Capítulo 23

11 1 1
                                    

 A senhora morena lidava com uma massa folhada enquanto a outra funcionária olhava mais para a loja do que para os doces que estava decorando. Dona Maria era baixa, tinha formas generosas, um olhar amigável e braços fortes para mexer grandes tigelas de recheio. Ela era uma excelente cozinheira e Sofia estava grata de tê-la encontrado para compor seu time.

— Não preciso de muita atenção para fazer algo que repito quase todos os dias. — Gisele retrucou.

Esta, por outro lado, era o oposto de Dona Maria. Alta, esguia e loura, Gisele usava tanto a sua aparência como seu talento na cozinha para conseguir o que queria. Ao invés de olhos amigáveis, seu semblante estava quase sempre tomado pela determinação. Em muitos momentos, ela demostrava uma ferocidade que contrastava com suas formas delicadas. Seu objetivo estava em ter sua própria confeitaria, como Sofia.

— Ainda sim é preciso cuidar das quantidades. Sofia não gosta de desperdiçar material. — Dona Maria alertou.

— Sofia não está aqui para ver se algo der errado. — E disse mais baixo para si mesma — Ela nunca está.

— Mas você sabe que ela controla tudo.

Gisele pensou que a ausência de Sofia não a permitia controlar tudo. Embora ela fizesse um controle rigoroso da matéria-prima, quantidade de estoque e, principalmente, provava todas as receitas que ela ou Dona Maria preparavam antes de servir aos clientes e eventos, não era humanamente possível que ela controlasse tudo. Gisele não conseguiria e se achava tão boa e talentosa quanto a chefe. Cansada da precisão de enfeitar os doces, resolveu fazer uma pausa no balcão. Yasmin já havia servido mais quatro clientes após o drama do velho e do menino, poderia muito bem lavar algumas coisas lá no fundo.

— Yasmin, pode deixar que eu assumo aqui. Tem algumas bacias e espátulas para você cuidar.

— Sim, Gisele.

Ela não tinha outra opção senão obedecer a Gisele, a qual ficava no comando quando Sofia não estava.

Yasmin não era tão ruim para uma mocinha jovem e esquálida. Contratada por causa da sua mãe, como se fosse um combo, Gisele pensou. Pelo menos ela não era tímida e desobediente. Ela sabia lidar com os clientes e seguir ordens, as quais eram enormes qualidades para uma juventude mais interessada em aparecer na internet a trabalhar. Contudo, seu maior defeito era ser desastrada. Estava sempre derrubando coisas, batendo utensílios na pia e fazendo ruídos irritantes, o que só deixava a pequena paciência de Gisele ainda menor. Ossos do ofício, todo mundo tinha seus problemas com colegas de trabalho.

Para Gisele isso era um pouco pior. Vinda de uma família desajustada, sem pai e com uma mãe cheia de vícios, sem emprego e com uma variedade de homens e crianças que derivavam deles. Ela não era a filha mais velha e, com certeza não era a mais nova. Todos que alcançavam a sua independência, não voltavam ou olhavam para trás. E nesse ambiente, Gisele aprendeu cedo que deveria cuidar apenas de si mesma e se esforçar bastante para ter a vida que para alguns já era tão fácil.

Tudo isso moldou sua personalidade e tornou difícil para ela interagir com os colegas de escola, cursos técnicos ou das cozinhas em que trabalhou. Pelo menos, tanto esforço teve resultado e Gisele conseguiu de fato aprender com muitos chefes em empregos disputados por concorrentes com muito mais títulos e experiência do que ela. Ela era boa no que fazia desde que fizesse sozinha. E na cozinha da Sofia claramente não seria diferente. Yasmin tinha o amor de sua mãe, que com certeza faria de tudo para protegê-la, mas Gisele tinha ambição. E em uma carreira, era a ambição que levava a pessoa a conquistar seus objetivos, não o amor.

Nem mesmo seus namorados ficavam muito tempo por perto. Seu último namoro durou poucos meses, o que só reforçou suas crenças. Não depender de ninguém e sempre seguir em frente. Com isso, ela foi em direção à frente da loja.

— Gisele — Dona Maria a chamou antes de sair da cozinha — Você ainda precisa fazer mais algumas fôrmas de pão-de-ló antes que Sofia volte para provar os recheios.

— Yasmin pode cuidar disso, já está na hora de ela aplicar algo do que aprendeu aqui.

— Não são as ordens de Sofia. — Dona Maria rebateu.

Yasmin apenas olhava de uma para outra aguardando a ordem que deveria seguir. Por fim, Gisele resignou-se e voltou para a cozinha.

— Isso não irá demorar, você irá cuidar do tempo de forno.

Yasmin assentiu para Gisele e voltou para o balcão.

E ela estava certa. Poucos minutos depois, Yasmin a chamou para atender um cliente. Que belo espécime masculino havia entrado na loja.

Doces & DramasOnde histórias criam vida. Descubra agora