria bênção por ela e deixou de ser um druida, tornando-se um darach, um ser amaldiçoado e visto como escória pior que os humanos.
Sua família está na casa de Leanan Sidhe. As quinze mil monas que Ais arrecadou para a forja do arco deverão ser gastas para levar sua família para Falias, um país vizinho de Danann, pois eles serão mortos por Balor se ficarem. Despedindo-se deles, tendo noção de que trabalhou e confiou nas pessoas erradas, Aisling é obrigada a retornar com Dian para Kildare.
Ao final, Dian ironiza, pois Ais se tornou uma lady graças a ele e conseguiu o conforto que tanto batalhou para ter, mas perdeu a família que tinha e está endividada com um príncipe tão quebrado emocionalmente quanto ela.
Os capítulos serão lançados semanalmente, toda segunda às 18h.
Vejo vocês daqui a pouco s2
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Príncipe do Infortúnio
FantasyLIVRO 2 DA TRILOGIA FORJADORA DO DESASTRE, CONTÉM SPOILERS. Por rancor, ele desejará um coração. Sob o comando de Leanan Sidhe, tornando-se uma sombra do atual rei de Danann, Aisling suporta uma vida de aparências e outra repleta de atrocidades para...