Se o sábado havia sido conturbado para Sofia, principalmente em razão da participação de Gabriel, o domingo foi seu oposto. O almoço transcorreu melhor do que ela poderia esperar. Embora sua mãe tivesse ultrapassado o limite das insinuações, ele não pareceu incomodado. Ela se certificou de confirmar com Tomás no fim do dia.
Na grande maioria dos finais de semana, ela dividia seu tempo entre a família, o descanso e a confeitaria, porém naquele domingo ela queria o dia para ela. Ela não sabia se era a montanha-russa de emoções que a presença de certo cavalheiro lhe causava, mas ela estava cansada e merecia ficar um dia de bobeira em sua casa.
O domingo foi bastante agitado para a confeitaria Siùcar. Em finais de semana de sol, a praça onde estava localizada ficava cheia de transeuntes. Famílias, casais, solteiros, jovens e idosos, todos aproveitavam para passear e por que não comer um doce naquela portinha tão simpática?
Embora apresentasse um estilo moderno sofisticado, a confeitaria Siùcar Doces Finos havia sido idealizada como local de descontração. As muitas plantas e flores frescas que Sofia fazia questão de trocar toda semana, combinadas à variação do cardápio, tornaram o espaço ideal tanto para reuniões de negócios como almoços familiares.
Quando o relógio cuco que ficava na parede lateral ao caixa bateu duas horas da tarde, Dona Maria girou a plaquinha pendurada na porta para aberto. Ela e a filha Yasmin já haviam feito toda a limpeza do local, como Sofia havia estabelecido, e agora ela ficaria na cozinha com Gisele enquanto Yasmin atendia aos clientes no balcão.
As duas eram pessoas humildes, porém respeitavam Sofia e estavam dispostas a trabalhar. Dona Maria aprendeu a cozinhar com sua avó desde pequena e tinha um conhecimento da culinária que levava anos para ser adquirido. Ela não estava acostumada a lidar com receitas, fazia tudo no olho e no bom senso e, de um modo ou de outro, seus bolos sempre davam certo. No entanto, Sofia aprendeu desde a primeira aula de confeitaria que a proporção era essencial para o sucesso e cobrava medidas exatas de toda a sua equipe. Logo, Dona Maria acostumou-se com o método de trabalho da loja e aprendeu as receitas que a chef elaborou. Por outro lado, Yasmin ainda estava aprendendo a cozinhar, tanto com sua mãe quanto com Sofia. Ela era fascinada por gastronomia, mas lhe carecia conhecimento e técnica, o que a deixava com tarefas menos estimulantes. Limpeza, processos básicos, organização de agenda e atendimento ao cliente eram as funções dela na Siùcar. E ela gostava. Ia trabalhar todo dia feliz por estar um pouquinho mais perto do mundo que ela gostaria de fazer parte. Sua animação era um fator que a destacava no balcão.
— Olá.
Um senhor de idade havia se aproximado com um menino de quatro, talvez cinco anos.
— Boa tarde, senhor. Já conhece nosso cardápio? — Yasmin respondeu como Sofia havia lhe ensinado.
Ela era uma jovem simples, no jeito de se vestir, agir e falar. No entanto, ela tinha vontade de aprender e Sofia reconheceu o potencial. Com o treinamento certo, Yasmin havia se tornado encantadora com os clientes. Seu longo e moreno cabelo estava trançado na lateral e sua camiseta preta escondia-se por trás do avental bordô, compondo o uniforme da confeitaria.
— Não, é a primeira vez.
— Deixe me apresentar então. Aqui nesta primeira prateleira, temos alguns doces tradicionais em tamanhos individuais e, na parte de baixo, bolos com os mesmos sabores em tamanhos maiores.
Yasmin deu dois passos para o lado enquanto o senhor assentia.
— Aqui temos as criações especiais da nossa chef, com ingredientes inovadores e utilizados de forma inusitada, são nossos campeões de venda. E, por fim, na prateleira de baixo, ao alcance da visão dos pequenos, temos os doces infantis, seguindo a linha do que eles mais gostam e o doce surpresa.
— O que é o doce surpresa?
— O doce surpresa tem uma cobertura de caramelo, polvilhado com açúcar e canela, porém o recheio é surpresa. Pode ser brigadeiro, creme de baunilha, algo gostoso, assim como ganache de pimenta malagueta ou couve-de-bruxelas. Nem nós sabemos qual o recheio que pode ser encontrado, não tem identificação.
— O que você acha rapazinho? — O senhor perguntou ao menino, provavelmente seu neto. — Vamos tentar a sorte?
— Sim! Sim! Mas se vier legumes dentro, eu não vou comer. Mamãe já me faz comer bastante em casa.
Yasmin e o avô riram do menino que cruzava os braços resoluto. Ninguém faria ele comer salada no final de semana.
— Vai ser para viagem ou para comer aqui?
— Aqui, por favor — O senhor respondeu.
— Fiquem à vontade para se sentar, já levarei na mesa.
O senhor assentiu e se afastou com o menino.
Da janela da cozinha, Gisele observava o atendimento de Yasmin e o movimento da loja com certo desprezo. Estava cansada daquela rotina e sabia que queria uma mudança em sua vida. Só não sabia o que ou por onde começar.
— Um pouco distraída, Gisele? — Dona Maria chamou sua atenção.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Doces & Dramas
RomanceNovos capítulos toda semana! Espero que gostem! Após trabalhar com os melhores chefes europeus, Sofia MacLean voltou para casa para abrir sua própria confeitaria, a Siùcar Doces Finos. Entre o fornecimento de doces para tantos eventos e a loja, tudo...