Capítulo 13

10 2 1
                                    

Em Adrianópolis:

Sultão Hakan recebe a notícia, durante um de seus concílios, de que novos emissários do Imperador Bizantino Ottaviano estão aguardando com uma mensagem, mas decide os dispensar sem os ouvir, segue com as questões a serem tratadas com a sua corte e encerra a conferência, então busca aconselhamento com o Efendi In'Arabi, que sempre tem um bom direcionamento para lhe dar, citando as sábias palavras do profeta, além disso fazem as preces matinais lado a lado, só então segue com seus afazeres.

Encontra com Valide Sultana Aysun na mesa do banquete, mas ela deseja falar privadamente a respeito de seu enlace, a convida para sua alcova.

— Meu Sultão, que sua vida seja longa e próspera. – ela diz.

— Mãe Aysun?

— Meu filho, escolhi as melhores mulheres do harém para que escolha dentre elas a sua Sultana, posso enviá-las essa noite? – ela questiona.

— Sim, prepare uma celebração na sala do trono e as apresente uma a uma. – Hakan diz.

Se despedem e Hakan segue para cumprir seu dever na sala do trono.

Valide Sultana Aysun caminha apressada para o harém, com a ajuda de Adem, chamam e preparam todas as candidatas a Sultana com zelo e empenho para que estejam prontas e lindas ao anoitecer, são elas: Asli, Berna, Emine, Esen, Irman, Melek, Pembe, Su, Yonca, Yagmur, Umut, Pinar, Nuray, Muge, Hande, Ece, Feray, Dilan, Damla, Ceren, Lale, Naz, Seda, Yesim, Nida, Hulay, Eda, Burcu, Arzu.

Há uma ansiedade instalada por todo o harém, aias e servas correm por todos os lados, joias, tecidos e óleos estão espalhados por toda parte, mas aos poucos tudo vai se ajeitando com a coordenação de Adem e supervisão da Valide Sultana Aysun, todas sabem que esse será um grande momento, afinal finalmente o Sultão escolherá sua primeira esposa, em seguida será escolhido o alto escalão que são as Kadins ou esposas, Ikbal, as afortunadas e as Gozde, as favoritas.

Anoitece e os servos começam a preparar a sala do trono para a celebração, Hakan dispensa seus homens de confiança, afinal esta noite deve estar sozinho para a escolha de sua futura consorte, apenas os soldados devem fazer a guarda e terá a companhia de Adem e Valide Sultana Aysun, responsável pelo harém e toda a decisão que envolve a administração do palácio, com tudo pronto e a permissão do Sultão, manda vir uma a uma das mulheres e começa um desfile das belas mulheres diante de Vossa Majestade.

Sultão Hakan vai permitindo que elas sigam seu caminho e passem por seu trono até que os belos olhos de uma delas chama a sua atenção, com um breve gesto interrompe o movimento.

— Dir-me-á seu nome? – Sultão pergunta.

— Ece, meu Sultão. – ela responde e faz uma reverência ainda de longe.

Hakan lhe oferece a mão direita e ela se aproxima para beijar a mão e aproximá-la do rosto.

— Que sua vida e legado sejam eternos, Majestade. – Ece diz e ele sorri.

— Amém. – todos dizem.

— Essa é a minha escolhida, mãe Aysun, Ece Hatun será minha Sultana, providencie o enlace para breve. – Hakan diz e Ece sorri e faz uma reverência ao Sultão, deixando visivelmente as demais tristes.

— Vamos, voltem ao harém depressa, temos um enlace para preparar. Boa escolha, meu filho. – Valide Sultana Aysun diz e sorri.

Hakan chama seus homens de confiança à sala do trono e todos desfrutam da celebração, o Sultão aproveita para comunicar seu enlace que sucederá em breve, deixando todos satisfeitos.

Passam dois dias, Hakan está em sua alcova, logo ao amanhecer, ainda saindo da tina, com seu eunuco de confiança a preparar suas vestes, quando recebe a notícia de que novos emissários do Imperador Bizantino estão à caminho do forte, se apressa para o banquete e ordena que o aguardem na sala do trono, para onde segue apressado logo em seguida, com toda a sua corte.

Curioso, ouve atentamente a mensagem e recebe todos os presentes que são entregues pelos emissários com a solicitação do Imperador Ottaviano que os Otomanos não se lancem em uma guerra contra Constantinopla.

A resposta do Sultão é apenas um largo sorriso, seu desejo é tomar a maçã vermelha para si! Jamais desistirá.

— Podem se retirar! – o Sultão diz aos emissários.

— Ma-Mas o que diremos ao nosso Imperador? – um deles arrisca a dizer.

Hakan apenas faz um sinal com a mão direita e sua guarda os retira rapidamente os expulsando do forte e de Adrianópolis.

Valide Sultana Aysun está apressada com os preparativos para o enlace do Sultão com Ece Hatun, Adem auxilia em todos os detalhes, bem como as servas, aias e escravas, o vestido da noiva está pronto e belíssimo, assim como o véu, as joias e também as vestes do noivo, palácio decorado diligentemente, agora só resta esperar os convidados e testemunhas.

Ece Hatun está no harém com as mulheres ao seu redor, é vestida com suas vestes vermelhas, seus cabelos são penteados e presos em uma firme trança e o véu é colocado sobre seus cabelos com os adornos sobre ele, pendendo sobre sua testa e lateral da cabeça com o colorido especial, a henna é preparada por Valide Sultana Aysun.

Vejam a noiva, ela tem a henna na mão, não diga nada para ela, ou ela voltará para a casa dela, tem henna na porta dela, ela é um anjo por dentro, ó noiva, que Alá abençoe sua henna, que toda a sua vida seja doce, vejam a noiva, olhem para ela, ela tem henna na mão... – as mulheres cantam enquanto balançam o véu de Ece Hatun.

— Estenda sua mão, querida, você vai receber agora a sua henna. – Sultana Aysun diz e ela estende ambas suas mãos.

Valide Sultana Aysun põe uma porção de henna em cada uma das mãos de Ece e coloca uma moeda de ouro sobre a mistura, envolvendo com um tecido vermelho em seguida.

— Essa henna aplicamos em nossos guerreiros e mulheres para que se sacrifiquem por Alá e dediquem suas vidas uns aos outros. Em nome de Alá, a henna é preparada com amor, respeito, paixão e lealdade, é aplicada na palma das mãos, mas o significado é gravado em nossos corações. – Aysun diz.

— Que Alá a proteja do mau-olhado, palavras amargas, dificuldades e calamidades, que tenha muitos herdeiros e que sua linhagem se perpetue – Valide Sultana Aysun diz e coloca um anel em seu dedo e se aproxima de suas orelhas para pôr grandes brincos — Que você nunca ouça palavras más e nunca sinta pesar.

— Que você nunca sinta dor, que sua língua sinta gostos doces. – Adem diz e põe um colar.

 – Adem diz e põe um colar

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
FetihOnde histórias criam vida. Descubra agora