E a conversa continua sobre a morte de uma forma que não parece natural, ironicamente.
S: "Sem nexo, mas com sentido", é bem engraçado.
L: Mas é. Eu acredito totalmente que, se somos natureza, não iremos sair dela. A morte é mais uma válvula de escape de ser o que está nesse mundo.
C: Perdão, mas já ouvi falar que se soubéssemos o que aconteceria depois da morte, a gente não teria medo.
S: Verdade. Dependendo do caso, as pessoas morreriam mais.
C: Não está pegando meio mal falar de morte logo hoje?
L: Qual o medo de falar sobre morte? Acha que vai acontecer com você?
C: Sai dessa, jogando praga...
L: Estou brincando, relaxe que é só um tabu. É um assunto como qualquer outro, e sim, as pessoas morreriam mais, independentemente do que teria depois.
S: Isso me lembra aquela conversa sobre a alma. Ela está tanto na vida quanto na morte, certo?
L: Na morte, logicamente falando, não. Ela sai do corpo e procura outro para se ocupar. Como já falamos disso, tem tudo a ver com a morte.
C: Mas essa troca de corpos da alma parece que se mantém o que ela conhece, não?
S: Já falamos disso, Carlo. Sim, você tem razão, a alma é o que tem conhecimento de tudo.
C: Perdão se eu faltei no dia...!
L: Gente, mas a alma trocando de corpo não depende da morte. Se fossemos imortais, a alma se libertaria nunca, logo não conseguiria acumular conhecimento de outros corpos, seria limitada. E a alma é rica de identidades.
C: Então alma não teria identidade, pois teria várias para dar conta. Porém, a gente em corpo aqui, temos uma identidade.
S: Mas o que seria identidade?
C: É o que faz você ser você, que nem o RG. Tem características e informações que só cabe a você e mais ninguém. É o que lhe faz um indivíduo.
L: Com essa analogia faz sentido, mas não dizem que somos todos iguais?
C: Como ser humano, mas você, por exemplo, o que te faz Liandra é esse nome que seus pais lhe deram, esse cabelo, esse casaco, essa bolsa, essa estrutura facial, tudo.
S: Se ela fizer uma plástica facial ou qualquer parte do corpo? Se ela pintar o cabelo? Mudar a bolsa ou perder algum membro? Ainda será Liandra?
L: Claro, né?
C: Mas isso que falei é o básico da identidade.
S: Então não é isso que faz Liandra ser Liandra, pois isso aí todo mundo tem. Será que a identidade está na alma?
C: Sei lá, pensei até nas ações dela, mas também não daria certo.
L: Se está na alma, pode até fazer algum sentido, mas a alma é rica de identidades, então não tem como atribuir tudo a um só corpo.
S: Então a alma colocaria uma identidade na gente? É tipo: eu sou o que sou agora, pois minha alma aderiu outra identidade de outra pessoa e atribuiu a mim nesse corpo. Então eu não tenho identidade própria...?!
C: Então não é a alma... ou pelo menos não é essa explicação.
L: Gente, se identidade é o que faz eu ser eu, como que isso funciona se estou mudando a todo momento? A identidade das pessoas muda com o tempo, então ninguém tem identidade fixa.
C: Verdade, a alma vai trocando a identidade de cada um por outras?
L: Esquece a alma, ela não está nos facilitando...
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Linguagem de Liandra
किशोर उपन्यासCarlo e Soren são amigos, o qual Carlo tem ideias bizarras quando convém e Soren é só o cúmplice de tudo isso. Ao quererem fazer idiotices iniciais na biblioteca, se surpreendem ao verem Liandra, uma garota que eles nunca viram e que não se interess...