Como esperado, Carlo ainda não saiu do banheiro, porém, como Emily não aguentava mais esperar depois de um bom tempo de silêncio, a conversa fluiu.
L: Perdão, mas não sou de falar mal dos outros. Tenho nada contra Serene, mas esse jeito dela não me agrada.
E: Diz logo que é porque ela é "certinha" demais!
L: Também não é assim. Aff, ela disse que não tenho amor-próprio. Como pôde?
S: Ah, Liandra, não é melhor deixar isso quieto?
L: Espera... como que ela sabe que não tenho amor-próprio?
E: Então, você não tem?
L: Não sei, mas como sei que eu tenho?
S: Acho que pelos sentidos, mostrando coisas que lhe fazem bem à si e ao outro.
L: Mas não seria amor-próprio se eu demonstrasse ao outro. Agora estou confusa. Como busco o amor-próprio, se me for possível?
E: Acho que depende da maneira de como você enxerga o mundo ao seu favor. É ver o lado bom das coisas e ter um sentimento saudável.
S: Então o amor-próprio seria autoestima?
L: Se for, então isso não é amor-próprio.
E: Não! Amor-próprio não seria autoestima, e sim a base para desenvolver a autoestima. Não tem como ter autoestima elevada sem se amar antes.
L: Ter uma alta autoestima parece ser bem difícil para nós, não?
E: Parece que varia pelo estilo de vida.
S: Se eu estiver vivendo mal, eu não vou conseguir me amar? Não acho que tenha alguma relação uma coisa com a outra.
L: Mas é inegável a participação do modo de viver sobre o amor-próprio. Desse modo, se você viver uma vida relativamente triste ou achando que não tem nenhum propósito, você estará condenado a não ter amor, pois esses pensamentos não retratam a propagação do amor.
E: Amor no geral?
L: Sim. Alguém que reclama de tudo, ou que se deprecia tanto, ou que trata mal as pessoas, não tem como amar a si próprio.
S: Então é por isso que, dizem que para amar o próximo, precisa amar a si mesmo?
L: Não sei se é isso, mas faz sentido.
E: Calma lá... a doidinha lá disse que Liandra não tem amor-próprio, então não tem como ela amar o próximo. Você ama alguém, Liandra?
L: Como?
E: Ama alguém no geral? Qualquer pessoa.
L: Bom... na verdade——
S: Os pais contam?
E: Lógico. É isso que quero dizer. Se ela não se amar, nem os pais será capaz de amar. Isso é muito profundo. Se eu pudesse aproveitar mais...
S: Do que está falando?
E: Sobre meus pais, são divorciados. Meu pai está em outro país por trabalho e minha mãe me deixou independente logo cedo.
L: Ela não mora com você? Mas, você é de menor, não?
E: É... não sei como ela fez isso, mas fez. Enfim, por lógica, é bem isso essa questão do amor-próprio. Porém, acho que ela está mais conectado com a felicidade do que a autoestima.
S: Autoestima é mais a valorização de si, né?
E: Pois é, e a felicidade é o se sentir bem, leve, livre, de bem com todas as coisas. Me parece que o amor tem mais a ver com isso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Linguagem de Liandra
Novela JuvenilCarlo e Soren são amigos, o qual Carlo tem ideias bizarras quando convém e Soren é só o cúmplice de tudo isso. Ao quererem fazer idiotices iniciais na biblioteca, se surpreendem ao verem Liandra, uma garota que eles nunca viram e que não se interess...