Riv estava pescando no rio numa bela manhã de primavera, pensando no verão. A escola terminaria em breve e então o que as crianças fariam? Eles ficariam entediados de brincar pela cidade durante todo o verão? Ela deveria organizar algumas atividades? Ou será que era a sua velha mentalidade citadina, presumindo que a diversão não acontecia para as crianças a menos que fosse gerida por adultos? Aqui em Stardew Valley, não havia pessoas assustadoras (depois que aprenderam a parar de ser intimidados por Sebastian) e nenhum carro para serem atropelados. Então, por que não simplesmente deixá-los correr soltos?
Uma voz se aproximou e ela escutou com metade do ouvido para saber quem era. A voz se transformou na de Leah e Riv prestou mais atenção. Claro, não era da conta dela, mas a voz de Leah era baixa e doce como mel, e ela só queria ouvir.
“Eu nunca disse que voltaria em um ano”, Leah dizia ao telefone. Ela estava apenas andando de um lado para outro no caminho, enquanto a conversa continuava. "Não. Não, nunca fiz. Você...” Ela parou novamente, quando a pessoa a interrompeu. Um braço envolveu firmemente seu corpo enquanto o outro segurava o telefone. Riv tentou chamar sua atenção, perguntar se ela deveria ir embora ou ficar por perto, mas os olhos de Leah estavam fixos no chão.
“Eu terminei com você, Kel. Você de alguma forma achou que eu não entrei em contato com você por um ano e foi uma pausa? Não estou perguntando se foi uma pausa para você, Kel.
“Não quero voltar para a cidade. Não sei o que farei quando meu contrato terminar. Eu-eu ainda tenho um mês e meio, não é como se eu estivesse tão atrasado. . .”
Lágrimas escorriam pelo rosto de Leah enquanto ela andava de um lado para o outro, com pequenos passos rápidos. "Eu tenho que ir. Eu não preciso ter essa conversa. Não, realmente não. Ela apertou o botão com força e enfiou o telefone de volta no bolso. Finalmente ela avistou Riv. Seus olhos azuis se arregalaram e ela esfregou as bochechas. "Então você ouviu isso."
“Desculpe”, disse Riv. “Eu estava pescando aqui e não sabia se deveria...”
"Tudo bem." Leah sentou-se na margem ao lado de Riv, balançando os pés. “Só meu ex. Acho que ele pensou que assim que meu contrato terminasse eu voltaria correndo para ele. Como se isso fosse algo que eu tivesse que tirar do meu sistema para poder voltar com ele. Mas quanto mais tempo estou aqui, menos quero essa vida. Eu não sinto falta dele.”
“Mal consigo imaginar você em outro lugar que não seja aqui”, disse Riv. “Estar perto da natureza faz você ganhar vida.”
"Sim. Eu estava murchando e morrendo na cidade. Kel achou que eu ficaria feliz se comprássemos uma casa no subúrbio. Se eu tivesse, tipo, um canteiro de flores. Natureza para fins medicinais, para me manter vivo o suficiente para trabalhar.”
Riv não sabia o que dizer sobre isso. Ela gostava de estar na fazenda, mas nunca sentiu que precisava tanto. "Qual era seu trabalho?"
"Design gráfico. Uma das poucas coisas que você pode fazer com um diploma em artes que realmente dá dinheiro. Eu não odeio isso. Mas isso consumiu todo o meu tempo e então não tive nenhum para minha própria arte. Ou, pelo menos, toda a minha energia. Depois de oito horas fazendo isso, eu só queria assistir TV. Eu não sentia que ainda tinha vida para fazer arte.”
“Você certamente dedica muito tempo e energia à sua arte”, concordou Riv. “Não consigo imaginar encaixar isso em qualquer outra coisa.”
Lia assentiu. “Mas isso me preocupa. Eu pretendia dedicar um ano à arte, sem me preocupar com dinheiro, e o fiz. Mas e agora? Eu tenho que ganhar dinheiro em algum momento. E se eu conseguir um emprego volto para onde estava, mesmo que fique aqui. Porque se eu ficar preso na frente da tela do computador, não consigo fazer arte, e se não consigo fazer arte, é como... . .”
“Como um pássaro que não pode voar”, sugeriu Riv.
"Sim. Ou como se eu estivesse sufocando, encolhendo. Como se eu pudesse ser algo alegre, maravilhoso e criativo e, em vez disso, estivesse lentamente me achatando. Foi assim que me senti na cidade, com Kel. Mas acho que mesmo aqui eu faria isso.”
“Bem”, disse Riv, “e aquela exposição de arte, então?”
Lia suspirou. "Não sei. Eu queria, fiz algumas coisas para isso. Mas não sou bom em planejar nada. Não sei se Lewis concordaria com isso. Não sei como promovê-lo.”
“Deixe tudo isso comigo”, disse Riv. “Se você quiser, podemos fazer uma partida dupla. Você faz arte, eu vendo produtos e poderíamos doar parte dos lucros para o fundo da minha escola. Talvez peça para a vovó Evelyn fazer alguns biscoitos também.
“Você está indo em frente com sua ideia de escola?”
"Estou tentando. Lewis disse que não podemos, porque o dinheiro não está lá. Acho que se eu levantar uma quantia grande o suficiente de dinheiro, ele não terá desculpa para dizer não.” Lewis também disse que não havia construção. Mas, se Riv entendeu bem os junimos, eles queriam consertar todo o centro comunitário para ela e só queriam mais alguns itens. Esse seria um local perfeito para sediar uma escola.
Lia pensou sobre isso. “Se for uma arrecadação de fundos, isso ajuda, por incrível que pareça. Porque então não somos só eu e meu ego.”
“Ah, pretendo que isso também aumente o seu ego”, disse Riv. “Ele poderia usá-lo. Mas poderíamos torná-lo um evento positivo para toda a cidade também.”
Leah estendeu a mão, timidamente, e pegou a mão dela. Riv prendeu a respiração por um segundo, como se estivesse tentando convencer um coelho a comer em sua mão. Mas a mão de Leah permaneceu onde estava e Riv apertou de volta com firmeza, deixando a vara de pescar ignorada na mão esquerda. Um peixe veio, mordeu e acabou roubando a isca e fugindo, mas isso não importava. Leah estava apoiando a cabeça no ombro de Riv e, naquele momento, era difícil se preocupar com qualquer outra coisa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
When You Have to Go There, They Have to Take You In
FanficPor: Moreta1848 Do site Archive of Our Own beta Leah, recém-saída do rompimento com Kel, muda-se para Stardew Valley para fazer arte. Riv, recém-divorciada e com dois filhos, tenta ganhar a vida trabalhando na agricultura. Nenhuma delas está pronta...