“Os adultos apaixonam-se ao acaso, ainda que façam um esforço para escolher muito ou com muita inteligência. Já aprendi. O amor é um sentimento que não obedece nem se garante. Precisa de sorte e, depois, de empenho. Precisa de respeito. Respeito é saber deixar que todos tenham vez. Ninguém pode ser esquecido. (...) A minha mãe diz que só crescemos quando reconhecemos os nossos erros. Enquanto não o fizermos seremos menores. Crescer é diferente de aumentar de tamanho ou ganhar idade. A minha mãe diz que grandes são os que se corrigem.”
- Oi... – Jacqueline foi cortada de sua leitura com a voz suave de Katherine ao seu lado.
- Oi, querida. – Retirou os óculos de leitura e sorriu docemente, dando-lhe um beijo delicado nos lábios.
- O que está lendo? – perguntou a mais nova, deitando-se em seu ombro e observando a página do livro aberto.
- O paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe. Ganhei de Camille antes que ela fosse para o intercâmbio, me disse que eu deveria ler quando estivesse com o coração tranquilo e que minhas respostas estariam aqui. – A mulher disse e encarou a jovem.
- Ah, é? E sobre o que fala?
- Acho que ainda não sei bem. É tão simples e parece ter sido escrito pelo olhar de uma criança, isso torna as palavras mais sensíveis, pois essa criança fala de amor, um amor que os adultos já não veem. – Fez uma pausa, virando algumas páginas, colocou os óculos outra vez e pôs-se a ler em voz alta:
- Os casais formam-se para serem o paraíso. Ou assim devia ser. Há casais que vivem no inferno, mas isso está errado. Pertencer a um casal tem de ser uma coisa boa. Eu, quando for adulta e encontrar quem vou amar, quero ser feliz. Não vou sequer ter paciência para quem me impedir. Precisamos fugir de toda a maldade antes que deixemos de saber fugir. A maldade deve ser eliminada logo na primeira situação. A minha tia viveu com meu antigo tio até ao dia em que ele lhe bateu. Depois, fez a mala e foi procurar apaixonar-se outra vez. (...) O amor precisa de ser uma solução, não um problema. Toda gente me diz: o amor é um problema. Tudo bem. Posso dizer de outro modo: o amor é um problema, mas a pessoa amada precisa ser uma solução. – Jacqueline parou a leitura por um soluço que lhe escapou da garganta, o choro ameaçava cair.
- Eu acho que a Camille sabia exatamente o que você estava passando, Jacqueline. E sabe que você merece alguém que seja a solução desse seu problema. Você precisava fugir da maldade... Antes que não pudesse mais fugir. E você conseguiu. – Katherine sorriu e acariciou suas bochechas, encontrando uma lágrima que caiu sem aviso.
- Como o paraíso são os outros se Giorgio foi meu inferno? – suspirou e desviou das mãos da escritora.
- Essa frase me lembra de outra que diz o contrário: o inferno são os outros, de Sartre. Sabe, Jacqueline, temos tantas formas de ver o mundo e as pessoas estão nele justamente para nos dar facetas desse mesmo mundo. Não acredito que o paraíso sejam os outros, como não acredito que sejam o inferno. Acredito que ao longo da vida temos pequenos paraísos e pequenos infernos que vêm atrelados a diferentes pessoas e nós damos a elas a inquestionável obrigação de carregar esse fardo. Giorgio é seu inferno, mas é o paraíso de sua filha ou de alguém. Talvez você seja o inferno dele, mas certamente não seria o meu.
Não deixe que a vida se encaixe em uma frase quando se tem um universo de outras histórias te esperando para serem lidas... e vividas.A lágrima e o soluço foram substituídos por um sorriso doce que nascia no canto dos lábios da editora, junto a olhos marejados e brilhosos que traduziam não mais um sentimento de tristeza, mas de paixão.
- Você é meu paraíso, Katherine. Você está há dois dias aqui comigo e eu nunca senti tanta paz e tanto cuidado, nem mesmo em meus primeiros anos de casamento. É estranho acordar e não ouvir barulhos pela casa porque você é delicada e silenciosa como um gato persa. É estranho acordar e receber um beijo nos lábios e não reclamações e questionamentos. É estranho... ser amada outra vez.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Por trás de seus olhos
FanficJacqueline Carlyle é editora chefe da Revista Scarlet, uma grande influência no mundo jornalístico. Uma mulher que inspira coragem e luta por aquilo que acredita, sem medo de correr riscos. Mas os dias da editora estariam prestes a mudar após a cont...