— Sofia, tem dois homens lá na frente querendo falar com você — Yasmin foi chamá-la dentro da cozinha.
Ela estava decorando alguns doces com Gisele na bancada central, deixou seus utensílios e foi para frente da loja. Os dois homens apresentaram-se como fiscais da vigilância sanitária e estavam lá para investigar uma denúncia anônima.
Sofia não teve alternativa e mostrou todo o espaço para eles. Desde as mesas na parte da frente da confeitaria, o balcão de apresentação dos doces, a cozinha, bancadas, geladeiras e, por fim, o depósito e estoques. Eles não comentavam nada, apenas olhavam de um para o ouro e assentiam em alguns momentos.
Ela não estava totalmente surpresa com a visita, porém saber que havia sido uma denúncia era um fato que a incomodava. Fazia meses que eles não apareciam e, justamente poucos dias depois do acidente na tela, eles resolveram fazer uma visita. Era coincidência demais até para Sofia. A chef tinha certeza de que não encontrariam nada inadequado além da tela, porém até então eles não haviam feito nenhum comentário a respeito desse item.
— Onde estão as datas de abertura dessas caixas de leite? — Um dos fiscais questionou após abrir a geladeira.
— Nós anotamos próximo da data de fabricação e validade — Sofia respondeu.
— Não estou encontrando.
— Deixe me ver. — Sofia também não encontrou a anotação e tentou consertar a situação. — Mas elas foram abertas hoje, talvez não tenha dado tempo de anotar ainda. Estamos trabalhando com elas nesse momento.
— Não importa, se está aberto e sem marcação de data, não é possível confirmar se houve a correta armazenagem. Está irregular. Pode jogar fora.
— Sim senhor. — Sofia anuiu. Ela que não iria discutir com eles por causa de algumas caixas de leite.
Eles continuaram sua pesquisa minuciosa por problemas e logo encontraram outro item irregular. Enquanto seu parceiro lidava com as caixas de leite, o outro fiscal já estava há algum tempo no depósito. Ele saiu com duas latas na mão.
— Essas latas de pêssego estão vencidas.
Sofia olhou confusa para ele.
— Nós não usamos pêssego em conserva em nossas receitas. Não sei o que elas estão fazendo no estoque.
— Eu é que não posso te dizer isso — O fiscal rebateu grosseiramente. — Isso vai fora também. Tem mais cinco latas naquele canto, tudo para o lixo.
Sofia fez um sinal com a cabeça para Dona Maria e esta recolheu as últimas latas do estoque.
— Mais alguma coisa, senhores? — Sofia os questionou.
— Não pense que não vimos o rasgo na tela da sua janela.
O agente público foi direto no problema principal, olhando da janela para Sofia com cara de poucos amigos. Seu colega retirou a fita adesiva e com as mãos abriu um rasgo ainda maior.
— Isso aqui é inadmissível. — O fiscal falava e danificava cada vez mais a tela.
— Nós ainda estamos aguardando o material chegar da fábrica. — Gisele respondeu tentando ajudar.
— Isso não interessa, ou vocês arrumam ou teremos que fechar sua cozinha. — O mesmo fiscal rude demonstrou novamente todo o seu tato. De fato, delicadeza não era uma habilidade daquele cargo público. Ou bom senso, pois ele deixou a tela em um estado muito pior do que estava antes.
Pelo menos seu colega que havia encontrado as caixas de leite estava tentando resolver a situação.
— Senhora MacLean, você não pode funcionar assim, é perigoso para a população. Como as outras irregularidades são infrações leves, nós podemos deixar passar. Porém, você terá setenta e duas horas para consertar essa tela ou não poderá voltar a funcionar até que a conserte. Entendido?
— Sim.
Ele entregou uma notificação com todas as inadequações descritas e o seu contato.
— Voltaremos em três dias.
— Tudo bem.
Sofia os acompanhou até a porta e depois voltou para a cozinha. Sua única pergunta foi:
— De onde surgiram aquelas latas de pêssego?
Porém ninguém soube responder. Dona Maria deu de ombros, Yasmin balançou a cabeça e Gisele simplesmente desviou o olhar e o assunto:
— Não acredito em como eles são grosseiros, como se a gente fosse criminoso.
— Deveriam estar na rua prendendo bandido — Dona Maria concordou.
— Gente, os fiscais da vigilância sanitária não tem nenhuma relação com a polícia. Mas isso não importa, pelo menos eles não encontraram tantas irregularidades. E isso que não era para encontrar nenhuma além da tela. Quem abriu as caixas de leite hoje?
— Acho que fui eu, Sofia. — Yasmin deu um passo à frente com a cabeça baixa.
— Yasmin, você não pode esquecer de anotar essas coisas, isso é muito importante.
— Eu sei. É que a mãe pediu para eu abri-las, e depois eu fui atender o balcão e... e, eu não sei o que aconteceu, eu me distrai. Me desculpe.
— Bom, agora já foi, não deixe que aconteça novamente. E vocês duas — Sofia olhou para Gisele e Dona Maria — também podem ajudá-la a lembrar disso ou mesmo fazer a anotação quando abrir um produto. É isso que significa trabalho em equipe.
As funcionárias não ficaram muito felizes com a bronca de Sofia, porém, ela não tinha como deixar isso passar sem falar nada. Irregularidades na vigilância sanitária eram muito sérias para serem consideradas de forma leviana. Aquilo não podia se repetir, era um desperdício de matéria-prima e ainda colocava a Siùcar na mira dos fiscais. Eles iriam voltar para verificar a tela e, sem dúvida, procurar outras infrações. Ela precisava resolver isso rápido, ainda que fosse com outras fabricantes de telas. As setenta e duas horas já estavam contando.
— Enquanto eu resolvo a questão da tela, verifiquem todo o estoque, confiram todas as datas de validades e tirem os produtos que não usamos no cardápio. Yasmin, você olha na geladeira se tudo que está aberto está com a anotação. Na dúvida, melhor jogar fora. Não podemos cometer os mesmos erros e correr o risco de fechar.
— Isso não vai acontecer, vou olhar tudo — Yasmin tentou soar positiva, porém o clima da cozinha já não era mais o mesmo.
E Sofia não se importava. Desde que trabalhassem em equipe e fizessem tudo certo, a confeitaria ficaria aberta e elas manteriam seus empregos. O que mais elas poderiam querer?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Doces & Dramas
RomanceNovos capítulos toda semana! Espero que gostem! Após trabalhar com os melhores chefes europeus, Sofia MacLean voltou para casa para abrir sua própria confeitaria, a Siùcar Doces Finos. Entre o fornecimento de doces para tantos eventos e a loja, tudo...